dc.relation.references | ASSIS, André Koch Torres; RAVANELLI, Fábio Miguel de Matos. Reflexões sobre o conceito de centro de gravidade nos livros didáticos. Ciência & Ensino, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5099422/mod_resource/content/1/artigo%201.pdf. Acesso em 22 dez. 2023.
AURÉLIO, Marco. Meditações. São Paulo: Montecristo Editora, 2019.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. A ciência como forma de conhecimento. Ciências & Cognição, v. 8, p. 127-142, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212006000200014. Acesso em: 23 dez. 2023.
BAUER, M. W.; GASKEL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. Disponível em: https://tecnologiamidiaeinteracao.files.wordpress.com/2017/10/pesquisa-qualitativa-com-texto-imagem-e-som-bauer-gaskell.pdf. Acesso em: 13 nov. 2024.
BERBEL, N. A. N. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v.17, n. esp., p.7-17, 1996. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/44943. Acesso em: 20 nov. 2024.
BONJORNO, J. R.; CLINTON, B. A.; RANGEL, G. Física - História e Cotidiano. 6. ed. São Paulo: FTD, 2016.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA (SEMTEC). Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio+: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
BOARO, Marcelo. 86 – ENEM 2011 – Física – Mecânica – Questão 86 resolvida (caderno Azul). Vídeo. 5min21s. publicado pelo canal professor Boaro. 25 set. 2014. Disponível em: https://youtu.be/1fxPKLawezY . Acesso em: 03 dez. 2023.
CARLUCCI, Fabiano Lustre; SANTOS, Iago Renan Germiniani dos. Grandezas físicas aplicadas a uma catapulta: Energia potencial elástica. ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 12, n. 12, 2016.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. et al. A história da ciência, a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula. Revista da Faculdade de Educação, v. 19, n. 2, p. 245-256, 1993. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33529. Acesso em: 30 out. 2023.
CARVALHO, Elyson A. N. et al. Medição de velocidade angular com alta resolução usando enconders de baixa resolução e PLL. Revista Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automática, v. 21, p. 616-625, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ca/a/JJPfvgsGSDSyXC4yGYvyVvJ/. Acesso em: 25 out. 2023.
CLEMENT, Luiz; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo; NASCIMENTO, Tiago Belmonte. Resolução de Problemas no ensino de física baseado numa abordagem investigativa, Bauru. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003, Bauru. Anais... Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003. p. 1-13.
DE ANDRADE MARTINS, Roberto. A relação massa-energia e energia potencial. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 6, n. especial, p. 56-80, 1989. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10070. Acesso em: 17 dez. 2023.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. et al. A história da ciência, a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula. Revista da Faculdade de Educação, v. 19, n. 2, p. 245-256, 1993. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33529. Acesso em: 11 set. 2023.
DELIZOICOV, Demétrio. Problemas e problematizações. Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, p. 125-150, 2001. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/214670/mod_resource/content/1/Problemas%20e%20Problematizacao%20-%20Dem%C3%A9trio%20Delizoicov.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
DÍAZ RODRIGUEZ, Félix Maciel. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador: EDUFBA, 2011.
DUARTE, Marcos. Estimação da performance em eventos esportivos utilizando a mecânica clássica e modelos analíticos. Esporte e atividade física. São Paulo, Manole, 2002.
DWECK, Carol. Edição atualizada pelo Mindset: Mudando a forma como você pensa para realizar seu potencial. Hachette Reino Unido, 2017
FÁVERO, Maria Helena; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. A resolução de problemas em física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica. Investigações em ensino de ciências, v. 6, n. 2, p. 143-196, 2001. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/582/375. Acesso em: 24 ago. 2024.
FURTADO, U. J.; LEONEL, A. A. Resolução de Problemas e Problemas Abertos: Uma Investigação no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11370. Acesso em: 1 nov. 2023.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Halliday. David. Fundamentos de Física :Volume I; mecânica. David. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC 2008.
HEWITT, Paul. Física Conceitual-12. São Paulo: Bookman Editora, 2015.
MAXWELL, James Clerk. Conservação da Energia: a roda de Maxwell. 2017. Disponível em: http://www.astro.iag.usp.br/~barai/TEACHING/2021-LFI/Experimento1_Conservacao_da_Energia.pdf. Acesso em 23 de abr. 2024.
MIRANDA, Igor Ramon Sinimbú; HIRAI, Leda Yumi; BICALHO, Frederico da Silva. Resoluções de problemas: uma análise das questões de física do processo seletivo da UEPA do ano de 2015. Revista Ciências & Ideias, v. 11, n. 1, p. 123-137, 2020. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1181. Acesso em 13 nov. 2023.
MOREIRA, A. M. Uma análise crítica do ensino de Física. Rio Grande do sul: Estudos avançados. 2018
OLIVEIRA, Caio Ferrari de. Os contextos na prova de ciências da natureza do ENEM: uma medida do seu impacto no desempenho dos estudantes. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2014. 129f. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2014.922957 Acesso em: 02 dez. 2024.
PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. Sobre a resolução de problemas no ensino da física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 14, n. 3, p. 229-253, 1997. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6982. Acesso em 15 nov. 2023.
PÉREZ, Daniel Gil; et al. ‘Questionando a didática de resolução de problemas: elaboração de um modelo alternativo.’ In: Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis/BRA, UFSC, v.09 n.01, p.07-19, 1992. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7501. Acesso em: 11 nov. 2023.
POZO, J. I. (Org). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed,1998.
RUSSOMANNO, Tiago Guedes. Desenvolvimento de ferramentas de análise de desempenho de atletas em 3 diferentes modalidades= Handebol, Provas Combinadas e Salto com Vara. 2011. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2011. 120f. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2011.817374. Acesso em: 23 dez. 2023.
SANTIAGO, Tatiane Feu Teixeira. Modelo de ensino para mudanças conceituais: desenvolvendo o conceito de centro de gravidade. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018. 107f. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8130. Acesso em: 19 dez. 2023.
SANTOS, Flavia Rezende Valle dos; OSTERMANN, Fernanda. A prática do professor e a pesquisa em ensino de física: Novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 3, p. 316-337, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6374. Acesso em 22 nov. 2023.
SILVA, Vailton Afonso da; MARTINS, Maria Inês. Análise de questões de Física do Enem pela taxonomia de Bloom revisada. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, p. 189-202, 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/epec/a/Mt7prZW6xZd7GhhByDJc9wH/. Acesso em: 18 nov. 2023.
SILVEIRA, Fernando Lang da; BARBOSA, Marcia Cristina Bernardes; SILVA, Roberto da. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, p. 1101, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11173710001. Acesso em 1 dez. 2023. | pt_BR |