Mostrar registro simples

dc.creatorNascimento, Wesllayne
dc.date.accessioned2023-08-14T20:34:54Z
dc.date.available2023-08-14T20:34:54Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.identifier.citationNascimento, Wesllayne Cosme do. Criação de material adaptado de eletrostática para alunos cegos alfabetizados em braile. Orientador: Flávio Urbano da Silva. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2476
dc.description.abstractThis work aims to create an educational resource in the form of a Braille-adapted booklet, containing specific content from the Physics discipline, focusing on Electrostatics. The material will be intended for blind students who are literate in Braille. The main goal is to provide equal access to study materials, ensuring the inclusion and fulfillment of the specific needs of these students. The adaptation process will be carried out using Braille Fácil 4.01 software, following the Technical Standards for the Production of Braille Texts, and complying with the legislation regarding the inclusion of students with this disability in federal institutes. This is in response to the increasing demand for placements in regular schools, federal institutes, and public universities each year. Additionally, this work presents the process of including visually impaired individuals in regular schools in Brazil, providing a brief historical overview and contextualization of the topic. It also covers the material creation process, starting from content selection and adapting formulas and graphics, to the production of the booklet, in accordance with the legal guidelines established for this purposept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectcegospt_BR
dc.subjectbraillept_BR
dc.subjectadaptaçãopt_BR
dc.subjectinclusionpt_BR
dc.subjectvisually impairedpt_BR
dc.subjectbraillept_BR
dc.titleCriação de material adaptado de eletrostática para alunos cegos alfabetizados em braillept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004332126488763pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Flávio Urbano da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6068204393972418pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Bruno
dc.contributor.referee2Gurgel, Tarciana
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqInclusãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a criação de um objeto educacional, em forma de uma apostila adaptada em linguagem braille, com o conteúdo específico da disciplina de Física, a Eletrostática, a qual será destinada a alunos cegos alfabetizados nesta linguagem braille. Com o compromisso de fornecer condições de igualdade com acesso aos materiais de estudo, para incluir estes alunos e satisfazer suas especificidades. Usando o software Braille fácil 4.01para está adaptação, segundo as Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille para sua confecção, e conforme prever as legislações da inclusão de alunos com esta deficiência em institutos federais, dado a crescente demanda de vagas em escolas regulares de ensino, institutos federais e universidades públicas a cada ano. É também apresentado o processo de inclusão de pessoas cegas em escolas regulares de ensino no Brasil com um breve resumo histórico e contextualização do assunto tratado. Assim como o processo de criação do material, desde a delimitação do conteúdo, adaptação de fórmulas e gráficos, e o processo de confecção da apostila, seguindo o manual legal destinado para este fim.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples