| dc.creator | Silva, Lucas | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T23:48:49Z | |
| dc.date.available | 2025-11-25 | |
| dc.date.available | 2025-11-25T23:48:49Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-16 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3029 | |
| dc.description.abstract | This work aims to present a teaching proposal for numerical sequences and recurrence relations
based on the methodology of the Three Pedagogical Moments (3PM). The study starts from
the observation that many students face difficulties in learning this content, which demands
more effective, meaningful methodologies connected to students’ realities. Numerical sequences,
especially those defined by recurrence, are important not only for their theoretical value but also
for their applicability in everyday situations, such as population growth, the functioning of technological systems, and financial mathematics. This is a qualitative and exploratory bibliographic
research, which seeks to contribute to the existing gap regarding the application of the Three
Pedagogical Moments in the teaching of sequences and recurrence. The theoretical framework
includes authors from mathematics education and critical pedagogy, such as Delizoicov, Freire,
Gomes, and Lima, among others. The study proposes a didactic sequence based on a generative theme — online betting — aiming to foster logical reasoning, pattern generalization, and
the development of critical mathematical thinking. Theoretical findings indicate that the 3PM
methodology — composed of the stages of initial problematization, knowledge organization, and
knowledge application — is effective in mediating mathematical content in a more reflective,
critical, and contextualized way. The analysis of previous studies (Ritter, 2017; Santos, 2023;
Botelho, 2023; Cabral, 2023; Gaióski, 2019; Real, 2017) supports this conclusion, showing that
the use of the 3PM in different educational contexts contributes to greater engagement, active
student participation, and improved understanding of mathematical concepts. It is concluded
that applying the Three Pedagogical Moments in teaching numerical sequences and recurrence
relations can strengthen educational practices that are more integrated with students’ realities and
committed to a mathematical education focused on citizenship. Therefore, the proposal developed
here aims to be an effective contribution to mathematics teaching, articulating theory and practice
with an emphasis on meaning-making and the intellectual emancipation of students. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Recorrências | pt_BR |
| dc.subject | Sequências Numéricas | pt_BR |
| dc.subject | Progressão Aritmética | pt_BR |
| dc.subject | Progressão geométrica | pt_BR |
| dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
| dc.title | Explorando potencialidades no ensino de recorrências com os três momentos pedagógicos: história, teoria e aplicações | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0075275266614832 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Jefferson | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9618309429270237 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Dantas Neto, João | |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Eriky | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ceará-Mirim | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de sequências numéricas e
recorrências fundamentada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). O estudo
parte da constatação de que muitos estudantes demonstram dificuldades na aprendizagem desse
conteúdo, o que demanda metodologias mais eficazes, significativas e conectadas à realidade dos
alunos. As sequências numéricas, especialmente as definidas por recorrência, são importantes
não apenas por seu valor teórico, mas também por sua aplicabilidade em situações cotidianas,
como crescimento populacional, funcionamento de sistemas de tecnologias digitais e matemática
financeira. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, tem caráter bibliográfico e busca
contribuir para diminuir a lacuna existente no que se refere à aplicação dos Três Momentos
Pedagógicos no ensino de sequências e recorrências. Os referenciais teóricos utilizados incluem
autores da educação matemática e da didática crítica, como Delizoicov, Freire, Gomes e Lima,
entre outros. O trabalho propõe uma sequência didática com base em um tema gerador – as apostas
online – buscando promover o raciocínio lógico, a generalização de padrões e a formação de um
pensamento matemático crítico. Os resultados teóricos indicam que a metodologia dos 3MP —
composta pelas etapas de problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do
conhecimento — é eficaz para mediar conteúdos matemáticos de forma mais reflexiva, crítica e
contextualizada. A análise de estudos anteriores Ritter (2017); Santos (2023); Botelho (2023);
Cabral (2023); Gaióski (2019); Real (2017) reforça essa conclusão, mostrando que a adoção dos
3MP em diferentes contextos educacionais contribui para maior engajamento, participação ativa
dos estudantes e melhor compreensão dos conceitos matemáticos. Conclui-se que a aplicação dos
Três Momentos Pedagógicos no ensino de sequências numéricas e recorrências pode fortalecer
práticas educativas mais integradas à realidade dos alunos e comprometidas com uma formação
matemática voltada para a cidadania. A proposta aqui desenvolvida busca, portanto, ser uma
contribuição efetiva para o ensino da Matemática, articulando teoria e prática com foco na
construção de sentidos e na emancipação intelectual dos estudantes. | pt_BR |
| dc.relation.references | SILVA, Lucas Davi de Lima. Explorando potencialidades no ensino de recorrências com os três momentos pedagogicos: história, teoria e aplicações. 2025. 113 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025. | pt_BR |