dc.creator | Nascimento, Hildeberto Diniz Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T10:40:09Z | |
dc.date.available | 2020-02-20T10:40:09Z | |
dc.date.issued | 2019-12-11 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1760 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta didática. Instrumentos musicais. Qualidades fisiológicas do som. | pt_BR |
dc.title | O ensino de física através do uso de instrumentos musicais como ferramenta didática: um estudo sobre as qualidades fisiológicas do som | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6195851851944987 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ítalo Batista da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1384082578776347 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, João Gomes da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5044300671569066 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos Júnior, Cícero Elias dos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1691282390276293 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso de ferramentas didáticas em sala de aula tem sido considerado um meio para mediar o processo de construção do conhecimento. Segundo Moran (2000), o uso de novas ferramentas didáticas pode trazer, hoje, resumos de forma atraente, onde o principal papel é ajudar o aluno a interpretar o conteúdo. O objetivo principal deste trabalho foi possibilitar a construção da motivação do processo de ensino-aprendizagem da Física no nível médio (turma do 2° ano da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros no município de Cruzeta/RN), através do uso de uma ferramenta didática, visando o entendimento/compreensão do conteúdo de qualidade fisiológicas do som. Para tanto, foram realizadas quatro aulas, distribuídas em dois planos de aula em uma turma do 2° ano do ensino médio. Também foi aplicado um questionário aos docentes de Física, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte e da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros e um outro questionário para avaliar a proposta desse trabalho e resultados dessa pesquisa. Através dessa aplicação foi possível verificar que os resultados foram bastante satisfatórios, onde os alunos passam a demonstrar interesse em aprender física. Percebeu-se que a proposta despertou o interesse dos discentes. Portanto, além de possibilitar a construção do conhecimento físico, buscou-se amenizar as necessidades encontradas pelos docentes de físicas e pelos discentes. | pt_BR |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/6195851851944987 | pt_BR |
dc.creator.name2 | Nascimento, Hildeberto Diniz Silva | |
dc.relation.references | BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
BONJORNO, José Roberto et al. Física: termologia, óptica, ondulatória (2°ano). 2. ed. São Paulo: FTD, 2013.
BONJORNO, Eduardo Prado; CLINTON, Casemiro. Física: Coleção ensino médio. São Paulo: FTD, 2016. v. 2.
GASPAR, Alberto. Compreendendo a Física: Ensino Médio. 1. ed. São Paulo: Ática, 2010. v.2.
GRILLO, Lúcia; PEREZ, Roberto. Física e música – São Paulo: Editora Livraria de Física. 2016.
PIETROLA Maurício et al. Ensino médio: Física em Contextos (Volume 2). 1. ed. São Paulo : Brasil. 2016.
XAVIER, Cláudio; BARRETO, Benigno. Coleção Física: Aula por aula (V. 2). 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. | pt_BR |