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dc.creatorDantas, Naciram Pereira
dc.date.accessioned2024-05-29T10:45:31Z
dc.date.available2024-05-29T10:45:31Z
dc.date.issued2024-05-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2630
dc.description.abstractThis work proposes an approach to teaching hydrostatics, highlighting the integration between science, technology and society. Initially, the basic concepts of hydrostatics are presented and the importance of its teaching for understanding natural and technological phenomena and an approach to the use of cisterns to store water in locations where piped water is not available, as well as the use of mechanical pumps to its elevation. Next, a methodology is detailed that emphasizes the use of teaching resources and pedagogical strategies that promote reflection on social issues related to water and the role of technology in this context. It is intended that the results obtained with the application of the proposal indicate an improvement in students' understanding of hydrostatic principles, in addition to a greater awareness of the importance of water and technological advances for society. It is concluded that the integration between science, technology and society in the teaching of hydrostatics can significantly contribute to a more complete and critical training of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipFUNCERNpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectBomba Hidráulicapt_BR
dc.subjectHidrostáticapt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de hidrostática com ênfase em ciência, tecnologia e sociedadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1496536430412811pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798473329850773pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee2Virginio, Rhodriggo Mendes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exata e da Terrapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma abordagem para o ensino de hidrostática, destacando a integração entre ciência, tecnologia e sociedade. Inicialmente, são apresentados os conceitos básicos de hidrostática e a importância do seu ensino para a compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos e uma abordagem no uso de cisternas para o armazenamento de água em localidades que não chegam água encanada como também o uso de bombas mecânicas para a sua elevação. Em seguida, é detalhada uma metodologia que enfatiza a utilização de recursos didáticos e estratégias pedagógicas que promovem a reflexão sobre questões sociais relacionadas à água e o papel da tecnologia nesse contexto. Pretende-se que os resultados obtidos com a aplicação da proposta indiquem uma melhoria na compreensão dos alunos sobre os princípios hidrostáticos, além de uma maior conscientização sobre a importância da água e dos avanços tecnológicos para a sociedade. Conclui-se que a integração entre ciência tecnologia e sociedade no ensino de hidrostática pode contribuir significativamente para uma formação mais completa e crítica dos estudantes.pt_BR
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