dc.creator | Pereira, Mizael Araújo | |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T14:29:05Z | |
dc.date.available | 2023-04-27T14:29:05Z | |
dc.date.issued | 2021-04-20 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2348 | |
dc.description.abstract | It is common for high school students to have difficulties in Physics due to mathematical rigor and lack of familiarity with their concepts. Despite this, experiences that combine theory and quantitative practice are few in the teaching of Physics. In this work, a platform was developed with gears that allow approaching concepts of circular movement in high school. The elaboration considers accessibility, with a choice of low-cost materials, and didactics, with versatility to be applied in different contexts. The platform is assembled using household tools, such as saws and scissors, and using raw materials that are easily accessible, such as CDs and boards. The result is a teaching tool that allows the student to measure angular displacements and speeds. We believe that the platform will help to close the gap between the calculations of Physics classes and everyday experience. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Rotação | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma plataforma de engrenagens como ferramenta didática para aulas de física. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6510535917313539 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sobral, Thiago de Araújo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5633535208228545 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos Júnior , Cícero Elias dos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1691282390276293 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Messias Vilbert de Souza | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4628043695574980 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Física | pt_BR |
dc.description.resumo | É comum que estudantes do ensino médio apresentem dificuldades em Física devido ao rigor matemático e à falta de familiaridade com seus conceitos. E mesmo assim, experiências que unam teoria e prática quantitativa são poucas no ensino de física. Neste trabalho, foi elaborada uma plataforma com engrenagens que permitem abordar conceitos de movimento circular no ensino médio. A elaboração leva em conta a acessibilidade, com escolha de materiais de baixo custo, e também a didática, com versatilidade para aplicar em diversos contextos. A montagem da plataforma é feita com ferramentas domésticas, como serras e tesouras, e usando matéria prima de fácil acesso, como CDs e tábuas. O resultado é uma ferramenta didática que permite aos alunos medir deslocamentos e velocidades angulares. Acreditamos que a plataforma ajudará a diminuir a distância entre os cálculos das aulas de física e a experiência cotidiana. | pt_BR |
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