Mostrar registro simples

dc.creatorFreire, Manuela Hannah de Mendonça
dc.date.accessioned2025-04-24T16:59:50Z
dc.date.available2025-04-24T16:59:50Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationFREIRE, Manuela Hannah de Mendonça. Qualidade de serviço educacional no ensino remoto emergencial: uma análise no curso de Marketing do IFRN à luz do modelo SERVQUAL. 2021. Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2859
dc.description.abstractThe general objective of the research is to analyze the quality level of emergency remote education (ERE) in the view of students in the marketing technology higher education course at the IFRN campus Natal - Zona Norte. To this end, a descriptive research was conducted, conducted by a survey with a quantitative approach. Data were collected through a questionnaire applied with the help of google forms, with 83 students from CST in Marketing at IFRN. The data were analyzed using descriptive statistics, averaging test and multiple regression analysis, using the Stata 16.0 Software. The results indicate for the superior expectation the perception in all dimensions. However, relatively high values were identified on average for the perception of quality, which show that students positively perceive the services offered by the higher education institution. Some predictors of the perception and expectation of students about the quality of educational services provided by the studied course were identified, based on the variables that characterize these students and evaluated their adaptation to the ERE model. Among these relationships, the influence of the academic performance index, the student's ability to reconcile daily tasks with the ERE, among others, stood out. Finally, the results measured in this research indicate that the educational services provided by the CST in Marketing at the IFRN, despite the challenges of the pandemic, have achieved good levels of quality in the perception of its students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectQualidade em serviçopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectSERVQUALpt_BR
dc.titleQualidade de serviço educacional no ensino remoto emergencial: uma análise no curso de Marketing do IFRN à luz do modelo SERVQUALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Danjour, Miler Franco
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3227692835220119pt_BR
dc.contributor.referee1Danjour, Miler Franco
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3227692835220119pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Marlene
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316211255036866pt_BR
dc.contributor.referee3Medeiros, Bruno Campelo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920500636736136pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo geral analisar o nível de qualidade do ensino remoto emergencial (ERE) na visão dos alunos do curso superior de tecnologia em marketing do IFRN campus Natal – Zona Norte. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, conduzida por uma survey de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através de questionário aplicado com o auxílio do google forms, com 83 estudantes do CST em Marketing do IFRN. Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas, teste de média e análise de regressão múltipla, no Software Stata 16.0. Os resultados indicam para a expectativa superior a percepção em todas as dimensões. Todavia foram identificados valores em média para percepção da qualidade relativamente elevados, os quais evidenciam que os estudantes percebem de forma positiva os serviços ofertados pela IES. Foram identificados alguns preditores da percepção e expectativa dos estudantes acerca da qualidade dos serviços educacionais prestados pelo CST em Marketing, a partir das variáveis que caracterizam estes estudantes e avaliaram a sua adaptação ao modelo ERE. Dentre estas relações destacaram-se a influência do índice de rendimento acadêmico, a capacidade do estudante em conciliação as tarefas diárias com o ERE, dentre outras. Finalmente, os resultados aferidos na presente pesquisa, indicam que a os serviços educacionais prestados pelo CST em Marketing do IFRN, apesar dos desafios da pandemia, tem alcançado bons níveis de qualidade na percepção dos seus estudantes.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples