dc.creator | Costa, Jonatha | |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T14:25:11Z | |
dc.date.available | 2023-02-14T14:25:11Z | |
dc.date.issued | 2023-02-08 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Jonatha Costa. Uma proposta de aula expositiva sobre fibra óptica: sua ciência e tecnologia no ensino médio e tecnológico. Orientador: Paulo Cavalcante da S. Filho. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2301 | |
dc.description.abstract | Historically, in the common sense, Physics has been restricted to being a specific discipline for memorizing formulas, performing calculations and doing enough to move forward in the school
years and in technical and technological training. Given this scenario, the use of experiments
based on prior knowledge that students may have pre-conceived to, from then on, introduce
new concepts and situations in which they can deepen what they already have as learning is a
effective way to change the perspective of what it is to study Physics. This work aims to develop
a proposal for an expository class that allows the relationship between the concepts of geometric
optics, more precisely, reflection, refraction and total internal reflection of light, with the use
of experiments and exposure of simple and everyday materials that makes teaching Physics
more enjoyable. In this way, the methodology used to form the proposal for an expository class
is based on the formulation of 2 meetings, each containing 2 classes of 45 minutes each. In
these classes, experiments built to reinforce the theoretical foundation will be used, namely: the
Tyndall bottle; demo panel of a fiber optic cable (compared with coaxial cable), and a basic
data-by-light circuit. The proposal brings physical concepts closer to the facts of the reality we
live in, boosting the students' cognitive capacity and reinforcing the importance of teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Física experimental | pt_BR |
dc.subject | Óptica geométrica | pt_BR |
dc.subject | Experimental Physics | pt_BR |
dc.subject | Geometric optics | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de aula expositiva sobre fibra óptica: sua ciência e tecnologia no ensino médio e tecnológico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9441215733524112 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Filho, Paulo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9835716071996289 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Junior, Amadeu | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5894954395581612 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Melquisedec | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6674115023139208 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.description.resumo | Historicamente, no senso comum, a Física está restrita a ser uma disciplina específica para se decorar fórmulas, realizar cálculos e fazer o suficiente para seguir em frente nos anos escolares e nas formações técnicas e tecnológicas. Diante deste cenário, a utilização de experimentos baseados nos conhecimentos prévios que os alunos possam ter pré-concebidos para, a partir daí, adquirir novos conceitos em que possam aprofundar o que já possuem como aprendizado, é um caminho eficaz para mudar a perspectiva do que é estudar a Física. Este trabalho tem o intuito de desenvolver uma proposta de aula expositiva que possibilite a relação entre os conceitos de óptica geométrica, mais precisamente, reflexão, refração e reflexão interna total da luz, com o uso de experimentos e exposição de materiais simples e do cotidiano que torna o ensino de Física mais prazeroso. Desta forma, a metodologia utilizada para formação da proposta de aula
expositiva apoia-se na formulação de 2 encontros, cada um contendo 2 aulas de 45 minutos. Nessas aulas, experimentos construídos para reforço da fundamentação teórica serão utilizados, sendo eles: a garrafa de Tyndall; painel demonstrativo de um cabo de fibra óptica (comparativo com o cabo coaxial), e um circuito básico de dados por luz. A proposta tem uma maior aproximação dos conceitos físicos aos fatos da realidade que vivemos, impulsionando a capacidade cognitiva dos alunos e reforçando a importância do fazer docente. | pt_BR |