Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Celielda Berto de
dc.date.accessioned2025-02-13T14:52:38Z
dc.date.available2025-01-14
dc.date.available2025-02-13T14:52:38Z
dc.date.issued2024-01-04
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2720
dc.description.abstractThis study is the result of the Completion Work of a Specialization Course in Youth and Adult Education in the Context of Diversity, offered by the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Canguaretama/RN. The research sought to investigate the reasons and difficulties encountered by women who return to school in the Youth and Adult Education (EJA) modality based on their own narratives. The proposal consists of knowing, recording and giving importance to the experiences of EJA students, from Escola Municipal João Guió, which is located on the street: Leônidas de Paula nº 255, center CEP: 59170-000 in the municipality of Arez in the state of Rio Grande do NorteRN, located 59 kilometers from the capital Natal/RN. That through the collection of testimonies using the oral history methodology. Semi-structured interviews were used as a methodological resource to understand the changes in these women's lives and how they adapted to this environment. To achieve this, the study sought support from the following authors: Guacira Lopes Louro (1997), Heleieth Saffioti (1992), Joan Scott(1990), Chimamanda Adiche (2015).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleMulheres estudantes da EJA : memórias, trajetórias e impasses para escolarizaçãopt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Diversidade, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Canguaretama/RN. A pesquisa procurou investigar os motivos e as dificuldades encontradas por mulheres que retornam à escola na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de suas próprias narrativas. A proposta consiste em conhecer, registrar e dar importância às vivências das alunas da EJA, da Escola Municipal João Guió, que fica localizada na rua: Leônidas de Paula nº 255, centro CEP: 59170-000 no município de Arez no estado do Rio Grande do NorteRN, ficando localizada a 59 quilômetros da capital Natal/RN. Que por meio da coleta de depoimentos utilizando a metodologia da história oral. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas como recurso metodológico para compreender as mudanças na vida dessas mulheres e como elas se adaptaram a esse ambiente. Para isso, o estudo buscou o apoio dos seguintes autores: Guacira Lopes Louro (1997), Heleieth Saffioti (1992), Joan Scott (1990), Chimamanda Adiche (2015).pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples