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dc.creatorTeixeira, Aldeize Freitas
dc.date.accessioned2023-08-04T12:21:48Z
dc.date.available2023-02-15
dc.date.available2023-08-04T12:21:48Z
dc.date.issued2023-01-17
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2474
dc.description.abstractThe frequent changes that occur in educational field give rise to challenges in teaching within the classroom. In this scenario, it is necessary for teachers to reinvent themselves in order to seek support in the digital tools that best fit the teaching and learning process. In the pedagogical context, the use of active methodologies awakens in students the search for knowledge in an active and participatory way, for example, through the use of the Wordwal platform that serves to create interactive, personalized and gamified activities l. Given the above, the general objective of this work is to evaluate the use of the Wordwall platform as a pedagogical tool to assist in the learning of Genetics content in high school. The methodology started with the application of a previous questionnaire on the content of genetics to identify the students' level of knowledge, and then Wordwall platform games were applied. Subsequently, the same questionnaire was applied to verify whether the platform helped students in their learning. The average of correct answers of the participating students regarding the questionnaire prior to the games was 69% and the percentage of correct answers after applying the games increased by 11.8%, reaching the value of 80.8% of correct answers, considered an excellent level of success. learning. Most students (93.5%) evaluated the methodology used as “very good” and 6.5% evaluated it as “good”. The results obtained showed benefits regarding the use of the platform as a didactic resource, as well as the majority of students reported that the platform is important to help with genetics content. Therefore, it is a fact that the use of the platform is of great relevance for the teaching and learning of subjects considered difficult, as is the case with genetics content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPlataforma Wordwallpt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.titleAvaliação da plataforma wordwall para aprendizagem de genética no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID100.280.384-52pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7264860958555398pt_BR
dc.contributor.advisor1Aranha, Silvia de Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2544629339422760pt_BR
dc.contributor.referee1Aranha, Silvia de Araújo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2544629339422760pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Luciana Helena Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2572185774067841pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Marcos Leonardo Martins
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8506415921264694pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMacaupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoAs frequentes mudanças que ocorrem no campo educacional fazem emergir desafios no ensino dentro da sala de aula. Nesse cenário é necessário que o docente se reinvente de modo a buscar apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino e aprendizagem. No contexto pedagógico, o uso de metodologias ativas desperta nos alunos a busca pelo conhecimento de forma ativa e participativa, como por exemplo, através do uso da plataforma Wordwal que serve para criar atividades interativas, personalizadas e gamificadas. Diante do exposto, o objetivo geral deste trabalho é avaliar o uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedagógica para auxiliar na aprendizagem do conteúdo de Genética no ensino médio. A metodologia partiu da aplicação de um questionário prévio sobre o conteúdo de genética para identificar o nível de conhecimento dos alunos e, em seguida, foram aplicados jogos da plataforma Wordwall. Posteriormente, foi aplicado o mesmo questionário para verificar se a plataforma auxiliou os alunos em seu aprendizado. A média de acertos dos estudantes participantes referente ao questionário prévio aos jogos foi de 69% e o percentual de acertos após a aplicação dos jogos aumentou em 11,8%, atingindo o valor de 80,8% de acertos, considerado um excelente nível de aprendizagem. A maioria dos discentes (93,5%) avaliou a metodologia utilizada como “muito boa” e 6,5% avaliou como “boa”. Os resultados obtidos apontaram benefícios quanto ao uso da plataforma como recurso didático, bem como a maioria dos alunos relatou que a plataforma é importante para ajudar no conteúdo de genética. Portanto, é fato que o uso da plataforma é de grande relevância para o ensino e aprendizagem de assuntos tidos como difíceis, como é o caso do conteúdo de genética.pt_BR


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