dc.creator | Castro, Ana Beatriz Costa de | |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T13:11:47Z | |
dc.date.available | 2022-03-30T13:11:47Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Ana Beatriz Costa de. O feminismo como uma estratégia de marketing: um estudo de caso sobre os filmes de princesas da Disney. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Marketing)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2177 | |
dc.description.abstract | The present work deals with a case study about the image of women, based on the
image of feminism of equality, identified by Disney as an external force and used as a
strategic marketing tool for princess films over time. Based on this, the general
objective of the work is the characterization of how the feminist notions about the
figure of the woman, present in the society of consumers of each time, is used like
strategy of marketing by Disney in the construction of the feminine characters from
an analysis of the evolution of the series of princesses. For this, the methodology
used was the bibliographical research on the themes of feminism and marketing,
semiotic analysis of Disney princess films and the use of SWOT (FOFA) to present
the internal and external business environment of the company. In this way, it was
realized that the feminism present in the movies represented an important
competitive advantage for the connection between the public and the characters,
making possible the use of relationship marketing strategies, profiting from the loyalty
of clients for a long period of time in each period of launches analyzed. Thus, the
work shows its potential by presenting a current theme, opening up opportunities to
discuss gender issues associated with marketing, and observing the impact of
changes in the representation of women's image in pop culture. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.title | O feminismo como uma estratégia de marketing: um estudo de caso sobre os filmes de princesas da Disney | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Capistrano, Pablo Moreno Paiva | |
dc.contributor.referee1 | Capistrano, Pablo Moreno Paiva | |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Fabrícia Abrantes Figueiredo da | |
dc.contributor.referee3 | Momo, Denise Cristina | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata de um estudo de caso acerca da imagem da mulher, a
partir da imagem do feminismo da igualdade, identificado pela empresa Disney como
uma força externa, sendo utilizado como ferramenta estratégica de marketing dos
filmes de princesas ao longo do tempo. Com base nisso, o objetivo geral do trabalho
é a caracterização de como as noções feministas acerca da figura da mulher,
presentes na sociedade de consumidores de cada época, é utilizada como estratégia
de marketing da Disney na construção das personagens femininas, a partir de uma
análise da evolução da série de princesas. Para isso, a metodologia utilizada foi a
pesquisa bibliográfica sobre os temas do feminismo e marketing, análise semiótica
dos filmes de princesas da Disney e a utilização da SWOT (FOFA) para apresentar o
ambiente interno e externo da empresa. Percebeu-se, dessa forma, que o feminismo
presente nos filmes representou uma importante vantagem competitiva para a
conexão do público com as personagens, viabilizando a utilização de estratégias de
marketing de relacionamento, lucrando com a fidelização dos clientes, por um longo
período de tempo e em cada período de lançamentos analisados. Assim, o trabalho
mostra seu potencial por apresentar um tema atual, abrindo oportunidades para
discutir questões de gênero associadas ao marketing, além de observar o impacto
das mudanças na representação da imagem da mulher na cultura pop. | pt_BR |