dc.creator | Silva, Eriques Wanderley da | |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T21:03:05Z | |
dc.date.available | 2022-06-13T21:03:05Z | |
dc.date.issued | 2022-03-31 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2209 | |
dc.description.abstract | High school is the level of education where the student is faced with the discipline of physics in a specific way for the first time. The fact of explaining phenomena and using, many times, only calculations and theories for this, generates a notable discomfort in the students, who treat the discipline as one of the most difficult of this stage. In this work, a competition of pilotable carts was carried out, among students of IFRN Campus Caicó, which allowed to demonstrate how the insertion of events within a discipline can collaborate with the interest and development of the students. With the objective of being an accessible event, for all the tools used in the stages of the competition, materials that can be easily found were used, such as wood and bearings, as they are materials that are widely used and discarded by workshops and carpentry. The assembly of an obstacle course is entirely found at home, as buckets that simulate towers are used. The result is a fun and at the same time didactic competition that allows students to learn Physics, competing and having fun. We believe that holding events of this type can undo the negative concept that students end up having when faced with the discipline and all the calculations and concepts taught only within the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carrinhos pilotáveis; Ensino de Física; Eventos. | pt_BR |
dc.title | Uma competição em física para o ensino médio: carrinhos pilotáveis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8429760427841170 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Thiago de Araújo Sobral da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5633535208228545 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Thiago de Araújo Sobral da | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ricardo Rodrigues da | |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, José Kleber Costa de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino médio é o nível de ensino onde o aluno se depara com a disciplina de física de forma específica pela primeira vez. O fato de explicar fenômenos e utilizar muitas vezes, apenas cálculos e teorias para isso, gera um incomodo notável nos alunos, que tratam a disciplina como uma das mais difíceis dessa etapa. Neste trabalho, foi realizada uma competição de carrinhos pilotáveis, entre alunos do IFRN Campus Caicó, que permitiu demonstrar como a inserção de eventos dentro de uma disciplina pode colaborar com o interesse e desenvolvimento dos alunos. Com o objetivo de ser um evento acessível, para todas as ferramentas utilizadas nas etapas da competição, foram utilizados materiais que podem ser facilmente encontrados, como madeira e rolimãs, pois são materiais bastante utilizados e descartados por oficinas e marcenarias. A montagem de uma pista de obstáculos é totalmente encontrada em casa, visto que são utilizados baldes que simulam torres. O resultado é uma competição divertida e ao mesmo tempo didática que permite aos alunos aprender Física, competindo e se divertindo. Acreditamos que a realização de eventos desse tipo, podem desmanchar o conceito negativo que os alunos acabam tendo ao se deparar com a disciplina e todos os cálculos e conceitos ensinados apenas dentro da sala de aula. | pt_BR |