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dc.creatorCastro, Ana Beatriz Costa de
dc.date.accessioned2022-03-30T13:11:47Z
dc.date.available2022-03-30T13:11:47Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationCASTRO, Ana Beatriz Costa de. O feminismo como uma estratégia de marketing: um estudo de caso sobre os filmes de princesas da Disney. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Marketing)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2177
dc.description.abstractThe present work deals with a case study about the image of women, based on the image of feminism of equality, identified by Disney as an external force and used as a strategic marketing tool for princess films over time. Based on this, the general objective of the work is the characterization of how the feminist notions about the figure of the woman, present in the society of consumers of each time, is used like strategy of marketing by Disney in the construction of the feminine characters from an analysis of the evolution of the series of princesses. For this, the methodology used was the bibliographical research on the themes of feminism and marketing, semiotic analysis of Disney princess films and the use of SWOT (FOFA) to present the internal and external business environment of the company. In this way, it was realized that the feminism present in the movies represented an important competitive advantage for the connection between the public and the characters, making possible the use of relationship marketing strategies, profiting from the loyalty of clients for a long period of time in each period of launches analyzed. Thus, the work shows its potential by presenting a current theme, opening up opportunities to discuss gender issues associated with marketing, and observing the impact of changes in the representation of women's image in pop culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.titleO feminismo como uma estratégia de marketing: um estudo de caso sobre os filmes de princesas da Disneypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Capistrano, Pablo Moreno Paiva
dc.contributor.referee1Capistrano, Pablo Moreno Paiva
dc.contributor.referee2Rocha, Fabrícia Abrantes Figueiredo da
dc.contributor.referee3Momo, Denise Cristina
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata de um estudo de caso acerca da imagem da mulher, a partir da imagem do feminismo da igualdade, identificado pela empresa Disney como uma força externa, sendo utilizado como ferramenta estratégica de marketing dos filmes de princesas ao longo do tempo. Com base nisso, o objetivo geral do trabalho é a caracterização de como as noções feministas acerca da figura da mulher, presentes na sociedade de consumidores de cada época, é utilizada como estratégia de marketing da Disney na construção das personagens femininas, a partir de uma análise da evolução da série de princesas. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sobre os temas do feminismo e marketing, análise semiótica dos filmes de princesas da Disney e a utilização da SWOT (FOFA) para apresentar o ambiente interno e externo da empresa. Percebeu-se, dessa forma, que o feminismo presente nos filmes representou uma importante vantagem competitiva para a conexão do público com as personagens, viabilizando a utilização de estratégias de marketing de relacionamento, lucrando com a fidelização dos clientes, por um longo período de tempo e em cada período de lançamentos analisados. Assim, o trabalho mostra seu potencial por apresentar um tema atual, abrindo oportunidades para discutir questões de gênero associadas ao marketing, além de observar o impacto das mudanças na representação da imagem da mulher na cultura pop.pt_BR


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