Mostrar registro simples

dc.creatorSoares, Talyta Nayara Costa
dc.date.accessioned2021-01-25T18:38:51Z
dc.date.available2021-01-25T18:38:51Z
dc.date.issued2017-08-04
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1919
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolyapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectSkemppt_BR
dc.titleO papel da compreensão relacional na resolução de problemas matemáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7532174079109476pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Enne Karol Venancio de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9573274623612511pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cacho, Mylenna Vieira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5604426085322960pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Enne Karol Venancio de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9573274623612511pt_BR
dc.contributor.referee2Rufino, Francisco Aldrin Armstrong
dc.contributor.referee3Silva, Laysi Araújo da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoA Matemática é uma disciplina da rede básica de ensino, que semelhante às demais, apresenta várias aplicações no nosso cotidiano. Ao considerarmos a importância desta afirmação, acreditamos ser necessário aproximarmos as teorias apresentadas da referida ciência aos acontecimentos diários. Legalmente, essa perspectiva é amparada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que oferecem diversas metodologias para o auxilio do professor em sala de aula. Nesse direcionamento, a metodologia abordada neste trabalho será a resolução de problemas através do uso das etapas formuladas por George Polya. O enfoque maior será pela primeira etapa – a compreensão – por entendermos que a partir dela é possível executarmos as outras fases propostas pelo supracitado autor, bem como alcançarmos resoluções satisfatórias das questões apresentadas. Destarte, percebemos que, por ser a compreensão dos enunciados matemáticos a etapa primordial para a resolução de problemas, é imprescindível o estudo da leitura e da linguagem, aproximando a Matemática da Língua Portuguesa; assim, ratificamos a significação do ato de ler e de interpretar como um compromisso de todas as áreas de ensino, considerando as suas especificidades. Para uma melhor discussão de nosso objeto de estudo, este trabalho também se propõe a refletir sobre os conceitos de compreensão instrumental e relacional de Richard Skemp, com foco na resolução de problemas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples