dc.creator | Costa, José Hugo Firmino da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T18:16:13Z | |
dc.date.available | 2023-05-04T18:16:13Z | |
dc.date.issued | 2023-02-08 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2363 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Materiais manipuláveis | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | O uso de materiais manipuláveis para a introdução de conceitos de geometria espacial no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0951421442349970 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Mário Cesar Martins | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6714866824569035 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Mário Cesar Martins | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6714866824569035 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mota, Cláudio dos Santos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6581103576751504 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Martins, Jamerson Fernando Confort | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0146026442776809 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências exatas e da terra | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso é fruto da aplicação de uma pesquisa que tem por
finalidade utilizar diferentes tipos de metodologias direcionadas ao ensino de geometria para
alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino.
Trazendo o uso de recursos tecnológicos aliados a materiais didáticos manipuláveis de origem
sustentável. A aplicação da pesquisa foi realizada por meio de uma oficina, com isso, os alunos
foram direcionados através de uma aula de campo ao laboratório de matemática do IFRN
campus Santa Cruz, na oportunidade foi abordado o conteúdo de geometria espacial com a
introdução de conceitos iniciais do tema. Para a realização da aula foi realizada uma oficina, na
qual os alunos construíam os próprios sólidos por meio de materiais didáticos manipuláveis de
origem reciclável. O intuito da realização da aula no laboratório do campus ocorreu por
motivação de que na escola campo de estágio não possuía laboratório direcionado ao ensino de
matemática. Com isso, foi possível trazer para os alunos a aplicação de novos métodos de
ensino atrelados ao ensino de geometria sob uma ótica até então desconhecida pelos alunos,
buscando também estabelecer uma relação com objetos que se fazem presente no cotidiano dos
alunos. O resultado da pesquisa foi muito positivo e cumpriu com o objetivo pré-definido, que
é proporcionar aos alunos uma melhor aprendizagem, apresentando que é possível a confecção
de materiais didáticos para o ensino de matemática, o que minimiza eventuais dificuldades
financeiras encaradas pelas instituições de ensino. | pt_BR |