Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, José Hugo Firmino da
dc.date.accessioned2023-05-04T18:16:13Z
dc.date.available2023-05-04T18:16:13Z
dc.date.issued2023-02-08
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2363
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectLaboratório de ensino de matemáticapt_BR
dc.titleO uso de materiais manipuláveis para a introdução de conceitos de geometria espacial no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0951421442349970pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Mário Cesar Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714866824569035pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Mário Cesar Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714866824569035pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Cláudio dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6581103576751504pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Jamerson Fernando Confort
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0146026442776809pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso é fruto da aplicação de uma pesquisa que tem por finalidade utilizar diferentes tipos de metodologias direcionadas ao ensino de geometria para alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino. Trazendo o uso de recursos tecnológicos aliados a materiais didáticos manipuláveis de origem sustentável. A aplicação da pesquisa foi realizada por meio de uma oficina, com isso, os alunos foram direcionados através de uma aula de campo ao laboratório de matemática do IFRN campus Santa Cruz, na oportunidade foi abordado o conteúdo de geometria espacial com a introdução de conceitos iniciais do tema. Para a realização da aula foi realizada uma oficina, na qual os alunos construíam os próprios sólidos por meio de materiais didáticos manipuláveis de origem reciclável. O intuito da realização da aula no laboratório do campus ocorreu por motivação de que na escola campo de estágio não possuía laboratório direcionado ao ensino de matemática. Com isso, foi possível trazer para os alunos a aplicação de novos métodos de ensino atrelados ao ensino de geometria sob uma ótica até então desconhecida pelos alunos, buscando também estabelecer uma relação com objetos que se fazem presente no cotidiano dos alunos. O resultado da pesquisa foi muito positivo e cumpriu com o objetivo pré-definido, que é proporcionar aos alunos uma melhor aprendizagem, apresentando que é possível a confecção de materiais didáticos para o ensino de matemática, o que minimiza eventuais dificuldades financeiras encaradas pelas instituições de ensino.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples