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dc.creatorSilva, Francisco Múcio Ferreira da
dc.date.accessioned2023-10-23T19:23:37Z
dc.date.available2023-10-23T19:23:37Z
dc.date.issued2023-10-27
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2503
dc.description.abstractThis research seeks to present how the concept of antimatter emerged, some of its applications and suggest a teaching proposal to be used in high school. Initially, a brief review of the content of antimatter is presented, in which we talk about the origin of the Klein-Gordon and Dirac equations, the latter of which predicted the existence of antiparticles. To support the preparation of the teaching proposal, a quantitative and qualitative survey was carried out among Physics teachers and students in the city of Santa Cruz/RN about the presence of this topic in Physics classes. The results showed that this topic is rarely studied in high school, but that there is great interest in its inclusion in Physics classes. Thus, we suggest a didactic proposal, divided into 5 moments, based on David Ausubel's theory of meaningful learning, for presenting the topic of antimatter in High School Physics classes, using mental maps.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntimatériapt_BR
dc.subjectEnsino médio;pt_BR
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectProposta de ensinopt_BR
dc.titleO conceito de antimatéria e uma análise da sua utilização em aulas de física do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3988632742802699pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Caio Vasconcelos Pinheiro da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0365119149574410pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Caio Vasconcelos Pinheiro da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0365119149574410pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Roney Roberto de Melo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303974202811886pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Ubaldo Fernandes de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9192379274986413pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca apresentar como se deu o surgimento do conceito de antimatéria, algumas das suas aplicações e sugerir uma proposta de ensino para ser utilizada no Ensino Médio. Inicialmente, é apresentada uma breve revisão sobre o conteúdo de antimatéria, na qual falamos sobre a origem das equações de Klein-Gordon e de Dirac, tendo essa última previsto a existência das antipartículas. Para subsidiar a elaboração da proposta de ensino, foi realizada uma pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, entre professores de Física e estudantes do município de Santa Cruz/RN sobre a presença desse tópico nas aulas de Física. Os resultados mostraram que esse tópico é pouquíssimo trabalhado dentro do Ensino Médio, mas que existe um grande interesse na sua inserção nas aulas de Física. Assim, sugerimos uma proposta didática, dividida em 5 momentos, baseada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, para apresentação do tópico de antimatéria nas aulas de Física do Ensino Médio, a partir da utilização de mapas mentais.pt_BR


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