Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Moisés Medeiros de
dc.date.accessioned2024-04-23T17:47:47Z
dc.date.available2024-04
dc.date.available2024-04-23T17:47:47Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2625
dc.description.abstractABSTRACT This article investigates high school students' perception of scientific work, with a specific focus on a school in the interior of Rio Grande do Norte. To contextualize this analysis, the research is based on the study of the main philosophical currents that address the nature of science, expanding the understanding of how these philosophical conceptions impact the formation of students' views on the work of scientists. Furthermore, the crucial role of science education and the direct influence of the teacher in the construction of the image of the scientist in the perception of high school students is examined. The methodology adopted includes the application of a questionnaire divided into subjective parts, exploring open questions about scientific work and the nature of science, and objective parts, using a Likert questionnaire. Within the scope of this research, data collection was conducted with a sample consisting of 192 students. The in-depth analysis of the results offers valuable ideas about the understanding that students have about scientific activity, contributing significantly to the discussion about the formation of scientific conceptions in secondary education institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade científicapt_BR
dc.subjectNatureza da ciênciapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a percepção de alunos do ensino médio acerca do trabalho do cientistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6640088237851231pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.referee1Latteshttps://orcid.org/0009-0009-8475-6086pt_BR
dc.contributor.referee2Honda, Clarissa Souza de Andrade
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606745555816943pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.description.resumoEste artigo investiga a percepção dos alunos do ensino médio sobre o trabalho científico, com um enfoque específico em uma escola no interior do Rio Grande do Norte. Para contextualizar essa análise, a pesquisa se fundamenta no estudo das principais correntes filosóficas que abordam a natureza da ciência, ampliando a compreensão sobre como essas concepções filosóficas impactam a formação da visão dos alunos sobre o trabalho dos cientistas. Além disso, examina-se o papel crucial da educação científica e a influência direta do professor na construção da imagem do cientista na percepção dos estudantes do ensino médio. A metodologia adotada inclui a aplicação de um questionário dividido em partes discursivas, explorando questões abertas sobre o trabalho científico e a natureza da ciência, e objetivas, utilizando um questionário Likert. No âmbito da presente pesquisa, a coleta de dados foi conduzida junto a uma amostra composta por 192 alunos. A análise aprofundada dos resultados oferece idéias valiosas sobre a compreensão que os alunos possuem acerca da atividade científica, contribuindo significativamente para a discussão sobre a formação de concepções científicas nas instituições de ensino médio.pt_BR
dc.relation.referencesALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria. O que é história da ciência. Brasil: Editora brasiliense, 1994. AZEVEDO, Sandra Maria Gomes De; PIRES, Valéria Nascimento Lebeis; CASTRO, Jeimis Nogueira de. Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre ciência, cientistas e relações de gênero. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 22, Nº 231, 2017. BAGDONAS, Alexandre; ZANETIC, João; GURGEL, Ivã. Controvérsias sobre a natureza da ciência como enfoque curricular para o ensino da física. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 242-260, 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRASIL. IPEA - Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/116-a-ciencia-e-a-tecnologia-como-estrategia-de-desenvolvimento. Acesso em: 30 out. 2023 CASA DE OSWALDO CRUZ. “A forma como a ciência e o cientista são representados pela mídia pode ser aprimorada”. 2014. Disponível em: https://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/836-a-forma-como-a-ciencia-e-o-cientista-sao-representados-pela-midia-pode-ser-aprimorada.html#!luisa_peter. Acesso em: 30 out. 2023. DE MELO, Luiz Martins. Financiamento à Inovação no Brasil: análise da aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) de 1967 a 2006. Revista Brasileira de Inovação, v. 8, n. 1, p. 87-120, 2009. EPSTEIN, I. Comunicação da ciência: rumo a uma teoria da divulgação científica. Organicom, São Paulo, v. 9, n. 16-17, p. 18-38, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139126. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139126. Acesso em: 7 ago. 2023 FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 95-101, 2011. GAMOW, George. Treinta años que conmovieron la física: la historia de la teoría cuántica. 1974. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Brasil: Editora Atlas, 2008. Kuhn, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Brasil: Editora Perspectiva, 2020. MARTINS, André Ferrer Pinto. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007. MARTINS, Roberto de Andrade. Física e História. Cienc. Cult., São Paulo, v. 57, n. 3, p. 25-29, 2005. MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014. PEDUZZI, Luiz OQ; MARTINS, André Ferrer P.; FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo. Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, p. 9-40, 2012. PÉREZ, Daniel Gil et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, p. 125-153, 2001. QUEIROZ, Amanda Berk; ROCHA, Marcelo Borges. Análise da representação da figura do cientista em filmes de ficção cientifica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 38, p. 88-104, 2021. RIBEIRO, Gabriel; COELHO DA SILVA, José Luís. A imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na história da ciência. Investigações Em Ensino De Ciências, v. 23, n. 2, p. 130-158. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p130. Acesso em: 30 out. 2023. SALA, Oscar. O papel da ciência na sociedade. Revista de História, v. 50, n. 100, p. 813-820, 1974. SOUZA, Donizeti Leandro de et al. A perspectiva dos pesquisadores sobre os desafios da pesquisa no Brasil. Educação e Pesquisa, v. 46, 2020. ZANETIC, João. Alguns tópicos de história da física - 2a parte. São Paulo: IFUSP, 2019. 143 p.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples