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dc.creatorAlbuquerque, Bruno Augusto Fonseca de
dc.date.accessioned2021-12-10T14:36:36Z
dc.date.available2021-11-09
dc.date.available2021-12-10T14:36:36Z
dc.date.issued2021-11-09
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2131
dc.description.abstractThis article brings as its theme the life trajectory of Youth and Adult Education teachers who are part of the LGBTQIA+ community, covering their experiences and conflicts, discussing how their gender identities impacted their lives in the most diverse social spheres. To make this possible, semi-structured interviews of a qualitative nature were carried out, with a transsexual teacher and a drag queen teacher, active in Youth and Adult Education (EJA) of the State Education Network of Rio Grande do Norte – Brazil, using the methodology of autobiographical narratives or life stories. The results show the pattern that crossed the lives of the interviewees, pointing out that LGBTQIA+ teachers are constantly targets of prejudice, especially within the school institution, making it clear that, in addition to not being prepared to embrace diversity in its scope, the schools has not prepared the community in which it is inserted to do so.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLGBTQlA+pt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEstigmapt_BR
dc.titleEntre a escola e o arco-íris : histórias de vida, estigmas e gêneros dissidentes entre docentes da EJApt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo traz como tema a trajetória de vida de professores da Educação de Jovens e Adultos que fazem parte da comunidade LGBTQIA+, abrangendo suas vivências, experiências e conflitos, problematizando acerca de como as suas identidades de gênero impactaram suas vidas nos mais diversos âmbitos sociais. Para que isso fosse possível, foram realizadas entrevistas do tipo semiestruturadas de natureza qualitativa, com uma professora transexual e um professor drag queen, atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, utilizando-se da metodologia de narrativas autobiográficas ou histórias de vida. Os resultados deixam evidente o padrão que atravessou a vida das entrevistadas, apontando que professores LGBTQIA+ são constantemente alvos de preconceito, principalmente dentro da instituição escolar, deixando evidente que a mesma, além de não estar preparada para abraçar a diversidade em seu âmbito, não tem preparado a comunidade na qual está inserida para assim o fazer.pt_BR


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