| dc.creator | Silva, Breno | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T01:29:43Z | |
| dc.date.available | 2025-11-25 | |
| dc.date.available | 2025-11-26T01:29:43Z | |
| dc.date.issued | 2024-10-01 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3032 | |
| dc.description.abstract | Students' learning about concepts in a course involving Integral Calculus presents
worrisome difficulty rates, as there is a significant number of failures and withdrawals
in disciplines involving this theme. To investigate the practice and development of
students from the Mathematics Teaching program at IFRN/Campus Ceará-Mirim in
Integral Calculus procedures, we proposed studying the technique of integrating rational
functions by partial fractions and analyzing the students' proficiency with this Calculus
tool. Accordingly, we suggest for this research, as a didactic strategy for teaching and
learning this integration technique, the active methodology of Team-Based Learning,
which was applied in two instances to mathematics students who were attending or had
completed the Calculus B course (4th period) of the night shift at IFRN Ceará-Mirim.
With the application of this methodology, we conducted a test for the students divided
into study groups and, after that, administered two investigative questionnaires, one for
the students and another for the mathematics teachers teaching in the Bachelor of
Mathematics program at the Campus. These implementations yielded results that were
discussed throughout the research. It was noted that the students participated more
actively in their learning when subjected to a methodology that encouraged them to
dialogue and compare ideas about the studied subject while under the teacher's guidance
in the classroom, with feedback on the errors made in the question-solving processes. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem Baseada em Equipes | pt_BR |
| dc.subject | Funções Racionais | pt_BR |
| dc.subject | Frações Parciais | pt_BR |
| dc.subject | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
| dc.title | Integração de funções racionais por frações parciais: uma possibilidade de ensino por meio da metodologia ativa aprendizagem baseada em equipes | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7477810854100569 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Eriky | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9891254972385802 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Eriky | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9891254972385802 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | -, - | |
| dc.contributor.referee3 | -, - | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ceará-Mirim | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.description.resumo | A aprendizagem de estudantes acerca dos conceitos vistos em um curso que envolve o
Cálculo Integral apresenta índices de dificuldades preocupantes, uma vez que há um
número relevante de reprovações e trancamentos nas disciplinas que envolvem essa
temática. A fim de investigar a prática e o desenvolvimento de licenciandos do curso de
Licenciatura em Matemática do IFRN/Campus Ceará-Mirim nos procedimentos do
Cálculo Integral, propusemos estudar a técnica de integração de funções racionais por
frações parciais e analisar a desenvoltura dos discentes nessa ferramenta do Cálculo.
Diante disso, sugestionamos para esta pesquisa, como estratégia didática para o ensino e
a aprendizagem dessa técnica de integração, a metodologia ativa Aprendizagem
Baseada em Equipes, que foi aplicada em dois momentos com licenciandos em
matemática que estavam cursando, ou já concluíram a disciplina de Cálculo B (4°
período) do turno noturno do IFRN Ceará-Mirim. Com a aplicação da metodologia
realizamos um teste para os discentes divididos em grupos de estudos e, após isso,
aplicamos dois questionários investigativos, um para os estudantes e outro para os
professores de matemática que lecionam no curso de Licenciatura em Matemática do
Campus. Essas aplicações renderam resultados que foram discutidos ao longo da
pesquisa. Notou-se que os licenciandos participaram mais de sua aprendizagem ao
serem submetidos a uma metodologia que os propõem dialogar entre si e comparar
ideias acerca do assunto estudado enquanto tem a tutela do professor em sala de aula
com feedbacks acerca dos erros cometidos nos processos de resolução das perguntas. | pt_BR |
| dc.relation.references | SILVA, Breno Oliveira Souza da. Integração de funções racionais por frações parciais: uma possibilidade de ensino por meio da metodologia ativa aprendizagem baseada em equipes. 2024. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2024. | pt_BR |