| dc.creator | Soares, Yasmin | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-29T00:55:10Z | |
| dc.date.available | 2025-11-28 | |
| dc.date.available | 2025-11-29T00:55:10Z | |
| dc.date.issued | 2025-11-11 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3040 | |
| dc.description.abstract | The Basic Education Development Index (IDEB) was officially created in 2007 (Brazil, 2007)
as an essential tool to assess and promote the quality of education in Brazilian schools. Thus,
this study analyzes the trajectory of this index in the state of Rio Grande do Norte between
2007 and 2023, with an emphasis on the early years of elementary education. The research,
with a quantitative and explanatory approach, aimed to: investigate the evolution of
educational indicators in the state, identify factors that influence these results, and verify the
existence of correlations between school infrastructure and IDEB performance. For this
purpose, data on IDEB results by municipality in Rio Grande do Norte were collected and
processed through computational algorithms developed in the Python programming language.
Statistical analyses included measures of central tendency, standard deviation, boxplots, and
Spearman’s correlation. The results reveal a general upward trend in Rio Grande do Norte’s
IDEB throughout the analyzed period. Regional disparities were also observed, with
municipalities such as Acari and Cruzeta achieving exceptional performances, while other
locations remained below average. A positive correlation was confirmed between the quality
of school infrastructure and IDEB, especially regarding elements such as accessibility,
libraries, laboratories, and specialized educational service rooms. The findings reinforce the
importance of public policies aimed at educational equity and the need for strategic
investments to promote structural and pedagogical improvements in schools across Rio
Grande do Norte. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | IDEB | pt_BR |
| dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
| dc.subject | Infraestrutura Escolar | pt_BR |
| dc.title | A trajetória do IDEB no Rio Grande do Norte: uma análise do desenvolvimento da educação no estado de 2007 a 2023 | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3884959474081082 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Kaline | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5706123448258771 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Nascimento, Kaline | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5706123448258771 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Cunha, Enai | |
| dc.contributor.referee3 | Dantas Neto, João | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ceará-Mirim | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.description.resumo | O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado oficialmente em 2007
(Brasil, 2007) como uma ferramenta essencial para avaliar e promover a qualidade da
educação nas escolas brasileiras. Dessa forma, este trabalho analisa a trajetória desse índice
no estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 2007 e 2023, com ênfase nos anos iniciais
do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem quantitativa e explicativa, teve como
objetivos: investigar a evolução dos indicadores educacionais no estado, identificar fatores
que influenciam esses resultados e verificar a existência de correlações entre a infraestrutura
escolar e o desempenho no IDEB. Para tanto, foram coletados dados sobre os resultados do
IDEB por município no RN, processados por meio de algoritmos computacionais
desenvolvidos em linguagem Python. As análises estatísticas incluíram medidas de tendência
central, desvio padrão, boxplots e correlação de Spearman. Os resultados revelam uma
tendência geral de crescimento no IDEB potiguar ao longo do período analisado. Destacam-se
ainda disparidades regionais, com municípios como Acari e Cruzeta alcançando desempenhos
excepcionais, enquanto outras localidades permanecem com resultados abaixo da média. Foi
comprovada a existência de correlação positiva entre a qualidade da infraestrutura escolar e o
IDEB, especialmente em relação a elementos como acessibilidade, bibliotecas, laboratórios e
salas de atendimento educacional especializado. Os achados reforçam a importância de
políticas públicas voltadas para a equidade educacional e a necessidade de investimentos
estratégicos que promovam melhorias estruturais e pedagógicas nas escolas potiguares. | pt_BR |
| dc.relation.references | SOARES, Yasmin Gabrielle Barbosa. A trajetória do IDEB no Rio Grande do Norte: uma análise do desenvolvimento da educação no estado de 2007 a 2023. 2025. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025. | pt_BR |