Mostrar registro simples

dc.creatorSantos Neto, João Alves dos
dc.date.accessioned2025-05-08T13:15:18Z
dc.date.available2025-05-07
dc.date.available2025-05-08T13:15:18Z
dc.date.issued2025-03-13
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2885
dc.description.abstractThe present study investigates the variation in the perception of the Moon's phases at different latitudes through the construction of an experimental apparatus and comparison with simulations in the Stellarium software. The experiment was developed using easily accessible materials, including a bicycle rim and an adjustable webcam, allowing for the simulation of the Moon's appearance from different geographic positions on Earth. The comparative analysis between the images generated by the apparatus and the computational simulations revealed apparent differences in the Moon's orientation and illumination depending on the observer's latitude, highlighting the perception of the phases between hemispheres and the horizontal position of the Moon near the Equator. The results indicate that the constructed apparatus has great potential to aid in understanding the Moon's phases and the apparent changes in its illuminated portion as a function of different latitudes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMateriais de fácil acessopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleAs fases da lua e as diferentes perspectivas latitudinaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0345213434842355pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798473329850773pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798473329850773pt_BR
dc.contributor.referee2Virgínio, Rhodriggo Mendes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.contributor.referee3Brito, José Joelson Bezerra de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0274099497778014pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a variação na percepção das fases da Lua em diferentes latitudes por meio da construção de um aparato experimental e da comparação com simulações no software Stellarium. O experimento foi desenvolvido com materiais de fácil acesso, incluindo um aro de bicicleta e uma webcam ajustável, permitindo simular a visão da Lua a partir de distintas posições geográficas na Terra. A análise comparativa entre as imagens geradas pelo aparato e as simulações computacionais evidenciou aparentes diferenças na orientação e iluminação da Lua conforme a latitude do observador, destacando a percepção das fases entre os hemisférios e a posição horizontal da Lua próxima ao Equador. Os resultados indicam que o aparato construído tem um grande potencial para auxiliar na compreensão das fases da Lua e das aparentes mudanças na parte iluminada em função das diferentes latitudes.pt_BR
dc.relation.referencesAstronomia Prática: O blog oferece recursos e tutoriais sobre como criar modelos astronômicos, como o Globo Clementine, para facilitar a compreensão dos movimentos e fenômenos celestes. Para mais informações. Disponível em :https://astronomiapratica.blogspot.com/2019/03/faca-o-seu-proprio-globo clementine-da.html. Acesso em: 25 de Março de 2025. AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 2003. BACHELARD, G. (1984). A Filosofia do Não; In: OS PENSADORES. São Paulo: Abril Cultural, p. 01-87 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF, 2018. EarthSpaceLab: Outro simulador útil para visualizar a posição da Lua e como ela aparece perto do Equador, além de permitir comparações entre as diferentes localizações geográficas. Disponível em: https://www.earthspacelab.com/app/moon phases/pt. 20 de Março de 2025. IACHEL, Gustavo; LANGHI, Rodolfo; SCALVI, Rosa Maria Fernandes. Concepções alternativas de alunos do ensino médio sobre o fenômeno de formação das fases da Lua. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 5, p. 25-37, 2008. JAFELICE, Luiz Carlos. Astronomia cultural nos ensinos fundamental e médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 19, p. 57-92, 2015. LANGHI, Rodolfo. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 373-399, 2011. MICHA, Daniel Neves. Fotos da Lua pelo Mundo: um projeto observacional registrado em fotografia sobre como as fases da Lua se comparam quando observadas dos Hemisférios Norte e Sul. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 3, e3310, 2018. Moon NASA: Um simulador interativo que permite observar a Lua de diferentes perspectivas, incluindo as visualizações dos hemsférios Norte e Sul. Disponível em: https://www.earthspacelab.com/app/moon-phases/. 10 de Março de 2025. MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa subversiva. Série Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 2006. MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em ensino de ciências, v. 1, n. 1, p. 20- 39, 1996. 36 PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009. POSNER, George J. et al. Accommodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science education, v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982. SARAIVA, Maria de Fátima O.; AMADOR, Cláudio B.; KEMPER, Érico; GOULART, Paulo; MULLER, Angela. As fases da Lua numa caixa de papelão. Revista Latino Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 4, p. 9-26, 2007. STELLARIUM. Stellarium: Planetário de código aberto para o seu computador. Disponível em: https://stellarium-web.org/. 29 de Março de 2025pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples