Mostrar registro simples

dc.creatorFélix, Luana Karine Cândido
dc.date.accessioned2024-05-03T19:10:52Z
dc.date.available2024-05-03
dc.date.available2024-05-03T19:10:52Z
dc.date.issued2024-04-18
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2628
dc.description.abstractThis study aims to analyze the issues of entrance exams and ENEM, focusing on understanding the different types of energy involved in pole vaulting, especially the conservation of mechanical energy. The research focused on specific questions that address energy transformations during the athlete's movement in this sport, with emphasis on critical moments of the jump, such as the maximum height reached. The main purpose is to provide a clear and precise analysis of how these problems address the concepts of mechanical energy in this specific scenario, aiming to expand the need for concise questions that address the athlete's movement in the pole vault, emphasizing all stages of the transformation process. Furthermore, the importance of a critical approach to solving problems in physics is highlighted, highlighting the need for continuous reflection on the presentation of questions and the development of the skills necessary to solve them effectively. Thus, the detailed analysis of the issues not only contributes to a better understanding, but also promotes the development of a more insightful elaboration of issues that involve physical concepts of energy transformation within a system, as is the specific case of pole vaulting.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblemas de físicapt_BR
dc.subjectAnálise de questõespt_BR
dc.subjectEnergia mecânicapt_BR
dc.subjectSalto com varapt_BR
dc.titleSalto com vara e conservação de energia mecânica: uma análise das questões de física em vestibularespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3432474321904778pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Esaú Cesario
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001377651744525pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798473329850773pt_BR
dc.contributor.referee2Virgínio, Rhodriggo Mendes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar as questões dos vestibulares e do ENEM, com foco na compreensão dos diferentes tipos de energia envolvidos no salto com vara, especialmente na conservação de energia mecânica. A pesquisa concentrou-se em questões específicas que abordam as transformações de energia durante o movimento do atleta nessa modalidade esportiva, com ênfase nos momentos críticos do salto, como a altura máxima alcançada. O principal propósito é fornecer uma análise clara e precisa de como esses problemas abordam os conceitos da energia mecânica nesse cenário específico, visando ampliar a necessidade de questões concisas que abordem o movimento do atleta no salto com vara, enfatizando todas as etapas do processo de transformação. Além disso, destaca-se a importância de uma abordagem crítica na resolução de problemas em física, ressaltando a necessidade de uma reflexão contínua sobre a apresentação das questões e o desenvolvimento das habilidades necessárias para resolvê-las de maneira eficaz. Assim, a análise detalhada das questões não só contribui para uma melhor compreensão, mas também promove o desenvolvimento de uma elaboração mais perspicaz das questões que envolvem conceitos físicos de transformação da energia dentro de um sistema, como é o caso específico do salto com vara.pt_BR
dc.relation.referencesASSIS, André Koch Torres; RAVANELLI, Fábio Miguel de Matos. Reflexões sobre o conceito de centro de gravidade nos livros didáticos. Ciência & Ensino, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5099422/mod_resource/content/1/artigo%201.pdf. Acesso em 22 dez. 2023. AURÉLIO, Marco. Meditações. São Paulo: Montecristo Editora, 2019. ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. A ciência como forma de conhecimento. Ciências & Cognição, v. 8, p. 127-142, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212006000200014. Acesso em: 23 dez. 2023. BAUER, M. W.; GASKEL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. Disponível em: https://tecnologiamidiaeinteracao.files.wordpress.com/2017/10/pesquisa-qualitativa-com-texto-imagem-e-som-bauer-gaskell.pdf. Acesso em: 13 nov. 2024. BERBEL, N. A. N. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v.17, n. esp., p.7-17, 1996. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/44943. Acesso em: 20 nov. 2024. BONJORNO, J. R.; CLINTON, B. A.; RANGEL, G. Física - História e Cotidiano. 6. ed. São Paulo: FTD, 2016. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA (SEMTEC). Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio+: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. BOARO, Marcelo. 86 – ENEM 2011 – Física – Mecânica – Questão 86 resolvida (caderno Azul). Vídeo. 5min21s. publicado pelo canal professor Boaro. 25 set. 2014. Disponível em: https://youtu.be/1fxPKLawezY . Acesso em: 03 dez. 2023. CARLUCCI, Fabiano Lustre; SANTOS, Iago Renan Germiniani dos. Grandezas físicas aplicadas a uma catapulta: Energia potencial elástica. ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 12, n. 12, 2016. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. et al. A história da ciência, a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula. Revista da Faculdade de Educação, v. 19, n. 2, p. 245-256, 1993. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33529. Acesso em: 30 out. 2023. CARVALHO, Elyson A. N. et al. Medição de velocidade angular com alta resolução usando enconders de baixa resolução e PLL. Revista Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automática, v. 21, p. 616-625, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ca/a/JJPfvgsGSDSyXC4yGYvyVvJ/. Acesso em: 25 out. 2023. CLEMENT, Luiz; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo; NASCIMENTO, Tiago Belmonte. Resolução de Problemas no ensino de física baseado numa abordagem investigativa, Bauru. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003, Bauru. Anais... Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003. p. 1-13. DE ANDRADE MARTINS, Roberto. A relação massa-energia e energia potencial. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 6, n. especial, p. 56-80, 1989. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10070. Acesso em: 17 dez. 2023. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. et al. A história da ciência, a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula. Revista da Faculdade de Educação, v. 19, n. 2, p. 245-256, 1993. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33529. Acesso em: 11 set. 2023. DELIZOICOV, Demétrio. Problemas e problematizações. Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, p. 125-150, 2001. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/214670/mod_resource/content/1/Problemas%20e%20Problematizacao%20-%20Dem%C3%A9trio%20Delizoicov.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023. DÍAZ RODRIGUEZ, Félix Maciel. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador: EDUFBA, 2011. DUARTE, Marcos. Estimação da performance em eventos esportivos utilizando a mecânica clássica e modelos analíticos. Esporte e atividade física. São Paulo, Manole, 2002. DWECK, Carol. Edição atualizada pelo Mindset: Mudando a forma como você pensa para realizar seu potencial. Hachette Reino Unido, 2017 FÁVERO, Maria Helena; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. A resolução de problemas em física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica. Investigações em ensino de ciências, v. 6, n. 2, p. 143-196, 2001. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/582/375. Acesso em: 24 ago. 2024. FURTADO, U. J.; LEONEL, A. A. Resolução de Problemas e Problemas Abertos: Uma Investigação no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11370. Acesso em: 1 nov. 2023. Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. Halliday. David. Fundamentos de Física :Volume I; mecânica. David. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC 2008. HEWITT, Paul. Física Conceitual-12. São Paulo: Bookman Editora, 2015. MAXWELL, James Clerk. Conservação da Energia: a roda de Maxwell. 2017. Disponível em: http://www.astro.iag.usp.br/~barai/TEACHING/2021-LFI/Experimento1_Conservacao_da_Energia.pdf. Acesso em 23 de abr. 2024. MIRANDA, Igor Ramon Sinimbú; HIRAI, Leda Yumi; BICALHO, Frederico da Silva. Resoluções de problemas: uma análise das questões de física do processo seletivo da UEPA do ano de 2015. Revista Ciências & Ideias, v. 11, n. 1, p. 123-137, 2020. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1181. Acesso em 13 nov. 2023. MOREIRA, A. M. Uma análise crítica do ensino de Física. Rio Grande do sul: Estudos avançados. 2018 OLIVEIRA, Caio Ferrari de. Os contextos na prova de ciências da natureza do ENEM: uma medida do seu impacto no desempenho dos estudantes. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2014. 129f. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2014.922957 Acesso em: 02 dez. 2024. PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. Sobre a resolução de problemas no ensino da física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 14, n. 3, p. 229-253, 1997. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6982. Acesso em 15 nov. 2023. PÉREZ, Daniel Gil; et al. ‘Questionando a didática de resolução de problemas: elaboração de um modelo alternativo.’ In: Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis/BRA, UFSC, v.09 n.01, p.07-19, 1992. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7501. Acesso em: 11 nov. 2023. POZO, J. I. (Org). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed,1998. RUSSOMANNO, Tiago Guedes. Desenvolvimento de ferramentas de análise de desempenho de atletas em 3 diferentes modalidades= Handebol, Provas Combinadas e Salto com Vara. 2011. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2011. 120f. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2011.817374. Acesso em: 23 dez. 2023. SANTIAGO, Tatiane Feu Teixeira. Modelo de ensino para mudanças conceituais: desenvolvendo o conceito de centro de gravidade. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018. 107f. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8130. Acesso em: 19 dez. 2023. SANTOS, Flavia Rezende Valle dos; OSTERMANN, Fernanda. A prática do professor e a pesquisa em ensino de física: Novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 3, p. 316-337, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6374. Acesso em 22 nov. 2023. SILVA, Vailton Afonso da; MARTINS, Maria Inês. Análise de questões de Física do Enem pela taxonomia de Bloom revisada. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, p. 189-202, 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/epec/a/Mt7prZW6xZd7GhhByDJc9wH/. Acesso em: 18 nov. 2023. SILVEIRA, Fernando Lang da; BARBOSA, Marcia Cristina Bernardes; SILVA, Roberto da. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, p. 1101, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11173710001. Acesso em 1 dez. 2023.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples