Mostrar registro simples

dc.creatorMedeiros, Diego Araújo de
dc.date.accessioned2024-05-23T16:18:26Z
dc.date.available2024-05-23T16:18:26Z
dc.date.issued2024-01-10
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2629
dc.description.abstractThe deficiency in the initial training of teachers who teach science in basic education is indicated by research as an issue to be overcome in the teaching of astronomy. This monograph deals with the continuing education of teachers through the study of pedagogical workshops. The general aim of this research is to assess the intention of teachers in continuing education, who are part of a postgraduate course in Science Teaching at IFRN-Campus Caicó, to incorporate the knowledge acquired in the workshops into their teaching practices. It is based on a number of relevant aspects, such as the importance of teaching astronomy, challenges in training science teachers and the need for continuing education. The typology of the research in question is qualitative-quantitative in its data, using action research as a methodological procedure, and its data collection is based on questionnaires (pre- and post-activities). The results show the heterogeneity of the participants, who recognize the importance of astronomy but face difficulties such as a lack of teaching materials and a lack of interest on the part of the astronomy teacher. However, the results also show an interest in educational workshops, including a preference for simpler models and easily accessible materials. This research has demonstrated the potential of astronomy teaching workshops as a tool for continuing teacher training.pt_BR
dc.description.sponsorshipFUNCERNpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectProfessor de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectOficina Pedagógicapt_BR
dc.titleOficinas pedagógicas sobre astronomia como ferramenta de formação continuada para professores da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4455922202659920pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798473329850773pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Esau Cesario
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001377651744525pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoA deficiência na formação inicial de professores que lecionam ciências na Educação Básica é indicada pelas pesquisas como uma questão a ser superada no Ensino de Astronomia. Esta monografia aborda a formação continuada de professores mediante o estudo relativo à realização de oficinas pedagógicas. Assim o objetivo geral desta pesquisa é avaliar a intenção que professores em formação continuada, que integram uma turma de pós-graduação em Ensino de Ciências do IFRN-Campus Caicó, teriam em incorporar os conhecimentos adquiridos nas oficinas às suas práticas pedagógicas. Sua fundamentação baseia-se em diversos aspectos relevantes, tais como a importância do Ensino de Astronomia, desafios na formação de Professores de Ciências e da necessidade de Formação Continuada. A tipologia da pesquisa em questão é de natureza quali-quantitativa em seus dados, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa-ação, sendo sua coleta de dados a partir de questionários (pré e pós-atividades). Os resultados evidenciam a heterogeneidade dos participantes, reconhecendo a importância da Astronomia, mas enfrentando dificuldades como a falta de material didático e desinteresse por parte do professor de Astronomia. Contudo, os resultados também mostram o interesse por oficinas pedagógicas, incluindo a preferência por modelos mais simples e com materiais de fácil acesso. Essa pesquisa demonstrou o potencial que as oficinas pedagógicas em astronomia possuem como ferramenta na formação continuada de professores.pt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Simone Giardi. Inclusão escolar e formação continuada de professores: relações e contrapontos. Poiésis, Tubarão, n. 1, v. 1, p. 86-100, 2008. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/24. Acesso em: 19 nov. 2023. BAPTISTA DE SOUZA, Rondon Tatsuta Yamane. SOUZA, Leandro de Oliveira. OLIVEIRA, Sarah Ragonha de. TAKAHASHI, Erico Luis Hoshiba. Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 2, p. 395–410, abr. 2019. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BATISTA, Michel Corci. Um estudo sobre o ensino de astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais. 2016. 183 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência e a Matemática) - Centro de Ciências Exatas, UEM, Maringá, 2016. BISCH, Sérgio Mascarello. Introdução à astronomia. Universidade Aberta e a Distância do Brasil. UFES. Vitória, 2012. Disponível em: https://acervo.sead.ufes.br/arquivos/introducao-a-astronomia.pdf. Acesso em: 19 de nov. 2023. BRETONES, Paulo Sergio. Disciplinas introdutórias de Astronomia nos cursos superiores do Brasil. 1999. 187p. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas: IG/UNICAMP, 1999. Disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/disciplinas-introdutorias-e-astronomia-nos-cursos-superiores-do-brasil/thesisview/++widget++form.widgets.thesis/@@download/1999_BRETONES_D_UNICAMP.pdf. Acesso em: 19 de out. de 2023. CANALLE, João Batista Garcia. Oficina de Astronomia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Observatórios Virtuais, 1994. Disponível em: http://www.telescopiosnaescola.pro.br/oficina.pdf. Acesso em: 7 de set. 2023. CANALLE, João Batista Garcia; LATTARI, Cleiton Joni Benetti; TREVISAN, Rute Helena. Assessoria na avaliação do conteúdo de astronomia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 7–16, 1997a. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7037. Acesso em: 17 nov. 2023. CANALLE, João Batista Garcia; LATTARI, Cleiton Joni Benetti; TREVISAN, Rute Helena. Análise do conteúdo de Astronomia de livros de Geografia de 1º grau. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 254–263, 1997b. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6983. Acesso em: 17 nov. 2023. CARRASCOSA, Jaime. Análise da formação continuada e permanente dos professores de Ciências ibero-americano. In: MENEZES, Luis Carlos de (org.). Formação continuada de professores de Ciências - no âmbito ibero-americano. Campinas: Ed. Associados, 1996. cap. 1, p. 7-44. CARVALHO, Tassiana Feranda Genzini de; RAMOS, João Eduardo Fernandes. A BNBB e o ensino da Astronomia: o que muda na sala de eula e na formação dos professores. Revista Currículo e Docência, v. 02, n. 02, 2020. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011. CERQUEIRA JÚNIOR, Welington; ALMEIDA, Robenil dos Santos; CONCEIÇÃO, Regiane dos Santos da; DUTRA, Glênon. Confiança demonstrada por estudantes de pedagogia sobre o ensino de astronomia para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 20, 2015. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/download/228/312/782. Acesso em: 17 nov. 2023. CONCHETI, Andreza; MARTINS, Valéria; GARCIA, Alessandro; SOUZA, Thiago de, LEITE, Cristina. A astronomia em exames vestibulares e no ENEM: uma análise das questões quanto à temática e a problematização. I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, Anais, Rio de Janeiro, 2011. CUNHA, Ana Maria de Oliveira; KRASILCHIK, Myriam. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. Anais.. Caxambu: ANDEP, 2000. Acesso em: 15 dez. 2023. DANTAS, Rosemeire da Silva. Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. DIAS E DIAS, Thayná Cristina; SITKO, Camila Maria; LANGHI, Rodolfo. A presença e as características da Astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos Projeto Pedagógicos de Cursos do Brasil. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 25, p. e42063, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/5GyQkfM7fGJTFGQjMFdRMwL/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 19 de nov. 2023. GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023. GATTI, Bernardete Angelina. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 27, p. 97–114, 2003. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179. Acesso em: 12 dez. 2023. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GONZAGA, Edson Pereira; VOELZKE, Marcos Rincon. Análise das concepções astronômicas apresentadas por professores de algumas escolas estaduais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 1–12, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/4PLnXxkH54hvvZF7VK99dZc/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 nov. 2023. GRAVINA, Maria Helena; BUCHEWEITZ, Bernardo. Mudanças nas concepções alternativas dos alunos relacionadas a eletricidade. Revista brasileira de ensino de física, v.16, n. 1-4, p.110-119. 1994. Disponível em: https://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol16a11.pdf. Acesso em: 27 de nov. 2023. HANSEN, Taís Regina; ZAMBON, Luciana Bagolin. Abordagem da Astronomia em livros didáticos de Física para o Ensino Médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), v. 1, n. 36, 2023. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/677. Acesso em: 21 nov. 2023. IACHEL, Gustavo; LANGHI, Rodolfo; SCALVI, Rosa Maria Fernandes. Concepções Alternativas de alunos do Ensino Médio sobre o fenômeno de formação das Fases da Lua. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 5, p. 25–37, 2008. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/111. Acesso em: 15 dez. 2023. LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino de Astronomia: Erros conceituais mais comuns presente em livros didáticos de Ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 87–111, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6055. Acesso em: 18 nov. 2023. LANGHI, Rodolfo. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009. Disponível em: https://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/TES_DOUT/TES_DOUT20091105_LANGHI%20RODOLFO.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023 LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 4402–4412, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/jPYT5PRkLsy5TJQfM8pDWKB/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 18 nov. 2023. LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Formação de Professores e seus saberes disciplinares em Astronomia Essencial nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Ensaio, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/rBkGV5RCPZbFxfX6mBP5hgD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 nov. de 2023. LANGHI, Rodolfo; OLIVEIRA, Fabiana Andrade de; VILAÇA, Janer. Formação reflexiva de professores em Astronomia: indicadores que contribuem no processo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 461–477, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n2p461. Acesso em: 27 nov. 2023. LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 nov. 2023. MACIEL, Walter Junqueira (ed.). Astronomia e Astrofísica: curso de extensão universitária. São Paulo: IAG/USP, 1991. Disponível em: https://www.iag.usp.br/sites/default/files/2023-01/2022_maciel_astronomia_astrofisica-c.pdf. Acesso em: 7 de nov. de 2023. MALUF, Vitérico Jabur. A Terra no espaço: a desconstrução do objeto real na construção do objeto científico. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2000. MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999. MENEZES, Luis Carlos de. Características convergentes no ensino de Ciências nos países ibero-americanos e na formação de seus professores. In: MENEZES, Luis Carlos de (org.). Formação continuada de professores de Ciências - no âmbito ibero-americano. Campinas: Ed. Associados, 1996. cap. 2, p. 45-58. MILONE, André de Castro; WUENSCHE, Carlos Alexandre; RODRIGUES, Cláudia Vilega; D'AMICO, Flávio; JABLONSKI, Francisco José; CAPELATO, Hugo Vicente; BRAGA, João; CECATTO, José Roberto; VILAS BOAS, José Williams; AGUIAR, Odylio Denys de; MIRANDA, Oswaldo Duarte. Introdução à astronomia e astrofísica. São José dos Campos: INPE, 2018. Disponível em: http://www.inpe.br/ciaa2018/arquivos/pdfs/apostila_completa_2018.pdf. Acesso em: 12 de nov. 2023. MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e o ensino de ciências: para onde vamos?. In: investigações em ensino de ciências. v. 1, p. 20-39, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/645. Acesso em: 30 de nov. 2023. NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt. OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Eclipses. Instituto de Física da UFRGS, 2017. Disponível em:http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm. Acesso em: 18 nov. 2023. OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: [S.N.], 2014. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/livro.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023. OLIVEIRA, Paulo Henrique Portela. Leis de Kepler do movimento planetário nos livros didáticos de Física do Programa Nacional do Livro Didático de 2014: Um estudo à luz de aspectos conceituais, didático-metodológicos e históricos. Feira de Santana/BA, 2015. 70 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Astronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS. Disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/leis-de-kepler-do-movimento-planetario-nos-livros-didaticos-de-fisica-do-programa-nacional-do-livro-didatico-de-2014-um-estudo-a-luz-de-aspectos-conceituais-didatico-metodologicos-e-historicos. Acesso em: 17 nov. 2023. OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. A Física na formação de professores do ensino fundamental. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999. PAVIANI, Neires Maria Soldatelli, FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Revista Conjectura: Filosofia e Educação, 14(2), 77-88, 2009. POZO, Juan Ignacio; CRESPO, María Aurora Gómez; LUQUE, Margarita Limón; SERRANO, Alberto Sanz. Procesos cognitivos em la compreension de La ciência: las ideas de los adolescentes sobre la química. Madrid: Centro de Publicaciones del Ministerio de Educación y Ciencia. 1991. POZO, Juan Ignacio; CRESPO, María Aurora Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. RHODEN, Fabieli Hertz; PAULETTI, Diogo. Análise conceitual e didática dos conteúdos de Astronomia apresentados em livros de ensino fundamental. In: Repositório Digital UFFS. 2015. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/603/1/RHODEN.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023. ROS, Rosa Maria. Sistema Tierra-Luna-Sol: Fases y eclipses. Barcelona: Antares, 2012. Disponível em: http://sac.csic.es/astrosecundaria/es/cursos/formato/materiales/conferencias_talleres/T3_es.pdf. Acesso em: 4 de set. 2023. SANTOS, Raquel de Oliveira dos; FLORCZAK, Marcos Antônio. Análise da inserção do conteúdo de astronomia no exame nacional do ensino médio do brasil (1998-2018). Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 29, p. 73-86, 2020. SILVA, Vania Fernandes; BASTOS, Fernando. Formação de professores de Ciências: reflexões sobre a formação continuada. Alexandria, p. 150-188, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37718. Acesso em: 5 de dez. 2023. SILVEIRA, Fernando Lang da. Mudanças no tamanho aparente da Lua. Instituto de Física da UFRGS, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Tamanho_Lua.pdf. Acesso em: 15 de dez. 2023. SOBREIRA, Paulo Henrique Azevedo; RIBEIRO, José Pedro Machado. Erros conceituais de Astronomia em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - PNLD 2021. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 35, 2023. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/661. Acesso em: 7 nov. 2023. SOUZA, Ruberley Rodrigues; NARDI, Roberto. Mapas conceituais e concepções alternativas em Física: uma proposta de estruturação. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(04), 187-206. 2019. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/139/134. Acesso em: 07 dez. 2023. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997. UBINSKI, Juliana Alves da Silva; STRIEDER, Dulce Maria. Concepção de Alunos sobre as Fases da Lua e os Eclipses Lunar e Solar: Relato de Experiência. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 141–146, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n2p141-146. VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Léa. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como. 4. Ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples