| dc.creator | Melo, Antonina | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T01:53:37Z | |
| dc.date.available | 2025-11-25 | |
| dc.date.available | 2025-11-26T01:53:37Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-06 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3033 | |
| dc.description.abstract | In view of contemporary demands for mathematical education that enables critical reading of
the world, this study proposes an approach to teaching statistics in basic education, linking the
fundamentals of project-based learning (PBL) to the construction of a contextualized teaching
sequence. This qualitative, exploratory research aimed to develop a didactic proposal for secondary education centered on the basic food basket. This choice is justified by the theme's social, political, and economic relevance and its potential to promote statistical literacy among
students through the collection, organization, analysis, and interpretation of real data. The present study draws upon theoretical references in the field of mathematics education, as evidenced
by the works of Mendes (2019) and Bender (2015), in addition to curriculum guidelines such
as the PCNs and the BNCC. It offers a concise historical account of statistics, while concurrently conducting an analysis of its presence in official Brazilian documents. PBL is explored
as an active methodology that promotes student leadership, the resolution of authentic problems, and the connection between school and everyday knowledge. As its main product, it presents a didactic sequence structured in progressive stages, which seeks not only to develop statistical skills but also to foster autonomy, teamwork, critical thinking, and students' argumentative abilities. The study concludes that using investigative methodologies, such as PBL, combined with socially relevant themes is a promising strategy for teaching statistics in basic education. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem Baseada em Projetos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de estatística | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| dc.title | A cesta básica como tema gerador para o ensino de estatística: uma sequência didática construída sob a ótica da aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0346522404657042 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Jefferson | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9618309429270237 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Nascimento, Jefferson | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9618309429270237 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Carlos | |
| dc.contributor.referee3 | Silva, Eriky | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9891254972385802 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ceará-Mirim | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.description.resumo | Diante das demandas contemporâneas por uma formação matemática que possibilite a leitura
crítica do mundo, este trabalho propõe uma abordagem para o ensino de Estatística na Educação
Básica, articulando os fundamentos da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) à construção
de uma sequência didática contextualizada. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, teve como objetivo elaborar uma proposta didática voltada ao Ensino Médio, tomando
como temática central a cesta básica. A escolha se justifica pela relevância social, política e
econômica do tema e por seu potencial em promover o letramento estatístico dos estudantes,
por meio da coleta, organização, análise e interpretação de dados reais. Fundamentado em referenciais teóricos da Educação Matemática como Mendes (2019) e Bender (2015), e em diretrizes curriculares como os PCNs e a BNCC, o estudo apresenta um pouco do percurso histórico
da estatística e analisa sua presença nos documentos oficiais brasileiros. A ABP é explorada
enquanto metodologia ativa que favorece o protagonismo discente, a resolução de problemas
autênticos e a articulação entre saberes escolares e cotidianos. Como principal produto, apresenta-se uma sequência didática estruturada em etapas progressivas, que busca não apenas desenvolver habilidades estatísticas, mas também fomentar a autonomia, o trabalho em equipe, o
pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos estudantes. Conclui-se que o uso de metodologias investigativas, como a ABP, aliada a temas socialmente relevantes, constitui uma
estratégia promissora para o ensino da Estatística na Educação Básica. | pt_BR |
| dc.relation.references | MELO, Antonina Camila Silva de. A cesta básica como tema gerador para o ensino de estatística: uma sequência didática construída sob a ótica da aprendizagem baseada em projetos. 2025. 104 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025. | pt_BR |