dc.creator | Teixeira, Aldeize Freitas | |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T12:21:48Z | |
dc.date.available | 2023-02-15 | |
dc.date.available | 2023-08-04T12:21:48Z | |
dc.date.issued | 2023-01-17 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2474 | |
dc.description.abstract | The frequent changes that occur in educational field give rise to challenges in
teaching within the classroom. In this scenario, it is necessary for teachers to
reinvent themselves in order to seek support in the digital tools that best fit the
teaching and learning process. In the pedagogical context, the use of active
methodologies awakens in students the search for knowledge in an active and
participatory way, for example, through the use of the Wordwal platform that serves
to create interactive, personalized and gamified activities l. Given the above, the
general objective of this work is to evaluate the use of the Wordwall platform as a
pedagogical tool to assist in the learning of Genetics content in high school. The
methodology started with the application of a previous questionnaire on the content
of genetics to identify the students' level of knowledge, and then Wordwall platform
games were applied. Subsequently, the same questionnaire was applied to verify
whether the platform helped students in their learning. The average of correct
answers of the participating students regarding the questionnaire prior to the games
was 69% and the percentage of correct answers after applying the games increased
by 11.8%, reaching the value of 80.8% of correct answers, considered an excellent
level of success. learning. Most students (93.5%) evaluated the methodology used
as “very good” and 6.5% evaluated it as “good”. The results obtained showed
benefits regarding the use of the platform as a didactic resource, as well as the
majority of students reported that the platform is important to help with genetics
content. Therefore, it is a fact that the use of the platform is of great relevance for the
teaching and learning of subjects considered difficult, as is the case with genetics
content. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Plataforma Wordwall | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.title | Avaliação da plataforma wordwall para aprendizagem de genética no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | 100.280.384-52 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7264860958555398 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aranha, Silvia de Araújo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2544629339422760 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aranha, Silvia de Araújo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2544629339422760 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Luciana Helena Silva | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2572185774067841 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Marcos Leonardo Martins | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8506415921264694 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Macau | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | As frequentes mudanças que ocorrem no campo educacional fazem emergir
desafios no ensino dentro da sala de aula. Nesse cenário é necessário que o
docente se reinvente de modo a buscar apoio nas ferramentas digitais que melhor
se encaixem no processo de ensino e aprendizagem. No contexto pedagógico, o uso
de metodologias ativas desperta nos alunos a busca pelo conhecimento de forma
ativa e participativa, como por exemplo, através do uso da plataforma Wordwal que
serve para criar atividades interativas, personalizadas e gamificadas. Diante do
exposto, o objetivo geral deste trabalho é avaliar o uso da plataforma Wordwall como
ferramenta pedagógica para auxiliar na aprendizagem do conteúdo de Genética no
ensino médio. A metodologia partiu da aplicação de um questionário prévio sobre o
conteúdo de genética para identificar o nível de conhecimento dos alunos e, em
seguida, foram aplicados jogos da plataforma Wordwall. Posteriormente, foi aplicado
o mesmo questionário para verificar se a plataforma auxiliou os alunos em seu
aprendizado. A média de acertos dos estudantes participantes referente ao
questionário prévio aos jogos foi de 69% e o percentual de acertos após a aplicação
dos jogos aumentou em 11,8%, atingindo o valor de 80,8% de acertos, considerado
um excelente nível de aprendizagem. A maioria dos discentes (93,5%) avaliou a
metodologia utilizada como “muito boa” e 6,5% avaliou como “boa”. Os resultados
obtidos apontaram benefícios quanto ao uso da plataforma como recurso didático,
bem como a maioria dos alunos relatou que a plataforma é importante para ajudar
no conteúdo de genética. Portanto, é fato que o uso da plataforma é de grande
relevância para o ensino e aprendizagem de assuntos tidos como difíceis, como é o
caso do conteúdo de genética. | pt_BR |