| dc.creator | Santos Neto, João Alves dos | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-08T13:15:18Z | |
| dc.date.available | 2025-05-07 | |
| dc.date.available | 2025-05-08T13:15:18Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-13 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2885 | |
| dc.description.abstract | The present study investigates the variation in the perception of the Moon's phases at
different latitudes through the construction of an experimental apparatus and
comparison with simulations in the Stellarium software. The experiment was developed
using easily accessible materials, including a bicycle rim and an adjustable webcam,
allowing for the simulation of the Moon's appearance from different geographic
positions on Earth. The comparative analysis between the images generated by the
apparatus and the computational simulations revealed apparent differences in the
Moon's orientation and illumination depending on the observer's latitude, highlighting
the perception of the phases between hemispheres and the horizontal position of the
Moon near the Equator. The results indicate that the constructed apparatus has great
potential to aid in understanding the Moon's phases and the apparent changes in its
illuminated portion as a function of different latitudes. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Materiais de fácil acesso | pt_BR |
| dc.subject | Astronomia | pt_BR |
| dc.subject | Física | pt_BR |
| dc.title | As fases da lua e as diferentes perspectivas latitudinais | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0345213434842355 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Alcindo Mariano de | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4798473329850773 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Alcindo Mariano de | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4798473329850773 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Virgínio, Rhodriggo Mendes | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7197290222922509 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Brito, José Joelson Bezerra de | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0274099497778014 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho investiga a variação na percepção das fases da Lua em diferentes
latitudes por meio da construção de um aparato experimental e da comparação com
simulações no software Stellarium. O experimento foi desenvolvido com materiais de
fácil acesso, incluindo um aro de bicicleta e uma webcam ajustável, permitindo simular
a visão da Lua a partir de distintas posições geográficas na Terra. A análise
comparativa entre as imagens geradas pelo aparato e as simulações computacionais
evidenciou aparentes diferenças na orientação e iluminação da Lua conforme a
latitude do observador, destacando a percepção das fases entre os hemisférios e a
posição horizontal da Lua próxima ao Equador. Os resultados indicam que o aparato
construído tem um grande potencial para auxiliar na compreensão das fases da Lua
e das aparentes mudanças na parte iluminada em função das diferentes latitudes. | pt_BR |
| dc.relation.references | Astronomia Prática: O blog oferece recursos e tutoriais sobre como criar modelos
astronômicos, como o Globo Clementine, para facilitar a compreensão dos
movimentos e fenômenos celestes. Para mais informações. Disponível em
:https://astronomiapratica.blogspot.com/2019/03/faca-o-seu-proprio-globo clementine-da.html. Acesso em: 25 de Março de 2025.
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva
cognitiva. 2003.
BACHELARD, G. (1984). A Filosofia do Não; In: OS PENSADORES. São Paulo:
Abril Cultural, p. 01-87 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação
Básica. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF,
2018.
EarthSpaceLab: Outro simulador útil para visualizar a posição da Lua e como ela
aparece perto do Equador, além de permitir comparações entre as diferentes
localizações geográficas. Disponível em: https://www.earthspacelab.com/app/moon phases/pt. 20 de Março de 2025.
IACHEL, Gustavo; LANGHI, Rodolfo; SCALVI, Rosa Maria Fernandes. Concepções
alternativas de alunos do ensino médio sobre o fenômeno de formação das fases da
Lua. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 5, p. 25-37,
2008.
JAFELICE, Luiz Carlos. Astronomia cultural nos ensinos fundamental e
médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 19, p. 57-92,
2015.
LANGHI, Rodolfo. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre
concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro
de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 373-399, 2011.
MICHA, Daniel Neves. Fotos da Lua pelo Mundo: um projeto observacional
registrado em fotografia sobre como as fases da Lua se comparam quando
observadas dos Hemisférios Norte e Sul. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.
40, n. 3, e3310, 2018.
Moon NASA: Um simulador interativo que permite observar a Lua de diferentes
perspectivas, incluindo as visualizações dos hemsférios Norte e Sul. Disponível em:
https://www.earthspacelab.com/app/moon-phases/. 10 de Março de 2025.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa subversiva. Série Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 2006.
MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de
ciências: para onde vamos? Investigações em ensino de ciências, v. 1, n. 1, p. 20-
39, 1996.
36
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma
experiência. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009.
POSNER, George J. et al. Accommodation of a scientific conception: Toward a
theory of conceptual change. Science education, v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982.
SARAIVA, Maria de Fátima O.; AMADOR, Cláudio B.; KEMPER, Érico; GOULART,
Paulo; MULLER, Angela. As fases da Lua numa caixa de papelão. Revista Latino Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 4, p. 9-26, 2007.
STELLARIUM. Stellarium: Planetário de código aberto para o seu computador.
Disponível em: https://stellarium-web.org/. 29 de Março de 2025 | pt_BR |