Mostrar registro simples

dc.creatorSoares, Yasmin
dc.date.accessioned2025-11-29T00:55:10Z
dc.date.available2025-11-28
dc.date.available2025-11-29T00:55:10Z
dc.date.issued2025-11-11
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3040
dc.description.abstractThe Basic Education Development Index (IDEB) was officially created in 2007 (Brazil, 2007) as an essential tool to assess and promote the quality of education in Brazilian schools. Thus, this study analyzes the trajectory of this index in the state of Rio Grande do Norte between 2007 and 2023, with an emphasis on the early years of elementary education. The research, with a quantitative and explanatory approach, aimed to: investigate the evolution of educational indicators in the state, identify factors that influence these results, and verify the existence of correlations between school infrastructure and IDEB performance. For this purpose, data on IDEB results by municipality in Rio Grande do Norte were collected and processed through computational algorithms developed in the Python programming language. Statistical analyses included measures of central tendency, standard deviation, boxplots, and Spearman’s correlation. The results reveal a general upward trend in Rio Grande do Norte’s IDEB throughout the analyzed period. Regional disparities were also observed, with municipalities such as Acari and Cruzeta achieving exceptional performances, while other locations remained below average. A positive correlation was confirmed between the quality of school infrastructure and IDEB, especially regarding elements such as accessibility, libraries, laboratories, and specialized educational service rooms. The findings reinforce the importance of public policies aimed at educational equity and the need for strategic investments to promote structural and pedagogical improvements in schools across Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectInfraestrutura Escolarpt_BR
dc.titleA trajetória do IDEB no Rio Grande do Norte: uma análise do desenvolvimento da educação no estado de 2007 a 2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3884959474081082pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Kaline
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5706123448258771pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Kaline
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5706123448258771pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Enai
dc.contributor.referee3Dantas Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado oficialmente em 2007 (Brasil, 2007) como uma ferramenta essencial para avaliar e promover a qualidade da educação nas escolas brasileiras. Dessa forma, este trabalho analisa a trajetória desse índice no estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 2007 e 2023, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem quantitativa e explicativa, teve como objetivos: investigar a evolução dos indicadores educacionais no estado, identificar fatores que influenciam esses resultados e verificar a existência de correlações entre a infraestrutura escolar e o desempenho no IDEB. Para tanto, foram coletados dados sobre os resultados do IDEB por município no RN, processados por meio de algoritmos computacionais desenvolvidos em linguagem Python. As análises estatísticas incluíram medidas de tendência central, desvio padrão, boxplots e correlação de Spearman. Os resultados revelam uma tendência geral de crescimento no IDEB potiguar ao longo do período analisado. Destacam-se ainda disparidades regionais, com municípios como Acari e Cruzeta alcançando desempenhos excepcionais, enquanto outras localidades permanecem com resultados abaixo da média. Foi comprovada a existência de correlação positiva entre a qualidade da infraestrutura escolar e o IDEB, especialmente em relação a elementos como acessibilidade, bibliotecas, laboratórios e salas de atendimento educacional especializado. Os achados reforçam a importância de políticas públicas voltadas para a equidade educacional e a necessidade de investimentos estratégicos que promovam melhorias estruturais e pedagógicas nas escolas potiguares.pt_BR
dc.relation.referencesSOARES, Yasmin Gabrielle Barbosa. A trajetória do IDEB no Rio Grande do Norte: uma análise do desenvolvimento da educação no estado de 2007 a 2023. 2025. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples