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dc.creatorLucena, José Gilmar Medeiros
dc.date.accessioned2022-06-07T10:54:58Z
dc.date.available2022-05-06
dc.date.available2022-06-07T10:54:58Z
dc.date.issued2022-05-30
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2203
dc.description.abstractConsidering that experimental activities are methods that collaborate in the investigation and development of the student's knowledge construction, research is carried out on the experiment kit for Hydrostatic classes, in order to investigate the implications of the use of experimental activities in learning students on the concepts covered in hydrostatics. Therefore, it is necessary to know the relationship between experimental activities and the teaching-learning process in Physics, Build low-cost experiments that can be used in experimental activities in the regular classroom in the teaching-learning process and Investigate whether the activities are developed potentially significant for student learning. A bibliographic and experimental research is carried out. In view of this, it appears that: most schools do not have Physics laboratories; the use of experimental activities provides the construction of scientific knowledge and contributions to the development of skills and competences in students, which imposes the observation that experimental activities significantly contribute to the construction of scientific knowledge if worked in an investigative way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectHidrostáticapt_BR
dc.subjectAtividade experimentalpt_BR
dc.titleA utilização de experimentos de baixo custo para construção dos conceitos de hidrostáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120671297649729pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Júnior, Cícero Elias dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.contributor.referee1Virgínio , Rhodriggo Mendes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Thiago de Araújo Sobral
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5633535208228545pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Físicapt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que as atividades experimentais são métodos que colaboram na investigação e no desenvolvimento da construção do conhecimento do aluno, pesquisa-se sobre o kit de experimentos para as aulas de Hidrostática, a fim de investigar as implicações do uso de atividades experimentais na aprendizagem dos estudantes sobre os conceitos abordados na hidrostática. Para tanto, é necessário conhecer as relações entre atividades experimentais e o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Física, construir experimentos de baixo custo que possam ser utilizados em atividades experimentais na sala de aula regular no processo de ensino-aprendizagem e investigar se as atividades desenvolvidas são potencialmente significativas para a aprendizagem dos alunos. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e experimental. Diante disso, constata-se que: grande parte das escolas não possuem laboratórios de Física; o uso de atividades experimentais proporcionam a construção do conhecimento científico e colaboram significativamente no processo de aprendizagem do aluno, o que impõe a constatação de que as atividades experimentais contribuem favoravelmente na construção do saber científico dos estudantes.pt_BR


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