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dc.creatorPereira, Mizael Araújo
dc.date.accessioned2023-04-27T14:29:05Z
dc.date.available2023-04-27T14:29:05Z
dc.date.issued2021-04-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2348
dc.description.abstractIt is common for high school students to have difficulties in Physics due to mathematical rigor and lack of familiarity with their concepts. Despite this, experiences that combine theory and quantitative practice are few in the teaching of Physics. In this work, a platform was developed with gears that allow approaching concepts of circular movement in high school. The elaboration considers accessibility, with a choice of low-cost materials, and didactics, with versatility to be applied in different contexts. The platform is assembled using household tools, such as saws and scissors, and using raw materials that are easily accessible, such as CDs and boards. The result is a teaching tool that allows the student to measure angular displacements and speeds. We believe that the platform will help to close the gap between the calculations of Physics classes and everyday experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramenta didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectRotaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma plataforma de engrenagens como ferramenta didática para aulas de física.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6510535917313539pt_BR
dc.contributor.advisor1Sobral, Thiago de Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5633535208228545pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Júnior , Cícero Elias dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Messias Vilbert de Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4628043695574980pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Físicapt_BR
dc.description.resumoÉ comum que estudantes do ensino médio apresentem dificuldades em Física devido ao rigor matemático e à falta de familiaridade com seus conceitos. E mesmo assim, experiências que unam teoria e prática quantitativa são poucas no ensino de física. Neste trabalho, foi elaborada uma plataforma com engrenagens que permitem abordar conceitos de movimento circular no ensino médio. A elaboração leva em conta a acessibilidade, com escolha de materiais de baixo custo, e também a didática, com versatilidade para aplicar em diversos contextos. A montagem da plataforma é feita com ferramentas domésticas, como serras e tesouras, e usando matéria prima de fácil acesso, como CDs e tábuas. O resultado é uma ferramenta didática que permite aos alunos medir deslocamentos e velocidades angulares. Acreditamos que a plataforma ajudará a diminuir a distância entre os cálculos das aulas de física e a experiência cotidiana.pt_BR
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