dc.creator | Rocha, Maria de Fátima da | |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T13:34:22Z | |
dc.date.available | 2023-06-02 | |
dc.date.available | 2025-03-21T13:34:22Z | |
dc.date.issued | 2023-06-02 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2833 | |
dc.description.abstract | This research analyzes the relationship between education and work in the community of Fazenda outeiro in the light of the trajectories of the uprooting process of rural subjects who return as educators at the Dr. José Targino, located in the city of Canguaretama/RN. At first, a bibliographic research of authors was used, such as Gramsci (1978); Caldart (2005); Hage (2011); Arroyo (2007); Frigotto and Ciavatta (2012) that bring reflections referring to the themes of study, such as rural education, work as an educational principle, teacher training and the uprooting of the subject from the field. In the second moment, an exploratory-descriptive approach was used, with the qualitative method for analysis. To achieve the objectives of the study, nonprobabilistic convenience sampling was used, in which people were selected according to the objectives established by the researcher. As for data collection and analysis instruments, a semi-structured interview script and content analysis were used. From the results, it was observed that the roots that made the branches grow and bear fruit in the trajectory of these educators were not well watered for the necessary to grow, but that they can be overcome and rescued in order to generate the appropriation of these subjects through knowledge. academic and not the other way around. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relação educação e trabalho | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Desenraizamento | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Educação e trabalho na comunidade do Outeiro : uma análise à luz das trajetórias dos educadores da Escola Municipal Dr. José Targino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Ivickson Ricardo de Miranda | |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa a relação entre educação e trabalho na comunidade da Fazenda outeiro à luz das trajetórias do processo de desenraizamento de sujeitos do campo que retornam como educadores da Escola Municipal Dr. José Targino, situada na cidade de Canguaretama/RN. No primeiro momento, foi utilizado uma pesquisa bibliográfica de autores, como Gramsci (1978); Caldart (2005); Hage (2011) ; Arroyo (2007); Frigotto e Ciavatta (2012) que trazem reflexões referentes aos temas de estudo, tais como educação do campo, trabalho como princípio educativo, formação docente e o desenraizamento do sujeito do campo. No segundo momento, usou-se uma abordagem exploratória-descritiva, com o método qualitativo para análise. Para alcançar os objetivos do estudo, foi utilizada a amostragem não-probabilística por conveniência, na qual foi selecionado as pessoas de acordo com os objetivos estabelecidos pelo investigador. Enquanto aos instrumentos de coleta e análise dos dados, usou-se um
roteiro de entrevistas, semi-estruturado e uma análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se que as raízes que fizeram crescer os galhos e dar frutos na trajetória desses educadores não foram bem regadas para que crescesse o necessário, mas que podem ser superados e resgatados de forma a gerar a apropriação destes sujeitos pelo conhecimento acadêmico e não o contrário. | pt_BR |