| dc.creator | Silva, Joedson | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T23:49:16Z | |
| dc.date.available | 2015-11-25 | |
| dc.date.available | 2025-11-25T23:49:16Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-13 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3030 | |
| dc.description.abstract | This Final Undergraduate Project aims to develop a didactic guide composed of educational
games focused on teaching the four basic mathematical operations (addition, subtraction,
multiplication, and division) within the context of the final years of elementary education. The
proposal arises from observations made during Supervised Internships and teacher training
courses, which revealed that many students face difficulties in understanding operational
algorithms. This work is grounded in the perspective that educational games, when used with
pedagogical intent, constitute an effective methodology to promote active learning.
Accordingly, the guide presents six mathematical games centered on the four operations, each
described in a standardized format that includes pedagogical objectives, associated BNCC
skills, required materials, classroom organization, rules, and didactic guidance. The curation of
games considered criteria such as feasibility of implementation, low cost, and alignment with
the mathematical competencies outlined in the curriculum. The research follows a qualitative,
descriptive, and exploratory approach, supported by a bibliographic review. The results indicate
that games foster logical reasoning, collaborative work, the development of autonomy, and
student engagement, while also providing teachers with concrete tools for formative
assessment. It is concluded that the developed guide represents both a practical and theoretical
contribution to Mathematics teaching, offering didactic alternatives that value playfulness,
teacher mediation, and the active construction of knowledge. The proposal expands teachers’
methodological repertoire and reinforces the role of games as mediating tools in learning
fundamental operations. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| dc.subject | Operações aritméticas | pt_BR |
| dc.title | Proposta para o ensino das quatro operações com jogos educacionais: um guia didático | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/1630115723469972 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Suzany | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2873627924952417 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Medeiros, Suzany | |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Eriky | |
| dc.contributor.referee3 | Silva, Tácio | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ceará-Mirim | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central a elaboração de um guia
didático composto por jogos educativos voltados para o ensino das quatro operações
matemáticas (adição, subtração, multiplicação, divisão), no contexto dos anos finais do Ensino
Fundamental. A proposta surge da constatação, durante os Estágios Supervisionados e
disciplinas de formação, de que muitos alunos apresentam dificuldades na compreensão dos
algoritmos operatórios. O trabalho fundamenta-se na perspectiva de que os jogos educativos,
quando utilizados com intencionalidade pedagógica, constituem uma metodologia eficaz para
promover uma aprendizagem ativa. Para isso, o guia desenvolvido apresenta seis jogos
matemáticos com foco nas quatro operações, cada um descrito de forma padronizada, contendo
objetivo pedagógicos, habilidades da BNCC associadas, materiais necessários para seu
desenvolvimento, organização da turma, regras e orientação. A curadoria dos jogos considerou
critérios como viabilidade de aplicação, baixo custo e alinhamento com as competências
matemáticas previstas no currículo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, descritiva e
exploratória, apoiou-se em revisão bibliográfica. A partir da análise de trabalhos acadêmicos
que utilizaram jogos no ensino das quatro operações, os resultados indicam que os jogos
promovem o raciocínio logico, o trabalho colaborativo, o desenvolvimento da autonomia e o
engajamento dos estudantes. Além de fornecer ao professor subsídios concretos para avaliação
formativa. Conclui-se que o guia elaborado representa uma contribuição prática e teórica para
o ensino da Matemática, oferecendo alternativas didáticas que valorizam a ludicidade, a
mediação docente e a construção ativa do conhecimento. A proposta amplia o repertório
metodológico dos professores e reforça o papel dos jogos como instrumentos mediadores na
aprendizagem das operações fundamentais. | pt_BR |
| dc.relation.references | SILVA, Joedson de Souza. Proposta para o ensino das quatro operações com jogos educacionais: um guia didático. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025. | pt_BR |