dc.creator | Albuquerque, Bruno Augusto Fonseca de | |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T14:36:36Z | |
dc.date.available | 2021-11-09 | |
dc.date.available | 2021-12-10T14:36:36Z | |
dc.date.issued | 2021-11-09 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2131 | |
dc.description.abstract | This article brings as its theme the life trajectory of Youth and Adult Education teachers who
are part of the LGBTQIA+ community, covering their experiences and conflicts, discussing
how their gender identities impacted their lives in the most diverse social spheres. To make this
possible, semi-structured interviews of a qualitative nature were carried out, with a transsexual
teacher and a drag queen teacher, active in Youth and Adult Education (EJA) of the State
Education Network of Rio Grande do Norte – Brazil, using the methodology of
autobiographical narratives or life stories. The results show the pattern that crossed the lives of
the interviewees, pointing out that LGBTQIA+ teachers are constantly targets of prejudice,
especially within the school institution, making it clear that, in addition to not being prepared
to embrace diversity in its scope, the schools has not prepared the community in which it is
inserted to do so. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | LGBTQlA+ | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Estigma | pt_BR |
dc.title | Entre a escola e o arco-íris : histórias de vida, estigmas e gêneros dissidentes entre docentes da EJA | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo traz como tema a trajetória de vida de professores da Educação de Jovens e
Adultos que fazem parte da comunidade LGBTQIA+, abrangendo suas vivências, experiências
e conflitos, problematizando acerca de como as suas identidades de gênero impactaram suas
vidas nos mais diversos âmbitos sociais. Para que isso fosse possível, foram realizadas
entrevistas do tipo semiestruturadas de natureza qualitativa, com uma professora transexual e
um professor drag queen, atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual
de Ensino do Rio Grande do Norte, utilizando-se da metodologia de narrativas autobiográficas
ou histórias de vida. Os resultados deixam evidente o padrão que atravessou a vida das
entrevistadas, apontando que professores LGBTQIA+ são constantemente alvos de preconceito,
principalmente dentro da instituição escolar, deixando evidente que a mesma, além de não estar
preparada para abraçar a diversidade em seu âmbito, não tem preparado a comunidade na qual
está inserida para assim o fazer. | pt_BR |