Mostrar registro simples

dc.creatorFé, Emerson Samy Barreto da
dc.date.accessioned2025-03-21T13:37:31Z
dc.date.available2024-05-04
dc.date.available2025-03-21T13:37:31Z
dc.date.issued2023-05-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2835
dc.description.abstractThe main objective of this article is to analyze how teachers perceive and approach themes about gender identity and sexuality in the classroom at the João Tibúrcio State School (EEJT), located in the municipality of Goianinha/RN. In addition, it aims to investigate appropriations, challenges, demands and refutations in the school routine about gender relations and their implications in that school, addressing concepts and laws that seek to improve life and the rights of the LGBTQIAP+ community before society. For this, qualitative, descriptive and exploratory research was developed. The data collection instrument was a questionnaire, containing 10 semi-open questions, which were applied between March 1st and 4th, 2023 with the help of the Google Forms tool, with the target audience being 30 teachers from the research locus school. The theoretical contribution of the study included authors such as Louro (2013), Freire, et al. (2016), Ebershoff, (2016), Butler ( 2003), among others. The research results bring "essential" speeches, which show that teachers must always be in constant formation, increasing even more their professional experience regarding the themes in question, and also the immediate need for the school to adopt pedagogical proposals on gender issues and sexuality in the classroom, so that it can facilitate discussions and ways to make people aware of the condition of affective and sexual diversity of human beings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleSexualidade e trajetória escolar : percepção dos professores da Escola Estadual João Tibúrcio sobre identidade de gênero dos estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ana Cristina Pereira
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO artigo tem como principal objetivo analisar como os docentes percebem e abordam as temáticas sobre identidade de gênero e sexualidade na sala de aula, na Escola Estadual João Tibúrcio (EEJT), situada no município de Goianinha/RN. Além disso, tem a finalidade de investigar apropriações, desafios, demandas e refutações no cotidiano escolar acerca das relações de gênero e suas implicações na referida escola, abordando conceitos e leis que buscam a melhoria de vida e o direito da comunidade LGBTQIAP+ perante a sociedade. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, de natureza descritiva e exploratória. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo 10 perguntas semiabertas, que foram aplicados entre os dias 01 a 04 de março 2023 com o auxílio da ferramenta Google Forms, tendo como público alvo 30 professores da escola locus da pesquisa. O aporte teórico do estudo contou com autores como Louro (2013), Freire, et al. (2016), Ebershoff (2016), Butler ( 2003), dentre outros. O resultado da pesquisa traz falas "essenciais", que mostram que os professores devem estar sempre em constante formação, aumentando ainda mais sua experiência profissional a respeito dos temas em questão. E também, a necessidade imediata da comunidade escolar começar a enxergar além de seus muros, se perceba enquanto espaço politico importante do exercício da liberdade, para que assim adote propostas pedagógicas sobre questões de gênero e sexualidade em sala de aula, portanto possibilite a criação de intervenções, discussões e maneiras de conscientizar as pessoas a respeito da condição de diversidade afetiva e sexual dos seres humanos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples