| dc.creator | Cardoso, Alexandre Flávio | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-30T13:11:46Z | |
| dc.date.available | 2025-04-30T13:11:46Z | |
| dc.date.issued | 2021-04-19 | |
| dc.identifier.citation | CARDOSO, Alexandre Flávio. Gespública: um estudo do critério cidadãos em uma secretaria municipal de educação. 2021. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021 . | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2871 | |
| dc.description.abstract | The present study conducts an assessment of the performance of the Municipal Department of
Education, Culture and Sport of the city of Poço Branco-RN in relation to GESPÚBLICA,
specifically on the citizen-user criterion. This research, classified as exploratory and
descriptive, collected data through the application of a structured questionnaire answered by
the Secretary of Education. Subsequently, this interview was subjected to analysis, which
found that the information obtained from users is relevant to the actions performed by the
organization, however, the use of any strategy to measure the perception and satisfaction of
user-citizens was not identified. This fact presented as an obstacle to the achievement of a
management focused on excellence. In order to solve this negative point, another suggestion
would be to establish agreements with Educational Institutions, to offer internships to students
in the Marketing area in order to further promote strategies as a public agent | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Marketing | pt_BR |
| dc.subject | Gestão pública | pt_BR |
| dc.subject | Gespública | pt_BR |
| dc.subject | Critério cidadão | pt_BR |
| dc.title | Gespública: um estudo do critério cidadãos em uma secretaria municipal de educação | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008390473473174 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Queiros, Alinne Pompeu da Cunha de | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4374430849802365 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Duavy, Paulo Roberto Pimentel | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8690320052705962 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Souza, Andreza dos Santos | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7279250840750567 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Ciências sociais aplicadas | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente estudo conduz uma avaliação sobre a atuação da Secretaria Municipal de
Educação, Cultura e Desporto da cidade de Poço Branco-RN em relação ao GESPÚBLICA,
mais especificamente sobre o critério cidadão-usuário. Esta pesquisa, classificada em
exploratória e descritiva, coletou dados mediante aplicação de questionário estruturado
respondido pela então Secretária de Educação. Posteriormente, essa entrevista foi submetida à
análise, onde se constatou que as informações obtidas junto aos usuários têm relevância nas
ações executadas pela organização, contudo, não identificou-se o uso de nenhuma ferramenta
pra mensurar percepção e satisfação dos usuários-cidadãos. Este fato apresentou como um
empecilho ao alcance de uma gestão voltada à excelência. Mediante a solução deste ponto
negativo, outra sugestão, concerne em estabelecer convênios com Instituições Educacionais, a
fim de oferecer estágios a alunos da área de Marketing para dessa forma fomentar mais
eficientemente suas estratégias enquanto agente público. | pt_BR |