dc.creator | Silva, Ana Claudia Antônio da | |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T14:00:31Z | |
dc.date.available | 2023-05-01 | |
dc.date.available | 2025-03-19T14:00:31Z | |
dc.date.issued | 2023-02-06 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2823 | |
dc.description.abstract | The article aims to identify, within an ethnomathematics perspective, the mathematical knowledge present in the practice of braiding hair and its potential in contributing to the teaching of mathematics at school. In order to achieve the objectives, in addition to a bibliographical study, we
were inspired by the research methodology of autobiographical narrative, through the author's
experience as a trancist and student of the degree course in rural education with qualification in
Mathematics. We take Ethnomathematics, Rural Education and Federal Law n.11.645/2008 as a
theoretical basis. With the results of the research, we conclude that the practice of braiding hair mobilizes mathematical knowledge, which can help in school teaching, as they present some mathematical concepts in a contextualized way and the teacher, with this practice, will be able to strengthen the identity and rescue the culture and history AfroBrazilian. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trancista | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem etnomatemática da profissão de trancista e sua contribuição para o ensino da matemática na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Farias, José Vilani de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo tem como objetivo identificar, dentro de uma perspectiva etnomatemática, os conhecimentos matemáticos presentes na prática de trançar os cabelos e sua potencialidade na contribuição para o ensino de matemática na escola. Para atingir os objetivos, além de um estudo bibliográfico, nos inspiramos na metodologia de pesquisa de narrativa
autobiográfica, por meio da experiência da autora como trancista e discente do curso de licenciatura em educação do campo com habilitação em Matemática. Tomamos como base teórica a Etnomatemática, a Educação do campo e a Lei
federal n.11.645/2008. Com os resultados da pesquisa, concluímos que a prática de trançar cabelos mobiliza conhecimentos matemáticos, que podem ajudar no ensino escolar, pois apresentam de maneira contextualizada alguns conceitos matemáticos e o professor com essa prática, poderá fortalecer a identidade e resgatar a cultura e a história afro-brasileira. | pt_BR |