Mostrar registro simples

dc.creatorMelo, Antonina
dc.date.accessioned2025-11-26T01:53:37Z
dc.date.available2025-11-25
dc.date.available2025-11-26T01:53:37Z
dc.date.issued2025-08-06
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3033
dc.description.abstractIn view of contemporary demands for mathematical education that enables critical reading of the world, this study proposes an approach to teaching statistics in basic education, linking the fundamentals of project-based learning (PBL) to the construction of a contextualized teaching sequence. This qualitative, exploratory research aimed to develop a didactic proposal for secondary education centered on the basic food basket. This choice is justified by the theme's social, political, and economic relevance and its potential to promote statistical literacy among students through the collection, organization, analysis, and interpretation of real data. The present study draws upon theoretical references in the field of mathematics education, as evidenced by the works of Mendes (2019) and Bender (2015), in addition to curriculum guidelines such as the PCNs and the BNCC. It offers a concise historical account of statistics, while concurrently conducting an analysis of its presence in official Brazilian documents. PBL is explored as an active methodology that promotes student leadership, the resolution of authentic problems, and the connection between school and everyday knowledge. As its main product, it presents a didactic sequence structured in progressive stages, which seeks not only to develop statistical skills but also to foster autonomy, teamwork, critical thinking, and students' argumentative abilities. The study concludes that using investigative methodologies, such as PBL, combined with socially relevant themes is a promising strategy for teaching statistics in basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetospt_BR
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleA cesta básica como tema gerador para o ensino de estatística: uma sequência didática construída sob a ótica da aprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346522404657042pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Jefferson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9618309429270237pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Jefferson
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9618309429270237pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Carlos
dc.contributor.referee3Silva, Eriky
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9891254972385802pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoDiante das demandas contemporâneas por uma formação matemática que possibilite a leitura crítica do mundo, este trabalho propõe uma abordagem para o ensino de Estatística na Educação Básica, articulando os fundamentos da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) à construção de uma sequência didática contextualizada. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, teve como objetivo elaborar uma proposta didática voltada ao Ensino Médio, tomando como temática central a cesta básica. A escolha se justifica pela relevância social, política e econômica do tema e por seu potencial em promover o letramento estatístico dos estudantes, por meio da coleta, organização, análise e interpretação de dados reais. Fundamentado em referenciais teóricos da Educação Matemática como Mendes (2019) e Bender (2015), e em diretrizes curriculares como os PCNs e a BNCC, o estudo apresenta um pouco do percurso histórico da estatística e analisa sua presença nos documentos oficiais brasileiros. A ABP é explorada enquanto metodologia ativa que favorece o protagonismo discente, a resolução de problemas autênticos e a articulação entre saberes escolares e cotidianos. Como principal produto, apresenta-se uma sequência didática estruturada em etapas progressivas, que busca não apenas desenvolver habilidades estatísticas, mas também fomentar a autonomia, o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos estudantes. Conclui-se que o uso de metodologias investigativas, como a ABP, aliada a temas socialmente relevantes, constitui uma estratégia promissora para o ensino da Estatística na Educação Básica.pt_BR
dc.relation.referencesMELO, Antonina Camila Silva de. A cesta básica como tema gerador para o ensino de estatística: uma sequência didática construída sob a ótica da aprendizagem baseada em projetos. 2025. 104 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples