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dc.creatorAlves, Karla Franciane Rodrigues
dc.date.accessioned2023-10-20T17:50:33Z
dc.date.available2023-10-20T17:50:33Z
dc.date.issued2023-04-26
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2502
dc.description.abstractThe study of probability is considered of paramount importance for the formation of the individual, given that it should arouse enthusiasm and help in improving the students' critical sense so that they are able to participate actively in the social environment in which they are inserted. However, it was only in the National Curricular Parameters (PCN) of 1997 that there was a recommendation to work with probability in Elementary Education in Brazilian Education. As of 2017, there is the National Common Curricular Base (BNCC), which succeeds the PCN and emphasizes the relevance of working on this content during this teaching stage. The present work aims to carry out a study about the teaching of probability to support the elaboration of a didactic proposal, to promote the maturation of probabilistic notions and to stimulate the improvement of the logical reasoning of students in the 8th year of Elementary School. The methodology adopted is a qualitative approach and was carried out through research: bibliographical, on the internet, and applied, in which it was possible to analyze what is proposed by the BNCC and consult authors such as Coutinho (1994), Rotunno (2007), Lopes (2008) and Dante (2018), among others to compose the theoretical foundation of this work. In addition to mapping the state of knowledge about probability in academic and scientific production in Brazil from 1987 to 2022. Thus, based on this investigation, it was possible to elaborate a teaching proposal, which consists of a didactic sequence that uses the game "Horse race" in the introduction of the subject of probability for the teaching of mathematics. In conclusion, it is expected that this research can contribute to the teaching and student community in teaching this contente in Elementary Schoolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleProbabilidade através da utilização do Jogo “corrida de cavalos”: uma proposta para o 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9597468099309451pt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Emanuel Adriano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9418083462999493pt_BR
dc.contributor.advisor2Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee1Gobbi, Cristiano Rodrigo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176381727914421pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Juliana Maria Schivani
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1658478598704026pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoO estudo de probabilidade é considerado de suma importância para a formação do indivíduo, dado que, deve despertar o entusiasmo e auxiliar no aperfeiçoamento do senso crítico dos estudantes para que sejam capazes de participar de forma ativa no meio social em que estão inseridos. Entretanto, foi somente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1997 que houve a recomendação do trabalho com a probabilidade no Ensino Fundamental da Educação Brasileira. A partir de 2017, têm-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual sucede aos PCN e enfatiza a relevância de trabalhar esse conteúdo durante essa etapa de ensino. O presente trabalho tem como objetivo, realizar um estudo acerca do ensino de probabilidade para fundamentar a elaboração de uma proposta didática, promover a maturação das noções probabilísticas e estimular a melhoria do raciocínio lógico dos alunos no 8º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa e se deu por meio de pesquisas: bibliográfica, na internet e aplicada, nas quais foram possíveis analisar o que é proposto pela BNCC e consultar autores como, Coutinho (1994), Rotunno (2007), Lopes (2008) e Dante (2018), dentre outros para compor a fundamentação teórica deste trabalho. Além de realizar o mapeamento do estado do conhecimento sobre probabilidade na produção acadêmica e científica do Brasil no período de 1987 a 2022. Desse modo, baseada nessa investigação pôde-se elaborar uma proposta de ensino, a qual constitui-se de uma sequência didática que utiliza o jogo “Corrida de cavalos” na introdução do assunto de probabilidade para o ensino de matemática. Em conclusão, espera-se que essa pesquisa possa contribuir com a comunidade docente e discente no ensino desse conteúdo no Ensino Fundamental.pt_BR


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