dc.creator | Soares, Talyta Nayara Costa | |
dc.date.accessioned | 2021-01-25T18:38:51Z | |
dc.date.available | 2021-01-25T18:38:51Z | |
dc.date.issued | 2017-08-04 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1919 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Polya | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Skemp | pt_BR |
dc.title | O papel da compreensão relacional na resolução de problemas matemáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7532174079109476 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Enne Karol Venancio de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9573274623612511 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cacho, Mylenna Vieira | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5604426085322960 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Enne Karol Venancio de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9573274623612511 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rufino, Francisco Aldrin Armstrong | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Laysi Araújo da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências exatas e da terra | pt_BR |
dc.description.resumo | A Matemática é uma disciplina da rede básica de ensino, que semelhante às
demais, apresenta várias aplicações no nosso cotidiano. Ao considerarmos a
importância desta afirmação, acreditamos ser necessário aproximarmos as
teorias apresentadas da referida ciência aos acontecimentos diários.
Legalmente, essa perspectiva é amparada pelos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs), que oferecem diversas metodologias para o auxilio do
professor em sala de aula. Nesse direcionamento, a metodologia abordada
neste trabalho será a resolução de problemas através do uso das etapas
formuladas por George Polya. O enfoque maior será pela primeira etapa – a
compreensão – por entendermos que a partir dela é possível executarmos as
outras fases propostas pelo supracitado autor, bem como alcançarmos
resoluções satisfatórias das questões apresentadas. Destarte, percebemos
que, por ser a compreensão dos enunciados matemáticos a etapa primordial
para a resolução de problemas, é imprescindível o estudo da leitura e da
linguagem, aproximando a Matemática da Língua Portuguesa; assim,
ratificamos a significação do ato de ler e de interpretar como um compromisso
de todas as áreas de ensino, considerando as suas especificidades. Para uma
melhor discussão de nosso objeto de estudo, este trabalho também se propõe
a refletir sobre os conceitos de compreensão instrumental e relacional de
Richard Skemp, com foco na resolução de problemas. | pt_BR |