| dc.creator | Costa Junior, Antonio | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T23:49:34Z | |
| dc.date.available | 2025-11-25 | |
| dc.date.available | 2025-11-25T23:49:34Z | |
| dc.date.issued | 2024-09-24 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3031 | |
| dc.description.abstract | This monograph presents a proposal for a teaching sequence that integrates concepts of
seismology and logarithms, with emphasis on the Samambaia Fault, an important Brazilian
geological fault located in the Mato Grande/RN region. The objective is to provide an
interdisciplinary approach in teaching mathematics, promoting the understanding of logarithms
through examples from the geological context. The research was motivated by the need to
facilitate students' learning by making it meaningful. The methodology used was qualitativequantitative, based on bibliographical research and analysis of seismological data. The teaching
sequence was structured in stages that include initial problematization texts, exploration and
contextualization activities, organization of content and application of activities. This approach
involved the mathematical concepts of logarithms with the observation of seismic data,
facilitating students' understanding of the importance of logarithms in describing the magnitude
of earthquakes, reducing the fact that the integration of seismology in the teaching of logarithms
enriches the learning process. The didactic sequence not only promotes the acquisition of
knowledge about geological characteristics, but also allows the development of mathematical
skills applicable in real contexts, contributing to a broader and more critical education. It is
concluded that the required interdisciplinary approach can serve as a model for future
educational practices, encouraging the use of contemporary scientific themes in the teaching of
mathematics. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Falha de Samambaia | pt_BR |
| dc.subject | Logaritmos | pt_BR |
| dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.title | Sismologia e matemática: uma investigação sobre a falha de samambaia e uma sequência didática para o ensino de logaritmos | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4140108804836797 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Sylvester | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9124033582884586 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Azevedo, Sylvester | |
| dc.contributor.referee2 | Medeiros, Suzany | |
| dc.contributor.referee3 | Nascimento, Jefferson | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ceará-Mirim | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta monografia apresenta uma proposta de sequência didática que integra conceitos de
sismologia e logaritmos, com ênfase na Falha de Samambaia, uma importante falha geológica
brasileira localizada na região do Mato Grande/RN. O objetivo é proporcionar uma abordagem
interdisciplinar no ensino de matemática, promovendo a compreensão de logaritmos através de
exemplos do contexto geológico. A pesquisa foi motivada pela necessidade de viabilizar o
aprendizado dos alunos tornando-o relevante. A metodologia utilizada foi um estudo de
natureza exploratória com a obtenção de informações que serão investigadas, com base em
levantamento bibliográfico e análise de dados sismológicos. A sequência didática foi
estruturada em etapas que incluem textos de problematização inicial, atividades de exploração
e contextualização, organização dos conteúdos e aplicação de atividades. Esta abordagem
permitiu relacionar os conceitos matemáticos de logaritmos com a observação de dados
sísmicos, facilitando a compreensão dos alunos sobre a importância dos logaritmos na descrição
da magnitude dos terremotos, indicando que a integração da sismologia no ensino de logaritmos
enriquece o processo de aprendizagem. A sequência didática não só promove a aquisição do
conhecimento sobre os fenômenos geológicos, mas também permite o desenvolvimento de
habilidades matemáticas aplicáveis em contextos reais, contribuindo para uma formação mais
ampla e crítica. Conclui-se que a abordagem interdisciplinar adotada pode servir de modelo
para futuras práticas educacionais, incentivando a utilização de temas científicos
contemporâneos no ensino da matemática | pt_BR |
| dc.relation.references | COSTA JÚNIOR, Antonio Pereira da. Sismologia e matemática: uma investigação sobre a flha de samambaia o ensino de logaritmos e uma sequência de dática. 2024. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2024. | pt_BR |