Mostrar registro simples

dc.creatorPontes, Alef de Farias
dc.date.accessioned2025-04-30T10:37:32Z
dc.date.available2025-04-30
dc.date.available2025-04-30T10:37:32Z
dc.date.issued2025-02-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2870
dc.description.abstractPhysics Education in Brazil primarily relies on textbooks and handouts, using texts and images as head pedagogical support. However, the representation of complex concepts, such as those of Uniform Circular Motion (UCM), through static pictures proves insufficient to address topics like period, frequency, and centripetal acceleration. Given this gap, we propose to use GIFs (Graphics Interchange Format) as an innovative didactic source capable of dynamically illustrating UCM concepts and serving as an evaluative tool. For the creation of the GIFs, the Python programming language was employed, with the aid of mathematical and graphical libraries, allowing the customization of animations according to the concepts covered in the school curriculum. A didactic sequence, based on the produced GIFs, was applied to 9th-grade classes in Elementary School, aiming to evaluate the effectiveness of this tool in the teaching-learning process. As a result, 19 GIFs were developed covering the main concepts of UCM, such as period, frequency, angular displacement, angular velocity, angular acceleration, centripetal acceleration, and transmission of circular motion. Additionally, an experience report on the application of the didactic sequence was conducted, highlighting the students' receptiveness and facilitation of concept assimilation. The creation of these GIFs demonstrates the potential of educational media in Physics teaching and paves the way for future investigations into the use of digital technologies in scientific education.pt_BR
dc.description.sponsorshipFUNCERNpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGIFspt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMovimento Circular Uniformept_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectMídias educacionaispt_BR
dc.titleCriação e uso de gifs para o ensino de movimento circular uniformept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4899103240631868pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Thiago de Araújo Sobral
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5633535208228545pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thiago de Araújo Sobral
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5633535208228545pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Tibério Magno de Lima
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0342527360465926pt_BR
dc.contributor.referee3Santos Júnior , Cícero Elias dos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Físicapt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Física no Brasil tem nos livros didáticos e apostilas o uso de textos e imagens como o seu principal suporte pedagógico. No entanto, a representação de conceitos complexos, como os do Movimento Circular Uniforme (MCU), por meio de figuras estáticas, mostra-se insuficiente para abordar temas como período, frequência e aceleração centrípeta. Diante dessa lacuna, propõe-se o uso de GIFs animados (Graphics Interchange Format) como recurso didático inovador, capaz de ilustrar dinamicamente os conceitos do MCU e servir como ferramenta avaliativa. Para a criação dos GIFs, foi empregada a linguagem de programação Python, com o auxílio de bibliotecas matemáticas e gráficas, permitindo a personalização das animações conforme os conceitos abordados no currículo escolar. Uma sequência didática, baseada nos GIFs produzidos, foi aplicada em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de avaliar a eficácia dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, foram desenvolvidos 19 GIFs que abrangem os principais conceitos do MCU, como período, frequência, espaço angular, velocidade angular, aceleração angular, aceleração centrípeta e transmissão de movimento circular. Além disso, foi realizado um relato de experiência sobre a aplicação da sequência didática, destacando a receptividade dos alunos e a facilitação da assimilação dos conceitos. A criação desses GIFs não apenas demonstra o potencial das mídias educacionais no ensino de Física, mas também abre caminho para futuras investigações sobre o uso de tecnologias digitais na educação científica.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples