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dc.creatorRocha, Monaliza Andrade da
dc.date.accessioned2025-03-14T11:18:18Z
dc.date.available2025-01-18
dc.date.available2025-03-14T11:18:18Z
dc.date.issued2025-01-21
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2817
dc.description.abstractThis article addresses the challenges faced by educators at Escola Municipal Dr. José Targino, located in the rural community of Outeiro, in Canguaretama/RN. The objective of the research was to identify and analyze the obstacles that teachers encounter in the context of rural education, as well as the practices they adopt to overcome them and the achievements achieved with their students. The relevance of the study arises from the growing recognition of the need for education that respects and values the cultural and social specificities of rural communities, promoting teaching that not only transfers knowledge, but also empowers students in their realities. The precarious conditions frequently observed in rural areas and in their schools in Brazil highlight the urgency of measures to transform these realities. The theoretical framework of the study is based on the Rural Education axis, with contributions from authors such as Caldart (2009) and Hage (2014). Data were collected through an electronic questionnaire applied to three teachers from Early Childhood Education and the initial years of Elementary School at Escola Municipal Dr. José Targino. The results include a description and reflection on the challenges identified, with emphasis on multiserialization, a topic frequently discussed in the literature in the area. The final considerations recognize the possibilities and potential in teachers' practices, even in the face of the numerous challenges faced.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDesafios docentespt_BR
dc.titleDesafios enfrentados por professores da educação do campo : conhecendo a prática dos educadores da Escola Municipal Dr. José Targino/Canguaretama-RNpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda os desafios enfrentados pelos educadores da Escola Municipal Dr. José Targino, situada na comunidade rural do Outeiro, em Canguaretama/RN. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar os obstáculos que os professores encontram no contexto da educação do campo, assim como as práticas que adotam para superá-los e as conquistas alcançadas com seus alunos. A relevância do estudo decorre do crescente reconhecimento da necessidade de uma educação que respeite e valorize as especificidades culturais e sociais das comunidades rurais, promovendo um ensino que não apenas transfira conhecimento, mas também empodere os alunos em suas realidades. As condições precárias frequentemente observadas nas áreas rurais e em suas escolas no Brasil ressaltam a urgência de medidas para transformar essas realidades. O referencial teórico do estudo fundamenta-se no eixo da Educação do Campo, com contribuições de autores como Caldart (2009) e Hage (2014). Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico aplicado a três professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. José Targino. Os resultados incluem uma descrição e reflexão sobre os desafios identificados, com destaque para a multisseriação, um tema frequentemente abordado na literatura da área. As considerações finais reconhecem as possibilidades e potencialidades nas práticas dos docentes, mesmo diante dos inúmeros desafios enfrentados.pt_BR


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