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dc.creatorLima, Joseri Pedro de
dc.date.accessioned2023-04-10T12:22:25Z
dc.date.available2023-04-10T12:22:25Z
dc.date.issued2023-02
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2341
dc.description.abstractThe study of stellar evolution is fundamental for the process of compression of our universe, it is the studies on the processes or stages of the life of stars that allow us to make countless discoveries about the cosmos. Gravitational waves, the origin of chemical elements, among other key discoveries for the advancement of technology and humanity. It is possible to address this theme in basic education, especially in high school, in the teaching of Physics, through the physical aspects present in the process of evolution of stars. The process by which stars are born, evolve and die is rich in physical phenomena that are present in the contents of basic education, specifically in the teaching of Physics. Using stellar evolution as a kind of background to approach Physics topics in high school can bring enormous benefits to students, as in addition to being a theme present in the bodies that regulate Brazilian education, it is a theme rich in aspects that are linked to the development of current technologies. In addition, studying the stars is, in a way, studying our origin and evolution, since several chemical elements that are present in our body, such as nitrogen, iron, carbon, among others, are forged or formed inside the stars and exposed or released. to the cosmic medium through great supernova explosions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEvolução Estelarpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleA evolução estelar e seus aspectos físicos: uma abordagem para a educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/0694964996766438pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0694964996766438pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cicero Elias dos
dc.contributor.referee1IDhttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.contributor.referee2Virginio , Rhodriggo Mendes
dc.contributor.referee2IDhttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoO estudo da evolução estelar é fundamental para o processo de compressão do nosso universo, são os estudos sobre os processos ou etapas da vida das estrelas que nos permite fazer inúmeras descobertas sobre o cosmos. Ondas gravitacionais, a origem dos elementos químicos, entre outras descobertas fundamentais para o avanço da tecnologia e da humanidade. É possível abordar essa temática na educação básica, em especial no ensino médio, no ensino de Física, através dos aspectos físicos presentes no processo de evolução das estrelas. O processo pelo qual as estrelas nascem, evoluem e morrem é rico em fenômenos físicos que estão presentes nos conteúdos da educação básica, especificamente, no ensino de Física. Neste trabalho é discutido a possibilidade da inserção dessa temática na educação básica, já que é cobrada pelos órgãos que coordenam a Educação Básica, em particular no ensino médio. Para a realização deste trabalho nos apoiamos nos documentos oficiais reguladores da Educação Básica. A pesquisa se propôs buscar identificar as atividades desenvolvidas com relação a essa temática por parte dos docentes das escolas da região através de um questionário com perguntas discursivas. O objetivo final é propor um material de apoio para esse tema, a fim de auxiliar os docentes.pt_BR
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