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dc.creatorSilva, Ana Lúcia da
dc.date.accessioned2025-03-14T10:49:37Z
dc.date.available2023-05-01
dc.date.available2025-03-14T10:49:37Z
dc.date.issued2023-05-01
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2810
dc.description.abstractMany adults, including women and men, in rural communities still lack basic schooling, given the high rates of illiteracy and non-completion of primary and secondary education in rural areas in our country. Sitio Areia Branca, in Canguaretama/RN, is another example of this reality. Given this scenario, this article presents the results of a survey that sought to identify objectives and expectations that make adult women from Sitio Areia Branca want to return to their studies. For his, an exploratory-descriptive field research was carried out, with a qualitative approach that used as a data collection instrument a semi-structured interview applied in June 2022, in the community itself, with 5 non-literate adult women. The theoretical contribution of the study included authors such as Caldart (2012), Barbosa and Santos (2021), among others, in addition to legal documents, such as Law 9.394/1996. The research results bring “strong” speeches, which show a deconstructed course of schooling, crossed especially by working early and taking care of children (most cited reasons). The meanings they attribute to becoming literate also populate our results and elucidate the desire for more dignified living conditions. Currently, they carry with them the desire to go back to school and finally learn to read and write, but various reasons pointed out in the research still persist, the lack of a school in the community being one of those that prevents them from fulfilling this desire.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectRetorno aos estudospt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleO desejo de retornar aos estudos na visão de mulheres adultas do sítio Areia Branca. em Canguaretama/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Honda, Clarissa Souza de Andrade
dc.contributor.advisor1Lattes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoMuitas pessoas adultas, dentre mulheres e homens, nas comunidades do campo ainda carecem de escolarização básica, tendo em vista os altos índices de analfabetismo e não conclusão de Ensino Fundamental e Médio no campo em nosso pais. O Sitio Areia Branca, em Canguaretama/RN, é mais um exemplo dessa realidade. Diante deste cenário, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar objetivos e expectativas que fazem mulheres adultas do Sitio Areia Branca desejarem retornar aos estudos. Para isso, foi empreendida uma pesquisa de campo exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada aplicada em junho de 2022, na própria comunidade, com 5 mulheres adultas não-alfabetizadas. O aporte teórico do estudo contou com autores como Caldart (2012), Barbosa e Santos (2021), dentre outros, além de documentos legais, como a Lei 9.394/1996. Os resultados da pesquisa trazem falas “fortes”, que mostram um percurso desconstruído de escolarização, atravessado especialmente pelo trabalho cedo e pelo cuidado com os filhos (motivos mais citados). Os sentidos que atribuem a conseguir se alfabetizar também povoam nossos resultados e elucidam o desejo de condições mais dignas de vida. Atualmente carregam consigo o desejo de voltar a estudar e, enfim aprender a ler e a escrever, porém variados motivos apontados na pesquisa ainda persistem, sendo a falta de uma escola na comunidade um dos que as impede de realizar esse desejo.pt_BR


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