Mostrar registro simples

dc.creatorMACEDO, LAIZ MARA MENESES
dc.date.accessioned2024-07-19T23:06:45Z
dc.date.available2024-07-19T23:06:45Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.citationMACEDO, Laiz Mara Meneses. Colcha de retalhos: formação de professores no curso de especialização em educação profissional, na modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientadora: Ilane Ferreira Cavalcante. 2023. 135 f. Tese (Doutorado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2644
dc.description.abstractThe research in question analyzes the complex fabric that comprises the teacher education process within the Specialization in Professional Education, in the distance education modality, offered by the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Natal Zona Leste). The study investigated the specificities of the curriculum, pedagogical foundations, and the formative perspective involved, as well as the conceptions of the specialization's management team and the Federal Institute regarding the education provided in the aforementioned postgraduate course. Rooted in a descriptive and interpretive method supported by a qualitative approach, semi-structured interviews were employed as the main data collection instrument. Furthermore, documentary research was conducted to gather relevant data sources about the specialization under discussion. Bibliographies, documents, and testimonies were systematized through Discursive Textual Analysis. This recursive movement allowed for the analysis of the produced data and the development of this thesis, which demonstrates how teacher education, in this specific context, revealed itself as an intricate process, intertwined with internal challenges and antagonisms. In this context, the metaphor of sewing represents the construction of a patchwork quilt, with subtle zigzag movements, oscillating between an emancipatory and a pragmatic formation. Teacher education in this particular context is permeated by the struggle between projects and is subject to different views and interests, reflecting the positions of various actors involved in this specialization.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEspecialização em educação profissionalpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSpecialization in professional educationpt_BR
dc.titleColcha de retalhos : formação de professores no curso de especialização em educação profissional, na modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7092778708411649pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ilane Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7082961004575723pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Maria Luísa Furlan
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6836134905831335pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Elizama das Chagas
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267112166781954pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Roberto Douglas da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5278397734472529pt_BR
dc.contributor.referee4Henrique, Ana Lúcia Sarmento
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475297305451211pt_BR
dc.contributor.referee5Santos, Antonio Marques dos
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6970575408586491pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa em questão analisa a complexa textura que compõe a formação de professores no âmbito do curso de Especialização em Educação Profissional, na modalidade a distância, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Natal Zona Leste). Foram investigadas as especificidades do currículo, alicerces pedagógicos e a perspectiva formativa que o envolve, bem como as concepções do corpo gestor da especialização e do IFRN no que concerne à formação ofertada no referido curso Lato Sensu. Nessa incursão, enraizada em um método descritivo e interpretativo que se respaldou na abordagem qualitativa, as entrevistas semiestruturadas foram empregadas como principal instrumento de coleta de dados. Ademais, uma pesquisa documental foi realizada para coletar fontes de dados relevantes sobre a especialização em pauta. Referências bibliográficas, documentos e depoimentos foram sistematizados por intermédio da Análise Textual Discursiva (Galiazzi; Sousa, 2019). Este movimento recursivo permitiu a análise dos dados produzidos e a elaboração desta tese que demonstra como a formação docente, nesse contexto específico, revelou-se em um processo emaranhado de desafios e antagonismos internos. A metáfora da costura, representa, nesse contexto, a construção de uma colcha de retalhos, com sutis movimentos de ziguezague, entre uma formação emancipadora e uma formação pragmatista. A formação de professores no referido contexto está permeada pela disputa entre projetos e está sujeita a diferentes visões e interesses, que refletem as posições dos diversos atores que atuam nessa especialização.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples