dc.creator | Oliveira, Meyriane Costa de | |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T10:54:20Z | |
dc.date.available | 2023-02-01 | |
dc.date.available | 2025-03-14T10:54:20Z | |
dc.date.issued | 2023-02-01 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2813 | |
dc.description.abstract | The present work discusses a perception about the historical and cultural
processes of indigenous people who traditionally occupy the space in the countryside. The
research subjects mentioned in this work are the indigenous community of Sagi-
“Countryside and water peoples”, namely native indigenous fishermen, farmers, collectors,
and artisans of the community. The aim of this research is to provoke a clear understanding
of who they are as a resistant people and how they can contribute to local education, being
knowledgeable of their tradition, their customs and way of fishing life. For education to be
recognized by law, it is necessary to approach the realities of this community, understanding
who they are, how the process of their own and ancestral education took place, how it resists until today. It is also inevitable to observe if the access to rights happens. Thus, traditional knowledge can be understood as a way of making evident the education of the countryside present there, and, consequently, learning from them, in addition to passing this knowledge on. This can be a way to advance an indigenous education to the following local generations and an instrument for a solid indigenous educational policy in Rio Grande do Norte. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Povos do campo e das águas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Tradição indígena | pt_BR |
dc.title | Educação indígena da comunidade do Sagi - uma educação tradicional do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Flávio Rodrigo Freire | |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discorre sobre uma percepção a respeito dos processos históricos e culturais de indígenas que tradicionalmente ocupam o espaço no campo. Os sujeitos da pesquisa, mencionados neste trabalho, são os que formam a comunidade indígena do Sagi - “Povos do campo e das águas”: nativos indígenas pescadores, agricultores, coletores e artesãos da comunidade. Busca-se, nesta pesquisa, provocar uma reflexão sobre quem são enquanto povo resistente e sobre como podem contribuir com a educação local, sendo conhecedores de sua tradição, seu costume e modo de vida
pesqueira. Para que a educação de fato seja reconhecida por direito, é necessária uma aproximação das realidades dessa comunidade; o entendimento de quem são, de como se deu o processo de uma educação própria, ancestral e como resistem até hoje. Também é inevitável a observação se o acesso a direitos cidadãos acontece. Sendo assim, busca-se neste trabalho compreender os conhecimentos tradicionais como forma de tornar evidente a educação do campo ali presente e, consequentemente, aprender com eles, além de repassar esse conhecimento adiante. Isso pode ser um caminho para o avanço de uma educação própria indígena às gerações locais seguintes e instrumento para uma política educacional indígena sólida no Rio Grande do Norte. | pt_BR |