dc.creator | Duarte, Luana Camila de Melo | |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T12:44:58Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T12:44:58Z | |
dc.date.issued | 2022-09-02 | |
dc.identifier.citation | DUARTE, Luana Camila de Melo. Proposta de unidade didática para o ensino de indução eletromagnética com ênfase no funcionamento da bobina de tesla. Orientador: Flávio Urbano da Silva. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2258 | |
dc.description.abstract | The teaching of Physics is involved in a daily and technological applicability, in a way
that presents itself to facilitate the teaching-learning process. In this scenario, the use
of experiments associated with the teaching-learning process develops several competences in Physics. This work was developed with the purpose of elaborating a didactic
sequence to relate concepts related to electromagnetic induction with emphasis on the
operation of a Tesla Coil (reproduced in a reduced scale). The use of practical methodologies in the classroom has become indispensable as an instrument capable of transforming teaching into something more playful. From the scenario outlined above, it is
necessary to answer the following question: How can we use the experimentation of a
Mini Tesla Coil to assist in the studies on electromagnetic induction? The methodology
used to create the didactic sequence is based on 2 methodological moments, where
the first would be carried out to probe the student’s prior knowledge about the subjects
that will serve as a basis for the sequence of the unit, using simulations in PhET and
real situations, which encompass a contextualization of the subject. A historical introduction to Faraday’s experiments, which introduced the dissemination of this content,
will also be presented. The second moment was designed to show the operation of
the mini Tesla Coil lighting a light bulb at a distance and, thus, explaining what electromagnetic induction is, together stating Faraday’s Law as well as Lenz’s Law. All the
two thought moments would be mediated by a slide show, presented dynamically. In
this way, we seek to use the Tesla Mini Coil in order to enrich the dialogue between
the educator and the student, with an alternative motivating teaching intervention that
encourages curiosity. Therefore, providing, thus, the dissemination of knowledge. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Bobina da Tesla | pt_BR |
dc.subject | Unidade didática | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject | Tesla coil | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.title | Proposta de unidade didática para o ensino de indução eletromagnética com ênfase no funcionamento da bobina de Tesla | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5071185697739082 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Flávio Urbano da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6068204393972418 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Flávio Urbano da | |
dc.contributor.referee2 | Bezerra, Maria Emília Barreto | |
dc.contributor.referee3 | Alves, Tibério Magno de Lima | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.description.resumo | O Ensino de Física está envolto a uma aplicabilidade cotidiana e tecnológica, de uma forma que se apresente a facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse cenário, o uso de experimentos associado a esse processo desenvolve várias competências em Física. Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de elaborar uma sequência didática para relacionar conceitos referentes à indução eletromagnética com ênfase no funcionamento de uma Bobina de Tesla (reproduzida em uma escala reduzida). A utilização de metodologias práticas em sala de aula tem se tornado indispensável
como um instrumento capaz de transformar o ensino em algo mais lúdico. A partir do cenário traçado acima, busca-se necessário responder a seguinte pergunta: De que modo podemos utilizar a experimentação de uma Mini Bobina de Tesla para auxiliar nos estudos sobre indução eletromagnética? A metodologia utilizada para criação da sequência didática se baseia em 2 momentos metodológicos, onde o primeiro seria realizado para sondar o conhecimento prévio dos alunos sobre os assuntos que servirão como base para a sequência da unidade, utilizando simulações no PhET e situações
reais que englobem uma contextualização do assunto. Também será apresentado uma introdução histórica dos experimentos de Faraday, que introduziram a disseminação desse conteúdo. O segundo momento foi pensado para mostrar o funcionamento da mini Bobina de Tesla acendendo uma lâmpada a distância e, assim, explicando o que é indução eletromagnética, juntamente enunciando a Lei de Faraday como também a Lei de Lenz. Todos os dois momentos pensados seriam mediados por uma apresentação de slides, apresentados de forma dinâmica. Dessa forma, procura-se utilizar a Mini Bobina de Tesla afim de enriquecer o diálogo entre o educador e o educando, com uma intervenção alternativa de ensino motivadora, que incentive a curiosidade. Logo, proporcionando, assim, a disseminação do conhecimento. | pt_BR |