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dc.creatorOliveira, Meyriane Costa de
dc.date.accessioned2025-03-14T10:54:20Z
dc.date.available2023-02-01
dc.date.available2025-03-14T10:54:20Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2813
dc.description.abstractThe present work discusses a perception about the historical and cultural processes of indigenous people who traditionally occupy the space in the countryside. The research subjects mentioned in this work are the indigenous community of Sagi- “Countryside and water peoples”, namely native indigenous fishermen, farmers, collectors, and artisans of the community. The aim of this research is to provoke a clear understanding of who they are as a resistant people and how they can contribute to local education, being knowledgeable of their tradition, their customs and way of fishing life. For education to be recognized by law, it is necessary to approach the realities of this community, understanding who they are, how the process of their own and ancestral education took place, how it resists until today. It is also inevitable to observe if the access to rights happens. Thus, traditional knowledge can be understood as a way of making evident the education of the countryside present there, and, consequently, learning from them, in addition to passing this knowledge on. This can be a way to advance an indigenous education to the following local generations and an instrument for a solid indigenous educational policy in Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos do campo e das águaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectTradição indígenapt_BR
dc.titleEducação indígena da comunidade do Sagi - uma educação tradicional do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Flávio Rodrigo Freire
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre uma percepção a respeito dos processos históricos e culturais de indígenas que tradicionalmente ocupam o espaço no campo. Os sujeitos da pesquisa, mencionados neste trabalho, são os que formam a comunidade indígena do Sagi - “Povos do campo e das águas”: nativos indígenas pescadores, agricultores, coletores e artesãos da comunidade. Busca-se, nesta pesquisa, provocar uma reflexão sobre quem são enquanto povo resistente e sobre como podem contribuir com a educação local, sendo conhecedores de sua tradição, seu costume e modo de vida pesqueira. Para que a educação de fato seja reconhecida por direito, é necessária uma aproximação das realidades dessa comunidade; o entendimento de quem são, de como se deu o processo de uma educação própria, ancestral e como resistem até hoje. Também é inevitável a observação se o acesso a direitos cidadãos acontece. Sendo assim, busca-se neste trabalho compreender os conhecimentos tradicionais como forma de tornar evidente a educação do campo ali presente e, consequentemente, aprender com eles, além de repassar esse conhecimento adiante. Isso pode ser um caminho para o avanço de uma educação própria indígena às gerações locais seguintes e instrumento para uma política educacional indígena sólida no Rio Grande do Norte.pt_BR


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