Mostrar registro simples

dc.creatorSoares, Fernando José
dc.date.accessioned2025-03-21T13:40:08Z
dc.date.available2023-12-09
dc.date.available2025-03-21T13:40:08Z
dc.date.issued2023-08-02
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2836
dc.description.abstractThe objective of the research was to identify the factors that lead rural youth and adults to abandon the EJA classroom at the João Lino da Silva Indigenous Municipal School, in the Catu Indigenous Community, Canguaretama/RN, and point out possible ways to combat school dropout. in EJA at that school. For this, qualitative research was carried out, with documentary analysis, bibliographical survey and data collection through questionnaires and interviews. Two types of questionnaires were applied: one with the three former EJA teachers and the other with the school's two current managers, and the interviews were carried out with 12 former students. The results revealed that the factors that most contribute to the evasion of EJA students at the João Lino Indigenous School are work, tiredness, lack of incentive and even the student's lack of interest. Therefore, fatigue acquired from carrying out day-to-day activities is the main reason for so many dropouts.We also found that teachers look for various alternatives to encourage students to stay at school and at the same time students also face a “battle”, as most of the time they are unable to balance work, family and school, almost always causing them to drop out. school, unfortunately the need to work to provide for themselves and their families overcomes the desire to study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEscola João Lino da Silvapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleEducação no campo para jovens e adultos : evasão na escola municipal indígena João Lino da Silva, Catu Canguaretama/ RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Ana Mônica de Britto
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Farias, José Vilani de
dc.contributor.referee1Costa, Ana Mônica de Britto
dc.contributor.referee2Candido, Daniela Karina
dc.contributor.referee3Maia, Marcio Monteiro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi identificar os fatores que levam os jovens e adultos campesinos a abandonarem a sala de aula da EJA na Escola Municipal Indígena João Lino da Silva, na Comunidade Indígena Catu, Canguaretama/RN, e apontar possíveis caminhos de combate à evasão escolar em EJA na referida escola. Para isso foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativo, com análise documental, levantamento bibliográfico e coleta de dados por meio de questionário e a entrevista. Foram aplicados dois tipos de questionários: um com as três exprofessoras da EJA e outro com as duas gestoras atuais da escola, e as entrevistados foram realizadas com 12 ex-alunos. Os resultados revelaram que os fatores que mais contribuem para a evasão dos alunos da EJA, na Escola Indígena João Lino, são o trabalho, o cansaço, a falta de incentivo esternos, e entre estes, o cansaço adquirido com a realização das atividades diárias, foi o principal motivo de tantas desistências. Também constatamos que os professores buscam várias alternativas para incentivar os alunos a permanecerem na escola e ao mesmo tempo os alunos também enfrentam uma “batalha”, pois na maioria das vezes não conseguem conciliar trabalho, família e escola, ocasionando, quase sempre, o abandono escolar, infelizmente a necessidade de trabalhar para prover o seu sustento e o de suas famílias vence a vontade de estudar.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples