Mostrar registro simples

dc.creatorMedeiros, Sali Elias
dc.date.accessioned2025-05-19T10:28:57Z
dc.date.available2025-05-19T10:28:57Z
dc.date.issued2025-05-12
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2893
dc.description.abstractThis work presents an experimental proposal using fixed and movable pulley systems to analyze the relationship between force and mechanical configuration in equilibrium situations. The main objective was to investigate the physical principles involved in these systems, focusing on statics and the distribution of force in different pulley arrangements. Three setups with movable pulleys and three with fixed pulleys were built and tested using accessible and low-cost materials such as wooden boards, cables, pulleys, and a calibrated digital scale. The methodology included bibliographic research and experimental practice guided by quantitative analysis. The collected data were recorded in tables and graphs, showing consistency with the theoretical prediction of mechanical advantage in systems with movable pulleys. The results confirmed the progressive reduction in the required force as the number of movable pulleys increased, as well as the constancy of force in systems with fixed pulleys. The proposal proved to be viable for application in Physics teaching, contributing to teacher training by articulating theory and practice, and offering an investigative approach to the teaching of mechanics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectExperimento Didáticopt_BR
dc.subjectVantagem Mecânicapt_BR
dc.titleAnálise experimental de sistemas de polias fixas e móveis no ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7820159128118038pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Esaú
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001377651744525pt_BR
dc.contributor.referee1Virgínio, Rhodriggo Mendes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798473329850773pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::FÍSICA::FÍSICA GERALpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta experimental com sistemas de polias fixas e móveis para a análise da relação entre força e configuração mecânica em situações de equilíbrio. O objetivo principal foi investigar os princípios físicos envolvidos nesses sistemas, com foco na estática e na distribuição da força em diferentes arranjos de roldanas. Foram construídas e testadas três montagens com polias móveis e três com polias fixas, utilizando materiais acessíveis e de baixo custo, como tábuas, cabos, roldanas e balança eletrônica aferida. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica e prática experimental orientada por análise quantitativa. Os dados obtidos foram registrados em tabelas e gráficos, e demonstraram coerência com a previsão teórica da vantagem mecânica em polias móveis. Os resultados confirmaram a redução progressiva da força necessária à medida que o número de roldanas móveis aumentou, bem como a constância da força em sistemas com polias fixas. A proposta mostrou-se viável para aplicação no ensino de Física, contribuindo para a formação docente por meio da articulação entre teoria e prática, e oferecendo uma abordagem investigativa para o ensino da mecânica.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples