dc.relation.references | ANDRADE, Simone Giardi. Inclusão escolar e formação continuada de professores: relações e contrapontos. Poiésis, Tubarão, n. 1, v. 1, p. 86-100, 2008. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/24. Acesso em: 19 nov. 2023.
BAPTISTA DE SOUZA, Rondon Tatsuta Yamane. SOUZA, Leandro de Oliveira. OLIVEIRA, Sarah Ragonha de. TAKAHASHI, Erico Luis Hoshiba. Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 2, p. 395–410, abr. 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BATISTA, Michel Corci. Um estudo sobre o ensino de astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais. 2016. 183 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência e a Matemática) - Centro de Ciências Exatas, UEM, Maringá, 2016.
BISCH, Sérgio Mascarello. Introdução à astronomia. Universidade Aberta e a Distância do Brasil. UFES. Vitória, 2012. Disponível em: https://acervo.sead.ufes.br/arquivos/introducao-a-astronomia.pdf. Acesso em: 19 de nov. 2023.
BRETONES, Paulo Sergio. Disciplinas introdutórias de Astronomia nos cursos superiores do Brasil. 1999. 187p. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas: IG/UNICAMP, 1999. Disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/disciplinas-introdutorias-e-astronomia-nos-cursos-superiores-do-brasil/thesisview/++widget++form.widgets.thesis/@@download/1999_BRETONES_D_UNICAMP.pdf. Acesso em: 19 de out. de 2023.
CANALLE, João Batista Garcia. Oficina de Astronomia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Observatórios Virtuais, 1994. Disponível em: http://www.telescopiosnaescola.pro.br/oficina.pdf. Acesso em: 7 de set. 2023.
CANALLE, João Batista Garcia; LATTARI, Cleiton Joni Benetti; TREVISAN, Rute Helena. Assessoria na avaliação do conteúdo de astronomia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 7–16, 1997a. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7037. Acesso em: 17 nov. 2023.
CANALLE, João Batista Garcia; LATTARI, Cleiton Joni Benetti; TREVISAN, Rute Helena. Análise do conteúdo de Astronomia de livros de Geografia de 1º grau. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 254–263, 1997b. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6983. Acesso em: 17 nov. 2023.
CARRASCOSA, Jaime. Análise da formação continuada e permanente dos professores de Ciências ibero-americano. In: MENEZES, Luis Carlos de (org.). Formação continuada de professores de Ciências - no âmbito ibero-americano. Campinas: Ed. Associados, 1996. cap. 1, p. 7-44.
CARVALHO, Tassiana Feranda Genzini de; RAMOS, João Eduardo Fernandes. A BNBB e o ensino da Astronomia: o que muda na sala de eula e na formação dos professores. Revista Currículo e Docência, v. 02, n. 02, 2020.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CERQUEIRA JÚNIOR, Welington; ALMEIDA, Robenil dos Santos; CONCEIÇÃO, Regiane dos Santos da; DUTRA, Glênon. Confiança demonstrada por estudantes de pedagogia sobre o ensino de astronomia para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 20, 2015. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/download/228/312/782. Acesso em: 17 nov. 2023.
CONCHETI, Andreza; MARTINS, Valéria; GARCIA, Alessandro; SOUZA, Thiago de, LEITE, Cristina. A astronomia em exames vestibulares e no ENEM: uma análise das questões quanto à temática e a problematização. I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, Anais, Rio de Janeiro, 2011.
CUNHA, Ana Maria de Oliveira; KRASILCHIK, Myriam. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. Anais.. Caxambu: ANDEP, 2000. Acesso em: 15 dez. 2023.
DANTAS, Rosemeire da Silva. Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
DIAS E DIAS, Thayná Cristina; SITKO, Camila Maria; LANGHI, Rodolfo. A presença e as características da Astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos Projeto Pedagógicos de Cursos do Brasil. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 25, p. e42063, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/5GyQkfM7fGJTFGQjMFdRMwL/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 19 de nov. 2023.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
GATTI, Bernardete Angelina. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 27, p. 97–114, 2003. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179. Acesso em: 12 dez. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONZAGA, Edson Pereira; VOELZKE, Marcos Rincon. Análise das concepções astronômicas apresentadas por professores de algumas escolas estaduais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 1–12, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/4PLnXxkH54hvvZF7VK99dZc/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.
GRAVINA, Maria Helena; BUCHEWEITZ, Bernardo. Mudanças nas concepções alternativas dos alunos relacionadas a eletricidade. Revista brasileira de ensino de física, v.16, n. 1-4, p.110-119. 1994. Disponível em: https://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol16a11.pdf. Acesso em: 27 de nov. 2023.
HANSEN, Taís Regina; ZAMBON, Luciana Bagolin. Abordagem da Astronomia em livros didáticos de Física para o Ensino Médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), v. 1, n. 36, 2023. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/677. Acesso em: 21 nov. 2023.
IACHEL, Gustavo; LANGHI, Rodolfo; SCALVI, Rosa Maria Fernandes. Concepções Alternativas de alunos do Ensino Médio sobre o fenômeno de formação das Fases da Lua. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 5, p. 25–37, 2008. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/111. Acesso em: 15 dez. 2023.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino de Astronomia: Erros conceituais mais comuns presente em livros didáticos de Ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 87–111, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6055. Acesso em: 18 nov. 2023.
LANGHI, Rodolfo. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009. Disponível em: https://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/TES_DOUT/TES_DOUT20091105_LANGHI%20RODOLFO.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 4402–4412, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/jPYT5PRkLsy5TJQfM8pDWKB/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Formação de Professores e seus saberes disciplinares em Astronomia Essencial nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Ensaio, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/rBkGV5RCPZbFxfX6mBP5hgD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 nov. de 2023.
LANGHI, Rodolfo; OLIVEIRA, Fabiana Andrade de; VILAÇA, Janer. Formação reflexiva de professores em Astronomia: indicadores que contribuem no processo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 461–477, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n2p461. Acesso em: 27 nov. 2023.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 nov. 2023.
MACIEL, Walter Junqueira (ed.). Astronomia e Astrofísica: curso de extensão universitária. São Paulo: IAG/USP, 1991. Disponível em: https://www.iag.usp.br/sites/default/files/2023-01/2022_maciel_astronomia_astrofisica-c.pdf. Acesso em: 7 de nov. de 2023.
MALUF, Vitérico Jabur. A Terra no espaço: a desconstrução do objeto real na construção do objeto científico. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2000.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
MENEZES, Luis Carlos de. Características convergentes no ensino de Ciências nos países ibero-americanos e na formação de seus professores. In: MENEZES, Luis Carlos de (org.). Formação continuada de professores de Ciências - no âmbito ibero-americano. Campinas: Ed. Associados, 1996. cap. 2, p. 45-58.
MILONE, André de Castro; WUENSCHE, Carlos Alexandre; RODRIGUES, Cláudia Vilega; D'AMICO, Flávio; JABLONSKI, Francisco José; CAPELATO, Hugo Vicente; BRAGA, João; CECATTO, José Roberto; VILAS BOAS, José Williams; AGUIAR, Odylio Denys de; MIRANDA, Oswaldo Duarte. Introdução à astronomia e astrofísica. São José dos Campos: INPE, 2018. Disponível em: http://www.inpe.br/ciaa2018/arquivos/pdfs/apostila_completa_2018.pdf. Acesso em: 12 de nov. 2023.
MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e o ensino de ciências: para onde vamos?. In: investigações em ensino de ciências. v. 1, p. 20-39, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/645. Acesso em: 30 de nov. 2023.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt.
OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Eclipses. Instituto de Física da UFRGS, 2017. Disponível em:http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm. Acesso em: 18 nov. 2023.
OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: [S.N.], 2014. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/livro.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023.
OLIVEIRA, Paulo Henrique Portela. Leis de Kepler do movimento planetário nos livros didáticos de Física do Programa Nacional do Livro Didático de 2014: Um estudo à luz de aspectos conceituais, didático-metodológicos e históricos. Feira de Santana/BA, 2015. 70 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Astronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS. Disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/leis-de-kepler-do-movimento-planetario-nos-livros-didaticos-de-fisica-do-programa-nacional-do-livro-didatico-de-2014-um-estudo-a-luz-de-aspectos-conceituais-didatico-metodologicos-e-historicos. Acesso em: 17 nov. 2023.
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. A Física na formação de professores do ensino fundamental. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli, FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Revista Conjectura: Filosofia e Educação, 14(2), 77-88, 2009.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, María Aurora Gómez; LUQUE, Margarita Limón; SERRANO, Alberto Sanz. Procesos cognitivos em la compreension de La ciência: las ideas de los adolescentes sobre la química. Madrid: Centro de Publicaciones del Ministerio de Educación y Ciencia. 1991.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, María Aurora Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RHODEN, Fabieli Hertz; PAULETTI, Diogo. Análise conceitual e didática dos conteúdos de Astronomia apresentados em livros de ensino fundamental. In: Repositório Digital UFFS. 2015. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/603/1/RHODEN.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.
ROS, Rosa Maria. Sistema Tierra-Luna-Sol: Fases y eclipses. Barcelona: Antares, 2012. Disponível em: http://sac.csic.es/astrosecundaria/es/cursos/formato/materiales/conferencias_talleres/T3_es.pdf. Acesso em: 4 de set. 2023.
SANTOS, Raquel de Oliveira dos; FLORCZAK, Marcos Antônio. Análise da inserção do conteúdo de astronomia no exame nacional do ensino médio do brasil (1998-2018). Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 29, p. 73-86, 2020.
SILVA, Vania Fernandes; BASTOS, Fernando. Formação de professores de Ciências: reflexões sobre a formação continuada. Alexandria, p. 150-188, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37718. Acesso em: 5 de dez. 2023.
SILVEIRA, Fernando Lang da. Mudanças no tamanho aparente da Lua. Instituto de Física da UFRGS, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Tamanho_Lua.pdf. Acesso em: 15 de dez. 2023.
SOBREIRA, Paulo Henrique Azevedo; RIBEIRO, José Pedro Machado. Erros conceituais de Astronomia em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - PNLD 2021. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 35, 2023. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/661. Acesso em: 7 nov. 2023.
SOUZA, Ruberley Rodrigues; NARDI, Roberto. Mapas conceituais e concepções alternativas em Física: uma proposta de estruturação. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(04), 187-206. 2019. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/139/134. Acesso em: 07 dez. 2023.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
UBINSKI, Juliana Alves da Silva; STRIEDER, Dulce Maria. Concepção de Alunos sobre as Fases da Lua e os Eclipses Lunar e Solar: Relato de Experiência. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 141–146, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n2p141-146.
VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Léa. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como. 4. Ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. | pt_BR |