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dc.creatorSilva, Joedson
dc.date.accessioned2025-11-25T23:49:16Z
dc.date.available2015-11-25
dc.date.available2025-11-25T23:49:16Z
dc.date.issued2025-08-13
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3030
dc.description.abstractThis Final Undergraduate Project aims to develop a didactic guide composed of educational games focused on teaching the four basic mathematical operations (addition, subtraction, multiplication, and division) within the context of the final years of elementary education. The proposal arises from observations made during Supervised Internships and teacher training courses, which revealed that many students face difficulties in understanding operational algorithms. This work is grounded in the perspective that educational games, when used with pedagogical intent, constitute an effective methodology to promote active learning. Accordingly, the guide presents six mathematical games centered on the four operations, each described in a standardized format that includes pedagogical objectives, associated BNCC skills, required materials, classroom organization, rules, and didactic guidance. The curation of games considered criteria such as feasibility of implementation, low cost, and alignment with the mathematical competencies outlined in the curriculum. The research follows a qualitative, descriptive, and exploratory approach, supported by a bibliographic review. The results indicate that games foster logical reasoning, collaborative work, the development of autonomy, and student engagement, while also providing teachers with concrete tools for formative assessment. It is concluded that the developed guide represents both a practical and theoretical contribution to Mathematics teaching, offering didactic alternatives that value playfulness, teacher mediation, and the active construction of knowledge. The proposal expands teachers’ methodological repertoire and reinforces the role of games as mediating tools in learning fundamental operations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectOperações aritméticaspt_BR
dc.titleProposta para o ensino das quatro operações com jogos educacionais: um guia didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1630115723469972pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Suzany
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2873627924952417pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Suzany
dc.contributor.referee2Silva, Eriky
dc.contributor.referee3Silva, Tácio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central a elaboração de um guia didático composto por jogos educativos voltados para o ensino das quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação, divisão), no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta surge da constatação, durante os Estágios Supervisionados e disciplinas de formação, de que muitos alunos apresentam dificuldades na compreensão dos algoritmos operatórios. O trabalho fundamenta-se na perspectiva de que os jogos educativos, quando utilizados com intencionalidade pedagógica, constituem uma metodologia eficaz para promover uma aprendizagem ativa. Para isso, o guia desenvolvido apresenta seis jogos matemáticos com foco nas quatro operações, cada um descrito de forma padronizada, contendo objetivo pedagógicos, habilidades da BNCC associadas, materiais necessários para seu desenvolvimento, organização da turma, regras e orientação. A curadoria dos jogos considerou critérios como viabilidade de aplicação, baixo custo e alinhamento com as competências matemáticas previstas no currículo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, apoiou-se em revisão bibliográfica. A partir da análise de trabalhos acadêmicos que utilizaram jogos no ensino das quatro operações, os resultados indicam que os jogos promovem o raciocínio logico, o trabalho colaborativo, o desenvolvimento da autonomia e o engajamento dos estudantes. Além de fornecer ao professor subsídios concretos para avaliação formativa. Conclui-se que o guia elaborado representa uma contribuição prática e teórica para o ensino da Matemática, oferecendo alternativas didáticas que valorizam a ludicidade, a mediação docente e a construção ativa do conhecimento. A proposta amplia o repertório metodológico dos professores e reforça o papel dos jogos como instrumentos mediadores na aprendizagem das operações fundamentais.pt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Joedson de Souza. Proposta para o ensino das quatro operações com jogos educacionais: um guia didático. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025.pt_BR


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