Mostrar registro simples

dc.creatorRocha, Edimara da
dc.creatorCavalcanti, Ivickson de Miranda
dc.date.accessioned2021-10-04T18:50:18Z
dc.date.available2021-09-21
dc.date.available2021-10-04T18:50:18Z
dc.date.issued2021-09-21
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2105
dc.description.abstractThis work analyzes the use of cinema as a liberating educational praxis that overcomes the cultural uprooting process in relation to teaching young people and adults. The methodology used took place at first through bibliographical research by authors referring to the theme of young people and adults, the relationship between cinema and youth and adult education, and the relationship between cinema and cultural diversity. In the second moment, as it is also an exploratory-qualitative research, a semi-structured interview was carried out with EJA teachers from the public network of Rio Grande do Norte and its transcription. Then, the content analysis of the data was developed, in which they were interpreted and analyzed to obtain the results. In this sense, it was possible to establish that the use of cinema as an educational praxis in the context of diversity, overcomes the capitalist perspective in which this expression is developed as entertainment and expands within a phenomenological perspective that points to overcoming the process of cultural uprooting in regarding the teaching of young people and adults.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.titleA utilização do cinema como práxis educativa no contexto da EJA : análise da percepção dos professores de jovens e adultos da rede pública do RNpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a utilização do cinema como práxis educativa libertadora e de superação do processo de desenraizamento cultural em relação ao ensino de jovens e adultos. A metodologia utilizada se deu no primeiro momento por meio de pesquisa bibliográfica de autores referentes ao tema de jovens e adultos, relação cinema e educação de jovens e adultos e a relação cinema e diversidade cultural. No segundo momento, por se tratar de uma pesquisa também exploratóriaqualitativa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com professores (as) da EJA da rede pública do Rio Grande do Norte e a sua transcrição. Em seguida, foi desenvolvido a análise de conteúdo dos dados, na qual foram interpretadas e analisadas para a obtenção dos resultados. Nesse sentido, foi possível estabelecer que a utilização do cinema como práxis educativa no contexto da diversidade, supera a perspectiva capitalista em que esta expressão se desenvolve como entretenimento e se amplia dentro de uma perspectiva fenomenológica que aponta para a superação do processo de desenraizamento cultural em relação ao ensino de jovens e adultos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples