Mostrar registro simples

dc.creatorGomes, Rosa Kátia Barbosa de Brito
dc.date.accessioned2025-11-18T17:51:39Z
dc.date.available2025-11-25
dc.date.available2025-11-18T17:51:39Z
dc.date.issued2025-08-12
dc.identifier.citationGOMES, Rosa Kátia Barbosa de Brito. Matemática Recreativa e Malba Tahan: sequência didática de expressões numéricas para os anos finais do ensino fundamental, a partir da obra o homem que calculava. 2025. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3028
dc.description.abstractThis study highlights the importance of incorporating teaching methodologies in Mathematics classes that make learning more dynamic, accessible, and contextualized, stimulating students’ interest in the subject and narrowing the gap between learners and their understanding of mathematical concepts. In this perspective, Recreational Mathematics is emphasized as an important methodological tool for making the teaching and learning process more playful and enjoyable. The research was developed through bibliographic study, adopting a qualitative and exploratory approach. Its main objective was to propose a didactic sequence for teaching and learning numerical expressions in lower secondary education, using Recreational Mathematics inspired by Malba Tahan’s book “The Man Who Counted.” This work was selected for its pedagogical and playful relevance. To support the study, several related publications—such as Segantini (2015), Tahan (2017), Silva, Pereira, and Alves (2019), Soares and Pirola (2020), Silva Filho, Lima, and Silva (2021), Bezerra (2021), Lindolfo (2021), Collins (2023), and Rigobello (2024)—were analyzed. Using the recreational problems from Tahan’s book to introduce, review, or transition through numerical expressions can provide significant benefits to students’ learning. The study concludes that Recreational Mathematics not only reshapes students’ perceptions of the difficulty of learning Mathematics but also fosters greater engagement, improving both learning outcomes and teaching practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipFUNCERNpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática Recreativa; Malba Tahan; O Homem que Calculava; Sequência Didática; Expressões Numéricas.pt_BR
dc.titleMatemática recreativa e Malba Tahan: sequência didática para o ensino de expressões numéricas no ensino fundamental II, a partir da obra o homem que calculavapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID033.298.514-81pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8636385494140124pt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas Neto, João Freire
dc.contributor.advisor1ID09925685443pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0421000549153488pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Suzany
dc.contributor.referee2Nascimento, Jefferson
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9618309429270237pt_BR
dc.contributor.referee3Bezerra, Maria
dc.contributor.referee3Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa evidenciar a importância de inserir, nas aulas de Matemática, metodologias de ensino capazes de tornar o aprendizado mais dinâmico, acessível e contextualizado, despertando nos discentes interesse pela disciplina, a fim de amenizar o distanciamento entre o estudante e a compreensão dos conceitos matemá ticos. Nesta perspectiva, destaca-se a Matemática Recreativa, considerando sua importância como abordagem metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, de forma lúdica e prazerosa. O presente estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, cujos os procedimentos metodológicos assumiram uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo principal, propor uma sequência didática para o ensino e aprendizagem de expressões numéricas nas turmas do Ensino Fundamental II, utilizando a Matemática Recreativa como ferramenta metodológica, a partir da obra “O Homem que Calculava", de Malba Tahan. A referida obra foi escolhida, tendo em vista sua importância lúdica e pedagógica. Deste modo, analisamos outros materiais publicados que possuem cunho semelhante à nossa pesquisa, Segantini (2015), Tahan (2017), Silva, Pereira e Alves (2019), Soares e Pirola (2020), Silva Filho, Lima e Silva (2021), Bezerra (2021), Lindolfo (2021), Collins (2023), Rigobello (2024), entre outros. Consideramos que utilizar os Problemas Recreativos, presentes na obra, para introduzir, revisar ou transitar no ensino de expressões numéricas pode trazer benefícios ao aprendizado dos estudantes. Portanto, a Matemá tica Recreativa, alé m de modificar a percepção dos discentes sobre a dificuldade em aprender Matemá tica, també m os aproxima da disciplina, promovendo melhorias tanto na aprendizagem quanto na prática docente.pt_BR
dc.relation.referencesGOMES, Rosa Kátia Barbosa de Brito. Matemática Recreativa e Malba Tahan: sequência didática de expressões numéricas para os anos finais do ensino fundamental, a partir da obra o homem que calculava. 2025. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples