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dc.creatorSilva, Maria Adelaide do Nascimento
dc.date.accessioned2025-03-21T13:32:35Z
dc.date.available2023-04-04
dc.date.available2025-03-21T13:32:35Z
dc.date.issued2023-04-04
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2832
dc.description.abstractThe Common National Curriculum Base for elementary school – early years –, with regard to the guidelines for the Human Sciences, recommends learning and improving skills starting in kindergarten through high school. They are the understanding of the world around the student and the history of his surroundings, such as the history of his municipality, and general knowledge such as deforestation and its causes, in addition to historical knowledge about the construction of Brazilian culture. In this way, forming critical thinking and also initiating a more humanizing and refined reasoning with personal knowledge and affective responsibility, encompassing skills as a basis for the student's intellectual development. The main focus of this research is to investigate some of the main difficulties encountered by History teachers when dealing with the development of skills aimed at teaching cultural diversity, focusing mainly on African and indigenous culture. It is also about thinking about whether there is a deficit of knowledge about these themes, and how this potentially affects not only the academic performance of students in later years, but also in their social and personal spheres. The research typology is composed by exploratory study, which allows for a more critical analysis of data. The sampling took place with a quantitative and qualitative approach, to analyze the data obtained, in order to provide full freedom for an analysis that allows the development of critical arguments about the responses obtained, clarifying and modifying concepts and ideas, with a view to formulating problems more precise or hypotheses that allow further studies and continuity of work. The research concludes that the need to bring the school body together with teacher training is essential for a social construction that encourages ethnic freedom of expression to overcome the criticism of stereotypes and prejudices, points that are still very present, in addition to maintaining the current social inequality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEducação afrocentradapt_BR
dc.subjectDiversidade étnicapt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e relações étnicos-raciais – desafios e possibilidades de uma educação afrocentradapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Raphael de Souza
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental – anos iniciais –, no que tange às diretrizes para as Ciências Humanas, recomenda aprendizados e aprimoramento de habilidades com início no ensino infantil até o ensino médio. São elas a compreensão do mundo em volta do aluno e a história do que lhe cerca, como a história do seu município, e conhecimentos gerais como o desmatamento e suas causas, além de conhecimentos históricos sobre a construção da cultura brasileira. Deste modo, formando o pensamento crítico e, também, dando início a um raciocínio mais humanizador e apurado com conhecimento pessoal e responsabilidade afetiva, englobando as competências como base para o desenvolvimento intelectual do aluno. Esta pesquisa tem como foco principal investigar algumas das principais dificuldades encontradas pelos professores de História ao tratar do desenvolvimento das habilidades destinadas ao ensino da diversidade cultural, com recorte principalmente no que diz respeito à cultura africana e à indígena. Trata-se ainda de pensar se existe um déficit de conhecimentos acerca desses temas, e como isso potencialmente afeta não só o rendimento acadêmico dos alunos nos anos posteriores, mas também em seus âmbitos sociais e pessoais. A tipologia da pesquisa é composta pelo estudo exploratório, que permite uma análise mais crítica dos dados. A amostragem se deu com abordagem quantitativa e qualitativa, para analisar os dados obtidos, de modo a proporcionar a plena liberdade para uma análise que permite desenvolver argumentos críticos acerca das respostas obtidas, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses que permitam estudos posteriores e continuidade do trabalho. A pesquisa conclui que a necessidade de aproximação do corpo escolar aliado à formação de professores é essencial para uma construção social que estimule a liberdade étnica de expressão para desta forma sobrevir a crítica de estereótipos e preconceitos, sendo estes pontos ainda muito presentes, além de manterem a desigualdade social vigente.pt_BR


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