Mostrar registro simples

dc.creatorMedeiros, Andreza Pereira Gorgônio
dc.date.accessioned2021-06-04T16:33:42Z
dc.date.available2021-06-06
dc.date.available2021-06-04T16:33:42Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.identifier.citationMEDEIROS, Andreza Pereira Gorgônio. Formação de professores no ensino de astronomia: um estudo de caso na rede básica de ensino de São José do Seridó/ Rio Grande do Norte. – 2019. 43 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Caicó, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2033
dc.description.abstractThis study is an investigation concerning the teaching of astronomy in the education of pedagogy teachers, who worked in the early years of elementary school at Raul de Medeiros Dantas Municipal School, in São José do Seridó - RN. Choose this theme, considering Astronomy a science rich in scientific and cultural knowledge, something potentially interdisciplinary in Literacy, and instigator in the process of teaching and learning of children. Moreover, it is present directly in the students' daily life. We seek to identify how teachers use astronomical content in the classroom, how these activities are prepared, and the main difficulties they face in this process. Finally, we found convergences between studies in the area of teacher education in astronomy and the result of analysis of the present study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação-Professorespt_BR
dc.titleFormação de professores no ensino de astronomia: um estudo de caso na rede básica de ensino de São José do Seridó/Rio Grande do Nortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237021801892129pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ricardo Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ricardo Rodrigues
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee2Santos Júnior, Cícero Elias dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.contributor.referee3Faria, Débora Suzane de Araújo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037307151688371pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata-se de uma investigação referente ao ensino de Astronomia na formação de professores de Pedagogia, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, em São José do Seridó – RN. Optou-se por este tema considerando a Astronomia uma ciência rica em conhecimentos científicos e culturais, algo potencialmente interdisciplinar na Alfabetização e instigadora no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Além do mais, é uma ciências que está presente diretamente no cotidiano dos alunos. Buscamos identificar a forma que os professores trabalham conteúdos astronômicos em sala de aula, como essas atividades são preparadas e as principais dificuldades que estes enfrentam nesse esse processo. Por fim, constatamos convergências entre estudos na área da formação de professores em Astronomia e o resultado da análise do presente estudo.pt_BR
dc.relation.referencesBAXTER, J. Children’s understanding of familiar astronomical events. International Journal of Science Education, 11 (special issue),1989. p. 502-513 BISCH, S. M. Astronomia no ensino fundamental: natureza e conteúdo do conhecimento de estudantes e professores. São Paulo, 1998. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Censo Municipal, 2018. FERREIRA, F.; LEITE, C. A forma e os movimentos da terra. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 19, 2015. p. 123-146. GATTI, Bernardete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GONZATTI, S. E. M.; MAMAN, A. S. de.; BORRAGINI, E. F.; KERBER, J. C.; HAETINGER, W. Ensino de Astronomia: Cenários da Prática Docente no Ensino Fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n.16, p.27-43, 2013. Disponível em: http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/181/247. Acesso em 15/01/2016. LANGH, R.; NARDI, R. Dificuldades Interpretadas Nos Discursos de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Relação ao Ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 2, p. 75-92, 2005. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/dados/rlea/_dificuldadesinterpretada.artigocompleto.pdf. Acesso em 10/05/2019. LANGH, R.; NARDI, R. Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v.12, n.2, p.205-224, 2010. LANGH, R.; NARDI, R. Educação em astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras Editora, 2012. LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2009. LANGHI, R. Astronomia nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: Interpretação das Expectativas e Dificuldades Presentes em Discursos de Professores. Revista de Enseñanza de la Física. Vol. 20, n. 1 e 2, p. 17-32, 2007. LANGHI, R. Ensino de Astronomia: Erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 24(1), 87–111. LEITE, C. Os professores de Ciências e suas formas de pensar a Astronomia. 2002. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Líder Livro, 2012. MELLO, S. A. A Educação da criança de 0 a 3 anos. Texto didático. Departamento de Didática. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Marília – Universidade Estadual Julio Mesquita Filho. UNESP – Campus Marília, 2000. NARDI, R.; CARVALHO, A. M. P. Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 1996. p. 132-144. PÁDUA, G. L. D. A Epistemologia Genética De Jean Piaget. Revista FACEVV, 2009. Disponível em: http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74473316/A%20EPISTEMOLOGIA%20GENETICA.pdf. Acesso em: 22 abri. 2019. PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João Almeida. Metodologia Científica. Cengage Learning, 2011. PINTO, S. P.; FONSECA, O. M.; VIANNA, D. M. Formação continuada de professores: estratégia para o ensino de Astronomia nas séries iniciais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, nº 1, p. 71-86, abr. 2007. PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. São José do Seridó. 2015. Disponível em: http://saojosedoserido.rn.gov.br/wp-content/uploads/2015/06/Anexos-do-Plano-Municipal-de-Educa%C3%A7%C3%A3o1.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019. POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 5. ed. Porto Alegre: Artmed; 2004. SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de Conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 16, n. 2, p.01-14, jan./jun. 2015. THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples