dc.creator | Pontes, Neltter Neyson Freire de | |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T18:56:24Z | |
dc.date.available | 2023-03-30T18:56:24Z | |
dc.date.issued | 2017-08-10 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2337 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Função afim | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.title | O uso do geogebra e suas contribuições no estudo da função afim | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7997282706487316 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rufino, Francisco Aldrin Armstrong | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0447377423907566 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sousa, Enne Karol Venâncio de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9573274623612511 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Jamerson Fernando Comfort | |
dc.contributor.referee2 | Bezerra, José Rauryson Alves | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso é fruto de uma pesquisa que tem como
objetivo apresentar alternativas didáticas com o uso do Software Geogebra de modo
a complementar o processo de ensino-aprendizagem do estudo da Função Afim. Nos
dias atuais, o uso de novas tecnologias em sala de aula é imprescindível no processo
de ensino-aprendizagem, muito embora, alguns professores ainda enfrentem
dificuldades pelo fato de desconhecer, ou até mesmo, não saber manipular algumas
ferramentas tecnológicas abrangentes ao ensino da matemática. Partindo desse
pressuposto e considerando às dificuldades apresentadas pelos alunos em sala de
aula no estudo da Função Afim, buscamos uma intervenção com alunos da primeira
série do Ensino Médio de uma Escola Estadual a fim de investigar quais as
contribuições que o Geogebra pode oferecer aos alunos para que eles possam obter
um melhor desempenho nas atividades realizadas. Este trabalho foi dividido em três
capítulos: discorre-se, no primeiro, uma breve abordagem sobre o tema “Funções”,
seguida de um estudo da função afim. No segundo capítulo, apresenta-se o software
Geogebra, onde se realizou uma rápida explanação, enfatizando o seu uso e a
utilização das principais ferramentas que foram usadas para trabalhar função afim. No
terceiro capítulo, articula-se os procedimentos metodológicos utilizados durante a
pesquisa, mostrando a aplicabilidade do software Geogebra diante das atividades
realizadas, seguidas de seus resultados. | pt_BR |