dc.creator | Floriano, Edna Maria | |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T21:20:56Z | |
dc.date.available | 2020-02-19 | |
dc.date.available | 2021-04-20T21:20:56Z | |
dc.date.issued | 2019-12-20 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2006 | |
dc.description.abstract | This paper aims to investigate literacy levels in a
Youth and Adult Education class, in the municipality
of Canguaretama, state of Rio Grande do Norte,
using the Functional Literacy Indicator. Thus, it was
methodologically constituted of a qualitative
research with bibliographic review, being the
construction of the corpus performed by applying
questionnaires in the first semester of 2019. In this
research, three levels of literacy were obtained:
illiterate, rudimentary and elementary. The subjects
researched in this modality need opportunities in
relation to the use of reading and writing as a social
practice for the development of these skills. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Indicador de Alfabetismo Funcional | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos na perspectiva do indicador de alfabetismo funcional | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo de investigar os
níveis de alfabetismo em uma turma de Educação
de Jovens e Adultos, no município de
Canguaretama, estado do Rio Grande do Norte,
utilizando como suporte o Indicador de Alfabetismo
Funcional. Assim posto, o trabalho constituiu-se
metodologicamente de uma pesquisa qualitativa por
meio de uma revisão bibliográfica, sendo a
construção do corpus realizada por aplicação de
questionários no primeiro semestre de 2019. Nessa
investigação, três níveis de alfabetismo foram
obtidos: analfabeto, rudimentar e elementar. A partir
da investigação realizada, os sujeitos pesquisados
poderão ter mais oportunidades em relação ao
ensino-aprendizagem da modalidade em questão se
diagnósticos forem feitos sobre o uso da leitura e da
escrita, como uma prática social, para que haja o
desenvolvimento dessas habilidades. | pt_BR |