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dc.creatorSilva, Breno
dc.date.accessioned2025-11-26T01:29:43Z
dc.date.available2025-11-25
dc.date.available2025-11-26T01:29:43Z
dc.date.issued2024-10-01
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3032
dc.description.abstractStudents' learning about concepts in a course involving Integral Calculus presents worrisome difficulty rates, as there is a significant number of failures and withdrawals in disciplines involving this theme. To investigate the practice and development of students from the Mathematics Teaching program at IFRN/Campus Ceará-Mirim in Integral Calculus procedures, we proposed studying the technique of integrating rational functions by partial fractions and analyzing the students' proficiency with this Calculus tool. Accordingly, we suggest for this research, as a didactic strategy for teaching and learning this integration technique, the active methodology of Team-Based Learning, which was applied in two instances to mathematics students who were attending or had completed the Calculus B course (4th period) of the night shift at IFRN Ceará-Mirim. With the application of this methodology, we conducted a test for the students divided into study groups and, after that, administered two investigative questionnaires, one for the students and another for the mathematics teachers teaching in the Bachelor of Mathematics program at the Campus. These implementations yielded results that were discussed throughout the research. It was noted that the students participated more actively in their learning when subjected to a methodology that encouraged them to dialogue and compare ideas about the studied subject while under the teacher's guidance in the classroom, with feedback on the errors made in the question-solving processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Equipespt_BR
dc.subjectFunções Racionaispt_BR
dc.subjectFrações Parciaispt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.titleIntegração de funções racionais por frações parciais: uma possibilidade de ensino por meio da metodologia ativa aprendizagem baseada em equipespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7477810854100569pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Eriky
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9891254972385802pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Eriky
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9891254972385802pt_BR
dc.contributor.referee2-, -
dc.contributor.referee3-, -
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem de estudantes acerca dos conceitos vistos em um curso que envolve o Cálculo Integral apresenta índices de dificuldades preocupantes, uma vez que há um número relevante de reprovações e trancamentos nas disciplinas que envolvem essa temática. A fim de investigar a prática e o desenvolvimento de licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRN/Campus Ceará-Mirim nos procedimentos do Cálculo Integral, propusemos estudar a técnica de integração de funções racionais por frações parciais e analisar a desenvoltura dos discentes nessa ferramenta do Cálculo. Diante disso, sugestionamos para esta pesquisa, como estratégia didática para o ensino e a aprendizagem dessa técnica de integração, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Equipes, que foi aplicada em dois momentos com licenciandos em matemática que estavam cursando, ou já concluíram a disciplina de Cálculo B (4° período) do turno noturno do IFRN Ceará-Mirim. Com a aplicação da metodologia realizamos um teste para os discentes divididos em grupos de estudos e, após isso, aplicamos dois questionários investigativos, um para os estudantes e outro para os professores de matemática que lecionam no curso de Licenciatura em Matemática do Campus. Essas aplicações renderam resultados que foram discutidos ao longo da pesquisa. Notou-se que os licenciandos participaram mais de sua aprendizagem ao serem submetidos a uma metodologia que os propõem dialogar entre si e comparar ideias acerca do assunto estudado enquanto tem a tutela do professor em sala de aula com feedbacks acerca dos erros cometidos nos processos de resolução das perguntas.pt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Breno Oliveira Souza da. Integração de funções racionais por frações parciais: uma possibilidade de ensino por meio da metodologia ativa aprendizagem baseada em equipes. 2024. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2024.pt_BR


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