Mostrar registro simples

dc.creatorDuarte, Luana Camila de Melo
dc.date.accessioned2022-10-24T12:44:58Z
dc.date.available2022-10-24T12:44:58Z
dc.date.issued2022-09-02
dc.identifier.citationDUARTE, Luana Camila de Melo. Proposta de unidade didática para o ensino de indução eletromagnética com ênfase no funcionamento da bobina de tesla. Orientador: Flávio Urbano da Silva. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2258
dc.description.abstractThe teaching of Physics is involved in a daily and technological applicability, in a way that presents itself to facilitate the teaching-learning process. In this scenario, the use of experiments associated with the teaching-learning process develops several competences in Physics. This work was developed with the purpose of elaborating a didactic sequence to relate concepts related to electromagnetic induction with emphasis on the operation of a Tesla Coil (reproduced in a reduced scale). The use of practical methodologies in the classroom has become indispensable as an instrument capable of transforming teaching into something more playful. From the scenario outlined above, it is necessary to answer the following question: How can we use the experimentation of a Mini Tesla Coil to assist in the studies on electromagnetic induction? The methodology used to create the didactic sequence is based on 2 methodological moments, where the first would be carried out to probe the student’s prior knowledge about the subjects that will serve as a basis for the sequence of the unit, using simulations in PhET and real situations, which encompass a contextualization of the subject. A historical introduction to Faraday’s experiments, which introduced the dissemination of this content, will also be presented. The second moment was designed to show the operation of the mini Tesla Coil lighting a light bulb at a distance and, thus, explaining what electromagnetic induction is, together stating Faraday’s Law as well as Lenz’s Law. All the two thought moments would be mediated by a slide show, presented dynamically. In this way, we seek to use the Tesla Mini Coil in order to enrich the dialogue between the educator and the student, with an alternative motivating teaching intervention that encourages curiosity. Therefore, providing, thus, the dissemination of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectBobina da Teslapt_BR
dc.subjectUnidade didáticapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectTesla coilpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.titleProposta de unidade didática para o ensino de indução eletromagnética com ênfase no funcionamento da bobina de Teslapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5071185697739082pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Flávio Urbano da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6068204393972418pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Flávio Urbano da
dc.contributor.referee2Bezerra, Maria Emília Barreto
dc.contributor.referee3Alves, Tibério Magno de Lima
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.subject.cnpqEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Física está envolto a uma aplicabilidade cotidiana e tecnológica, de uma forma que se apresente a facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse cenário, o uso de experimentos associado a esse processo desenvolve várias competências em Física. Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de elaborar uma sequência didática para relacionar conceitos referentes à indução eletromagnética com ênfase no funcionamento de uma Bobina de Tesla (reproduzida em uma escala reduzida). A utilização de metodologias práticas em sala de aula tem se tornado indispensável como um instrumento capaz de transformar o ensino em algo mais lúdico. A partir do cenário traçado acima, busca-se necessário responder a seguinte pergunta: De que modo podemos utilizar a experimentação de uma Mini Bobina de Tesla para auxiliar nos estudos sobre indução eletromagnética? A metodologia utilizada para criação da sequência didática se baseia em 2 momentos metodológicos, onde o primeiro seria realizado para sondar o conhecimento prévio dos alunos sobre os assuntos que servirão como base para a sequência da unidade, utilizando simulações no PhET e situações reais que englobem uma contextualização do assunto. Também será apresentado uma introdução histórica dos experimentos de Faraday, que introduziram a disseminação desse conteúdo. O segundo momento foi pensado para mostrar o funcionamento da mini Bobina de Tesla acendendo uma lâmpada a distância e, assim, explicando o que é indução eletromagnética, juntamente enunciando a Lei de Faraday como também a Lei de Lenz. Todos os dois momentos pensados seriam mediados por uma apresentação de slides, apresentados de forma dinâmica. Dessa forma, procura-se utilizar a Mini Bobina de Tesla afim de enriquecer o diálogo entre o educador e o educando, com uma intervenção alternativa de ensino motivadora, que incentive a curiosidade. Logo, proporcionando, assim, a disseminação do conhecimento.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples