Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Rafaela
dc.date.accessioned2025-11-28T13:59:55Z
dc.date.available2025-11-25
dc.date.available2025-11-28T13:59:55Z
dc.date.issued2025-11-11
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3037
dc.description.abstractThe National Common Curricular Base (BNCC), in force since 2017, designates Financial Education as one of the contents to be developed in the school environment and, despite its multidisciplinarity, it is especially related to mathematical thinking, demarcating the insertion of this content in Basic Education. Therefore, the present work has as its main objective to analyze whether Financial Education is addressed in the curriculum of the Mathematics Degree courses offered by the public Higher Education Institutions (IES) of the State of Rio Grande do Norte. In this sense, the current curricular matrices of the Mathematics Degree courses of the following institutions were verified: Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), State University of Rio Grande do Norte (UERN), Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy and Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFESP) and the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN).This analysis seeks to identify which curricular components are related to the topic, and also makes it possible, through an investigation of previous curricula, to identify the approach to the topic in the teacher training courses that are offered. The analysis will be carried out based on a review of the Course Pedagogical Project (PPC) of the undergraduate courses in Mathematics of the selected HEIs. From the mapping of the Curricular Matrix tables, it was possible to identify the disciplines that dialogue with the themes of Financial Education, Financial Mathematics and approximations. Therefore, this work proposes to be an exploratory research with documentary analysis. The hypothesis developed considered that the Financial Education component, despite having been included in the regulations recently, needs to be developed in the training of mathematics teachers. With the investigation carried out in the PPCs of the Institutions, it was found that in some cases, there was a setback, and in others, we have no evidence that the topic was or has been addressed in higher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.titleEducação financeira no currículo das licenciaturas em matemática das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1765311620382863pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Sylvester
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9124033582884586pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Sylvester
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9124033582884586pt_BR
dc.contributor.referee2Braga, Alexandra
dc.contributor.referee3Nascimento, Jefferson
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vigente desde 2017, designa a Educação Financeira como um dos conteúdos a serem desenvolvidos no ambiente escolar e que, apesar de sua multidisciplinaridade, é especialmente relacionado ao pensamento matemático, demarcando a inserção deste conteúdo na Educação Básica. Sendo assim, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar se a Educação Financeira é abordada no currículo dos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, foram analisadas as matrizes curriculares atuais das Licenciaturas em Matemática das seguintes Instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFESP) e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nessa análise, busca-se identificar quais componentes curriculares estão relacionados com a temática, possibilitando ainda, por meio de uma investigação nos currículos anteriores, identificar a abordagem da temática nos cursos de formação de professor que são ofertados. A análise será realizada a partir de uma revisão dos Projeto Pedagógico de Curso (PPC) dos cursos de licenciatura em Matemática das IES selecionadas. A partir do mapeamento dos quadros de Matrizes Curriculares, foi possível identificar as disciplinas que dialogam com as temáticas de Educação Financeira, Matemática Financeira e aproximações. Sendo assim, o presente trabalho se propõe a ser uma pesquisa de caráter exploratório com análise documental. A hipótese elaborada considerou que o componente de Educação Financeira, apesar de ter sido incluído nos normativos recentemente, carece de ser desenvolvido na formação de professores de matemática. Com a investigação realizada nos PPC’s das Instituições se constatou que em alguns casos, houve o retrocesso, e em outros, não temos evidências de que o tema foi ou tenha sido abordado no ensino superior.pt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Rafaela Camila Gomes da. Educação financeira no currículo das licenciaturas em matemática das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte. 2025. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples