Mostrar registro simples

dc.creatorConceição, Nicélia Rosa da Silva
dc.date.accessioned2025-03-19T13:57:40Z
dc.date.available2024-01-04
dc.date.available2025-03-19T13:57:40Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2821
dc.description.abstractSpecial education is a teaching modality offered preferably in the regular education network for students with disabilities. Aiming to better understand this universe, this article is the result of a qualitative research, of a descriptive and exploratory nature, which aimed to understand how the education of students with disabilities enrolled in the Juarez Rabelo Municipal School, located in the municipality of Canguaretama/RN, takes place. A questionnaire, containing open and closed questions, was applied to the teachers of that school between the months of December 2022 and April 2023, with the help of the Google Forms tool. It relied on the responses of 20 of the teachers who work in classes in the final years of Elementary School and who have students with disabilities. The theoretical framework adopted for analyzing the results relied on authors such as Oliveira and Veloso (2017), Noronha and Pinto (2022), Locatel et al. (2018), as well as specific documents in the area, such as the Salamanca Declaration (1994), among others related to the approach to special education and inclusive. The results revealed that there is a systematic inclusion of students with disabilities in the school investigated, including a variety of these disabilities. Despite this, the principle still sticks to insertion, as there are no practices and structures that implement the meaning of inclusion then legally indicated and theoretically defended, even if specific attitudes are evident on the part of some teachers, with the aim of meeting some of the specific demands of students with disabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA educação de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : um estudo na Escola Municipal Juarez Rabelo - Canguaretama/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Albino, Giovana Gomes
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA educação especial é uma modalidade de ensino oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos com deficiência. Visando conhecer melhor esse universo, este artigo resulta de uma pesquisa do tipo qualitativa, de naturezas descritiva e exploratória, que teve por objetivo compreender como ocorre a educação dos alunos com deficiência matriculados na Escola Municipal Juarez Rabelo, localizada no município de Canguaretama/RN. Um questionário, contendo questões abertas e fechadas, foi aplicado aos professores da referida escola entre os meses de dezembro de 2022 e abril de 2023, com o auxílio da ferramenta Google Forms. Contou com as respostas de 20 dos professores que atuam em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e que possuem alunos com deficiência. O aporte teórico adotado para análise dos resultados contou com autores como Oliveira e Veloso (2017), Noronha e Pinto (2022), Locatel et al. (2018), bem como documentos específicos da área, como a Declaração de Salamanca (1994), dentre outros relacionados à abordagem da educação especial e inclusiva. Os resultados revelaram que existe uma inserção sistemática dos alunos com deficiência na escola investigada, inclusive contando-se com uma variedade dessas deficiências. Apesar disso, o princípio ainda se atém à inserção, pois não há práticas e estrutura que efetivem o sentido da inclusão então indicado legalmente e defendido teoricamente, mesmo que se evidenciem atitudes pontuais, por parte de alguns professores, no intuito de atenderem a algumas das demandas específicas dos alunos com deficiência.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples