dc.creator | Nascimento, Wesllayne | |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T20:34:54Z | |
dc.date.available | 2023-08-14T20:34:54Z | |
dc.date.issued | 2023-07-13 | |
dc.identifier.citation | Nascimento, Wesllayne Cosme do. Criação de material adaptado de eletrostática para alunos cegos alfabetizados em braile. Orientador: Flávio Urbano da Silva. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2476 | |
dc.description.abstract | This work aims to create an educational resource in the form of a Braille-adapted booklet,
containing specific content from the Physics discipline, focusing on Electrostatics. The material
will be intended for blind students who are literate in Braille. The main goal is to provide equal
access to study materials, ensuring the inclusion and fulfillment of the specific needs of these students. The adaptation process will be carried out using Braille Fácil 4.01 software, following the Technical Standards for the Production of Braille Texts, and complying with the legislation regarding the inclusion of students with this disability in federal institutes. This is in response to the increasing demand for placements in regular schools, federal institutes, and public universities each year. Additionally, this work presents the process of including visually impaired individuals in regular schools in Brazil, providing a brief historical overview and
contextualization of the topic. It also covers the material creation process, starting from content selection and adapting formulas and graphics, to the production of the booklet, in accordance with the legal guidelines established for this purpose | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | inclusão | pt_BR |
dc.subject | cegos | pt_BR |
dc.subject | braille | pt_BR |
dc.subject | adaptação | pt_BR |
dc.subject | inclusion | pt_BR |
dc.subject | visually impaired | pt_BR |
dc.subject | braille | pt_BR |
dc.title | Criação de material adaptado de eletrostática para alunos cegos alfabetizados em braille | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1004332126488763 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Flávio Urbano da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6068204393972418 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Bruno | |
dc.contributor.referee2 | Gurgel, Tarciana | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Inclusão | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo a criação de um objeto educacional, em forma de uma apostila
adaptada em linguagem braille, com o conteúdo específico da disciplina de Física, a
Eletrostática, a qual será destinada a alunos cegos alfabetizados nesta linguagem braille. Com
o compromisso de fornecer condições de igualdade com acesso aos materiais de estudo, para
incluir estes alunos e satisfazer suas especificidades. Usando o software Braille fácil 4.01para
está adaptação, segundo as Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille para sua
confecção, e conforme prever as legislações da inclusão de alunos com esta deficiência em
institutos federais, dado a crescente demanda de vagas em escolas regulares de ensino, institutos federais e universidades públicas a cada ano. É também apresentado o processo de inclusão de pessoas cegas em escolas regulares de ensino no Brasil com um breve resumo histórico e contextualização do assunto tratado. Assim como o processo de criação do material, desde a delimitação do conteúdo, adaptação de fórmulas e gráficos, e o processo de confecção da apostila, seguindo o manual legal destinado para este fim. | pt_BR |