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dc.creatorNascimento, Hildeberto Diniz Silva
dc.date.accessioned2020-02-20T10:40:09Z
dc.date.available2020-02-20T10:40:09Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1760
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramenta didática. Instrumentos musicais. Qualidades fisiológicas do som.pt_BR
dc.titleO ensino de física através do uso de instrumentos musicais como ferramenta didática: um estudo sobre as qualidades fisiológicas do sompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6195851851944987pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ítalo Batista da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1384082578776347pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, João Gomes da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5044300671569066pt_BR
dc.contributor.referee2Santos Júnior, Cícero Elias dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO uso de ferramentas didáticas em sala de aula tem sido considerado um meio para mediar o processo de construção do conhecimento. Segundo Moran (2000), o uso de novas ferramentas didáticas pode trazer, hoje, resumos de forma atraente, onde o principal papel é ajudar o aluno a interpretar o conteúdo. O objetivo principal deste trabalho foi possibilitar a construção da motivação do processo de ensino-aprendizagem da Física no nível médio (turma do 2° ano da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros no município de Cruzeta/RN), através do uso de uma ferramenta didática, visando o entendimento/compreensão do conteúdo de qualidade fisiológicas do som. Para tanto, foram realizadas quatro aulas, distribuídas em dois planos de aula em uma turma do 2° ano do ensino médio. Também foi aplicado um questionário aos docentes de Física, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte e da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros e um outro questionário para avaliar a proposta desse trabalho e resultados dessa pesquisa. Através dessa aplicação foi possível verificar que os resultados foram bastante satisfatórios, onde os alunos passam a demonstrar interesse em aprender física. Percebeu-se que a proposta despertou o interesse dos discentes. Portanto, além de possibilitar a construção do conhecimento físico, buscou-se amenizar as necessidades encontradas pelos docentes de físicas e pelos discentes.pt_BR
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/6195851851944987pt_BR
dc.creator.name2Nascimento, Hildeberto Diniz Silva
dc.relation.referencesBRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. BONJORNO, José Roberto et al. Física: termologia, óptica, ondulatória (2°ano). 2. ed. São Paulo: FTD, 2013. BONJORNO, Eduardo Prado; CLINTON, Casemiro. Física: Coleção ensino médio. São Paulo: FTD, 2016. v. 2. GASPAR, Alberto. Compreendendo a Física: Ensino Médio. 1. ed. São Paulo: Ática, 2010. v.2. GRILLO, Lúcia; PEREZ, Roberto. Física e música – São Paulo: Editora Livraria de Física. 2016. PIETROLA Maurício et al. Ensino médio: Física em Contextos (Volume 2). 1. ed. São Paulo : Brasil. 2016. XAVIER, Cláudio; BARRETO, Benigno. Coleção Física: Aula por aula (V. 2). 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.pt_BR


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