dc.creator | Silva, Francisco Múcio Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2023-10-23T19:23:37Z | |
dc.date.available | 2023-10-23T19:23:37Z | |
dc.date.issued | 2023-10-27 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2503 | |
dc.description.abstract | This research seeks to present how the concept of antimatter emerged, some of its applications and suggest a teaching proposal to be used in high school. Initially, a brief review of the content of antimatter is presented, in which we talk about the origin of the Klein-Gordon and Dirac equations, the latter of which predicted the existence of antiparticles. To support the preparation of the teaching proposal, a quantitative and qualitative survey was carried out among Physics teachers and students in the city of Santa Cruz/RN about the presence of this topic in Physics classes. The results showed that this topic is rarely studied in high school, but that there is great interest in its inclusion in Physics classes. Thus, we suggest a didactic proposal, divided into 5 moments, based on David Ausubel's theory of meaningful learning, for presenting the topic of antimatter in High School Physics classes, using mental maps. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Antimatéria | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio; | pt_BR |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Proposta de ensino | pt_BR |
dc.title | O conceito de antimatéria e uma análise da sua utilização em aulas de física do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3988632742802699 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Caio Vasconcelos Pinheiro da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0365119149574410 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Caio Vasconcelos Pinheiro da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0365119149574410 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Roney Roberto de Melo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6303974202811886 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Ubaldo Fernandes de | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9192379274986413 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências exatas e da terra | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca apresentar como se deu o surgimento do conceito de antimatéria, algumas das suas aplicações e sugerir uma proposta de ensino para ser utilizada no Ensino Médio. Inicialmente, é apresentada uma breve revisão sobre o conteúdo de antimatéria, na qual falamos sobre a origem das equações de Klein-Gordon e de Dirac, tendo essa última previsto a existência das antipartículas. Para subsidiar a elaboração da proposta de ensino, foi realizada uma pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, entre professores de Física e estudantes do município de Santa Cruz/RN sobre a presença desse tópico nas aulas de Física. Os resultados mostraram que esse tópico é pouquíssimo trabalhado dentro do Ensino Médio, mas que existe um grande interesse na sua inserção nas aulas de Física. Assim, sugerimos uma proposta didática, dividida em 5 momentos, baseada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, para apresentação do tópico de antimatéria nas aulas de Física do Ensino Médio, a partir da utilização de mapas mentais. | pt_BR |