dc.creator | Dantas, Naciram Pereira | |
dc.date.accessioned | 2024-05-29T10:45:31Z | |
dc.date.available | 2024-05-29T10:45:31Z | |
dc.date.issued | 2024-05-20 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2630 | |
dc.description.abstract | This work proposes an approach to teaching hydrostatics, highlighting the integration between science, technology and society. Initially, the basic concepts of hydrostatics are presented and the importance of its teaching for understanding natural and technological phenomena and an approach to the use of cisterns to store water in locations where piped water is not available, as well as the use of mechanical pumps to its elevation. Next, a methodology is detailed that emphasizes the use of teaching resources and pedagogical strategies that promote reflection on social issues related to water and the role of technology in this context. It is intended that the results obtained with the application of the proposal indicate an improvement in students' understanding of hydrostatic principles, in addition to a greater awareness of the importance of water and technological advances for society. It is concluded that the integration between science, technology and society in the teaching of hydrostatics can significantly contribute to a more complete and critical training of students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FUNCERN | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Bomba Hidráulica | pt_BR |
dc.subject | Hidrostática | pt_BR |
dc.title | Uma proposta para o ensino de hidrostática com ênfase em ciência, tecnologia e sociedade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1496536430412811 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Alcindo Mariano de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4798473329850773 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ricardo Rodrigues da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2057761593634233 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Virginio, Rhodriggo Mendes | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7197290222922509 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exata e da Terra | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma abordagem para o ensino de hidrostática, destacando a integração entre ciência, tecnologia e sociedade. Inicialmente, são apresentados os conceitos básicos de hidrostática e a importância do seu ensino para a compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos e uma abordagem no uso de cisternas para o armazenamento de água em localidades que não chegam água encanada como também o uso de bombas mecânicas para a sua elevação. Em seguida, é detalhada uma metodologia que enfatiza a utilização de recursos didáticos e estratégias pedagógicas que promovem a reflexão sobre questões sociais relacionadas à água e o papel da tecnologia nesse contexto. Pretende-se que os resultados obtidos com a aplicação da proposta indiquem uma melhoria na compreensão dos alunos sobre os princípios hidrostáticos, além de uma maior conscientização sobre a importância da água e dos avanços tecnológicos para a sociedade. Conclui-se que a integração entre ciência tecnologia e sociedade no ensino de hidrostática pode contribuir significativamente para uma formação mais completa e crítica dos estudantes. | pt_BR |
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