dc.creator | Rocha, Edimara da | |
dc.creator | Cavalcanti, Ivickson de Miranda | |
dc.date.accessioned | 2021-10-04T18:50:18Z | |
dc.date.available | 2021-09-21 | |
dc.date.available | 2021-10-04T18:50:18Z | |
dc.date.issued | 2021-09-21 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2105 | |
dc.description.abstract | This work analyzes the use of cinema as a liberating educational praxis that overcomes the cultural
uprooting process in relation to teaching young people and adults. The methodology used took
place at first through bibliographical research by authors referring to the theme of young people and
adults, the relationship between cinema and youth and adult education, and the relationship between
cinema and cultural diversity. In the second moment, as it is also an exploratory-qualitative
research, a semi-structured interview was carried out with EJA teachers from the public network of
Rio Grande do Norte and its transcription. Then, the content analysis of the data was developed, in
which they were interpreted and analyzed to obtain the results. In this sense, it was possible to
establish that the use of cinema as an educational praxis in the context of diversity, overcomes the
capitalist perspective in which this expression is developed as entertainment and expands within a
phenomenological perspective that points to overcoming the process of cultural uprooting in
regarding the teaching of young people and adults. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.title | A utilização do cinema como práxis educativa no contexto da EJA : análise da percepção dos professores de jovens e adultos da rede pública do RN | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a utilização do cinema como práxis educativa libertadora e de superação do
processo de desenraizamento cultural em relação ao ensino de jovens e adultos. A metodologia
utilizada se deu no primeiro momento por meio de pesquisa bibliográfica de autores referentes ao
tema de jovens e adultos, relação cinema e educação de jovens e adultos e a relação cinema e
diversidade cultural. No segundo momento, por se tratar de uma pesquisa também exploratóriaqualitativa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com professores (as) da EJA da rede
pública do Rio Grande do Norte e a sua transcrição. Em seguida, foi desenvolvido a análise de
conteúdo dos dados, na qual foram interpretadas e analisadas para a obtenção dos resultados. Nesse
sentido, foi possível estabelecer que a utilização do cinema como práxis educativa no contexto da
diversidade, supera a perspectiva capitalista em que esta expressão se desenvolve como
entretenimento e se amplia dentro de uma perspectiva fenomenológica que aponta para a superação
do processo de desenraizamento cultural em relação ao ensino de jovens e adultos. | pt_BR |