Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Valeska Cryslaine Machado de
dc.date.accessioned2023-06-30T10:26:43Z
dc.date.available2023-01-19
dc.date.available2023-06-30T10:26:43Z
dc.date.issued2023-01-19
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2430
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCanvapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectSistema cardiovascularpt_BR
dc.titleAvaliação do uso da plataforma canva como ferramenta didática no ensino do sistema cardiovascular humanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Luciana Helena Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2572185774067841pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Moabe Pina da
dc.contributor.referee2Santos, Luiz Otávio Silva
dc.contributor.referee3Rocha, Luciana Helena Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMacaupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoAs ferramentas digitais se fazem presentes em todos os níveis sociais e, na área educacional, não seria diferente. Com o agravamento da pandemia de Covid-19 no país, a educação precisou passar por várias transformações para poder dar seguimento às propostas de início do ano letivo através do ensino remoto. Com isso, os professores adotaram o uso das ferramentas tecnológicas voltadas para seus conteúdos em suas respectivas disciplinas. Inserido no conteúdo da fisiologia humana, o sistema cardiovascular é um importante tópico a ser estudado no ensino médio, com objetivo de fazer com que os alunos possam compreender o funcionamento de todos os constituintes que compõem o coração (e dos vasos sanguíneos). Dessa forma, o professor precisa inovar em suas metodologias, passando a incorporar plataformas que sejam eficientes no processo de ensino aprendizagem. O Canva é uma plataforma gratuita que oferece várias possibilidades de realizar aulas interativas através de seus recursos que podem ser incorporados em métodos educacionais voltados para o ensino. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização da plataforma Canva como ferramenta didática no ensino e aprendizagem do conteúdo de sistema cardiovascular durante o ensino remoto. A pesquisa foi realizada com uma turma do 2º ano do ensino médio integrado ao curso de Recursos Pesqueiros do IFRN Campus Macau, onde disponibilizamos material de apoio sobre o sistema cardiovascular e questionários, de forma qualiquantitativa, para avaliar as contribuições do material de apoio e do Canva na aprendizagem. Também utilizamos como método de avaliação do conteúdo abordado a ferramenta Kahoot! Com os resultados obtidos, ficou claro que o material de apoio produzido na plataforma de design se tornou fundamental para a fixação do conteúdo, utilizando o Kahoot como ferramenta avaliativa nesse processo e principalmente a ferramenta Canva que trouxe resultados positivos em torno da prática realizada no ambiente remoto, fazendo com que os alunos elaborassem modelos de acordo com o estudo do material de apoio, ampliando a habilidade com a plataforma Canva e enriquecendo sua aprendizagem.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples