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dc.creatorOliveira, Maria
dc.date.accessioned2025-11-28T13:59:32Z
dc.date.available2025-11-25
dc.date.available2025-11-28T13:59:32Z
dc.date.issued2025-03-13
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3036
dc.description.abstractThis work is an investigation within the area of Mathematics Education and aims to investigate the potential of Recreational Problems from the work Liber Abaci, by Leonardo Fibonacci, for teaching mathematical content. For this, a qualitative and exploratory approach was chosen. Thus, a bibliographical survey was carried out involving Brazilian theses and dissertations on Recreational Mathematics, published between 2019 and 2024. Furthermore, the study presents a didactic sequence aimed at teachers and future Mathematics teachers, consisting of three tasks that address the story of Leonardo Fibonacci (1170 – 1250), his work Liber Abaci and Problems Recreative taken from chapter XII of this work. The results show that Recreational Mathematics has been a methodological approach recently researched in Brazil. Another result that we highlight is the importance of using Recreational Problems from historical texts in the training of Mathematics teachers, allowing them to learn about the potential of this approach and integrate them into their classes. Recreational Problems have potential for teaching mathematical content such as: fractions, ratios, proportionality, numerical sequences, recursive sequence and numerical patterns. Furthermore, it stimulates logical reasoning, creativity, problem solving and contextualization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática Recreativapt_BR
dc.subjectProblemas Recreativospt_BR
dc.subjectLeonardo Fibonaccipt_BR
dc.subjectLiber Abacipt_BR
dc.titleProblemas reacreativos da obra Liber Abaci de Leonardo Fibonacci (1170 – 1250): uma sequêcia didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Suzany
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2873627924952417pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Suzany
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2873627924952417pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Maria
dc.contributor.referee3Nascimento, Jefferson
dc.contributor.referee4Batista, Lilliane
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma investigação inserida na área da Educação Matemática e tem como objetivo investigar as potencialidades de Problemas Recreativos da obra Liber Abaci, de Leonardo Fibonacci, para o ensino de conteúdos matemáticos, para isto, optou-se por uma abordagem qualitativa e exploratória. Assim, foi realizado um levantamento bibliográfico envolvendo teses e dissertações brasileiras sobre a Matemática Recreativa, publicadas entre 2019 e 2024. Além disso, o estudo apresenta uma sequência didática voltada para professores e futuros professores de Matemática, composta por três tarefas que abordam a história de Leonardo Fibonacci (1170 – 1250), sua obra Liber Abaci e Problemas Recreativos retirados do capítulo XII desta obra. Os resultados mostram que a Matemática Recreativa tem sido uma abordagem metodológica recentemente pesquisada no Brasil. Outro resultado que destacamos é a importância de utilizar Problemas Recreativos de textos históricos na formação de professores de Matemática, permitindo-lhes que conheçam as potencialidades dessa abordagem e a integrem-nas em suas aulas. Os Problemas Recreativos têm potencialidades para o ensino de conteúdos matemáticos como: frações, razões, proporcionalidade, sequências numéricas, sequência recursiva e padrões numéricos. Além disso, estimula o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas e a contextualização.pt_BR
dc.relation.referencesOLIVEIRA, Maria Célia de Lima Batista. Problemas reacreativos da obra Liber Abaci de Leonardo Fibonacci (1170 – 1250): uma sequência didática. 2025. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025.pt_BR


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