dc.creator | Oliveira, Valeska Cryslaine Machado de | |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T10:26:43Z | |
dc.date.available | 2023-01-19 | |
dc.date.available | 2023-06-30T10:26:43Z | |
dc.date.issued | 2023-01-19 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2430 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Canva | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | Sistema cardiovascular | pt_BR |
dc.title | Avaliação do uso da plataforma canva como ferramenta didática no ensino do sistema cardiovascular humano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Luciana Helena Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2572185774067841 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Moabe Pina da | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Luiz Otávio Silva | |
dc.contributor.referee3 | Rocha, Luciana Helena Silva | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Macau | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | As ferramentas digitais se fazem presentes em todos os níveis sociais e, na área
educacional, não seria diferente. Com o agravamento da pandemia de Covid-19 no
país, a educação precisou passar por várias transformações para poder dar
seguimento às propostas de início do ano letivo através do ensino remoto. Com isso,
os professores adotaram o uso das ferramentas tecnológicas voltadas para seus
conteúdos em suas respectivas disciplinas. Inserido no conteúdo da fisiologia
humana, o sistema cardiovascular é um importante tópico a ser estudado no ensino
médio, com objetivo de fazer com que os alunos possam compreender o
funcionamento de todos os constituintes que compõem o coração (e dos vasos
sanguíneos). Dessa forma, o professor precisa inovar em suas metodologias,
passando a incorporar plataformas que sejam eficientes no processo de ensino
aprendizagem. O Canva é uma plataforma gratuita que oferece várias possibilidades
de realizar aulas interativas através de seus recursos que podem ser incorporados em
métodos educacionais voltados para o ensino. Desse modo, o objetivo desta pesquisa
foi avaliar a utilização da plataforma Canva como ferramenta didática no ensino e
aprendizagem do conteúdo de sistema cardiovascular durante o ensino remoto. A
pesquisa foi realizada com uma turma do 2º ano do ensino médio integrado ao curso
de Recursos Pesqueiros do IFRN Campus Macau, onde disponibilizamos material de
apoio sobre o sistema cardiovascular e questionários, de forma qualiquantitativa, para
avaliar as contribuições do material de apoio e do Canva na aprendizagem. Também
utilizamos como método de avaliação do conteúdo abordado a ferramenta Kahoot!
Com os resultados obtidos, ficou claro que o material de apoio produzido na
plataforma de design se tornou fundamental para a fixação do conteúdo, utilizando o
Kahoot como ferramenta avaliativa nesse processo e principalmente a ferramenta
Canva que trouxe resultados positivos em torno da prática realizada no ambiente
remoto, fazendo com que os alunos elaborassem modelos de acordo com o estudo
do material de apoio, ampliando a habilidade com a plataforma Canva e enriquecendo
sua aprendizagem. | pt_BR |