Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Lucas
dc.date.accessioned2025-11-25T23:48:49Z
dc.date.available2025-11-25
dc.date.available2025-11-25T23:48:49Z
dc.date.issued2025-07-16
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3029
dc.description.abstractThis work aims to present a teaching proposal for numerical sequences and recurrence relations based on the methodology of the Three Pedagogical Moments (3PM). The study starts from the observation that many students face difficulties in learning this content, which demands more effective, meaningful methodologies connected to students’ realities. Numerical sequences, especially those defined by recurrence, are important not only for their theoretical value but also for their applicability in everyday situations, such as population growth, the functioning of technological systems, and financial mathematics. This is a qualitative and exploratory bibliographic research, which seeks to contribute to the existing gap regarding the application of the Three Pedagogical Moments in the teaching of sequences and recurrence. The theoretical framework includes authors from mathematics education and critical pedagogy, such as Delizoicov, Freire, Gomes, and Lima, among others. The study proposes a didactic sequence based on a generative theme — online betting — aiming to foster logical reasoning, pattern generalization, and the development of critical mathematical thinking. Theoretical findings indicate that the 3PM methodology — composed of the stages of initial problematization, knowledge organization, and knowledge application — is effective in mediating mathematical content in a more reflective, critical, and contextualized way. The analysis of previous studies (Ritter, 2017; Santos, 2023; Botelho, 2023; Cabral, 2023; Gaióski, 2019; Real, 2017) supports this conclusion, showing that the use of the 3PM in different educational contexts contributes to greater engagement, active student participation, and improved understanding of mathematical concepts. It is concluded that applying the Three Pedagogical Moments in teaching numerical sequences and recurrence relations can strengthen educational practices that are more integrated with students’ realities and committed to a mathematical education focused on citizenship. Therefore, the proposal developed here aims to be an effective contribution to mathematics teaching, articulating theory and practice with an emphasis on meaning-making and the intellectual emancipation of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecorrênciaspt_BR
dc.subjectSequências Numéricaspt_BR
dc.subjectProgressão Aritméticapt_BR
dc.subjectProgressão geométricapt_BR
dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
dc.titleExplorando potencialidades no ensino de recorrências com os três momentos pedagógicos: história, teoria e aplicaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0075275266614832pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Jefferson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9618309429270237pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas Neto, João
dc.contributor.referee2Silva, Eriky
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de sequências numéricas e recorrências fundamentada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). O estudo parte da constatação de que muitos estudantes demonstram dificuldades na aprendizagem desse conteúdo, o que demanda metodologias mais eficazes, significativas e conectadas à realidade dos alunos. As sequências numéricas, especialmente as definidas por recorrência, são importantes não apenas por seu valor teórico, mas também por sua aplicabilidade em situações cotidianas, como crescimento populacional, funcionamento de sistemas de tecnologias digitais e matemática financeira. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, tem caráter bibliográfico e busca contribuir para diminuir a lacuna existente no que se refere à aplicação dos Três Momentos Pedagógicos no ensino de sequências e recorrências. Os referenciais teóricos utilizados incluem autores da educação matemática e da didática crítica, como Delizoicov, Freire, Gomes e Lima, entre outros. O trabalho propõe uma sequência didática com base em um tema gerador – as apostas online – buscando promover o raciocínio lógico, a generalização de padrões e a formação de um pensamento matemático crítico. Os resultados teóricos indicam que a metodologia dos 3MP — composta pelas etapas de problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento — é eficaz para mediar conteúdos matemáticos de forma mais reflexiva, crítica e contextualizada. A análise de estudos anteriores Ritter (2017); Santos (2023); Botelho (2023); Cabral (2023); Gaióski (2019); Real (2017) reforça essa conclusão, mostrando que a adoção dos 3MP em diferentes contextos educacionais contribui para maior engajamento, participação ativa dos estudantes e melhor compreensão dos conceitos matemáticos. Conclui-se que a aplicação dos Três Momentos Pedagógicos no ensino de sequências numéricas e recorrências pode fortalecer práticas educativas mais integradas à realidade dos alunos e comprometidas com uma formação matemática voltada para a cidadania. A proposta aqui desenvolvida busca, portanto, ser uma contribuição efetiva para o ensino da Matemática, articulando teoria e prática com foco na construção de sentidos e na emancipação intelectual dos estudantes.pt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Lucas Davi de Lima. Explorando potencialidades no ensino de recorrências com os três momentos pedagogicos: história, teoria e aplicações. 2025. 113 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples