Mostrar registro simples

dc.creatorMorais, Alana Laíz de Medeiros
dc.date.accessioned2020-02-13T14:26:27Z
dc.date.available2020-02-13T14:26:27Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1757
dc.description.abstractThe Teaching Identity is the way of being and of being in the profession, something own and exclusive of the teacher. It is the form how he sees the world and sees itself acting in the teaching, his conceptions, and the form as it plans and intervenes in the classrooms, it is his donation to teach significantly. So, to investigate on this abridgement subject importance for the formation of the teacher, as well as the process of construction of the profession, the present study, looked to identify the factors that contribute for the construction of the identity of future teachers formed by the Degree course in Physics of the IFRN Campus/Caicó, besides investigating some of the reasons that orientate the choice for the Degree course in Physics, for so, understanding what the graduating students think about the process of formation whom they are surviving and to know to know them and skills necessary to the teaching practice. In this study, 6 students of the 6th one were interviewed to the 8th period of the course of degree course in Physics, of the IFRN Campus Caicó. For the process of oral test of the empirical corpus, there was adopted the qualitative proceeding of analysis of content. The analysed data indicated the conception of the pupils on the construction of his professional identity, as well as the reasons that led them to attend a degree course in Physics. One concludes with this work, that the degree course pupil in Physics has marvelous opportunities to build his identity as I humanize and like professional in the IFRN Campus Caicó.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade do professorpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.titleConstrução da identidade dos licenciandos de física do IFRN/ Campus Caicópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8846157220353079pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Débora Suzane de Araújo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037307151688371pt_BR
dc.contributor.referee3Virginio, Rhodriggo Mendes
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA Identidade Docente é a maneira de ser e estar na profissão, algo próprio e exclusivo do professor. É a forma como vê o mundo e se vê agindo na docência, suas concepções, a forma como planeja e intervém nas aulas, é sua doação para ensinar significativamente. Assim, pesquisar sobre esse tema é de suma importância para compreendermos a formação do docente, bem como o processo de construção da profissão. O presente estudo, buscou identificar os fatores que contribuem para a construção da identidade dos futuros professor formados pelo curso de Licenciatura em Física do IFRN Campus/Caicó, além de investigar alguns dos motivos que orientam a escolha pelo curso de Licenciatura em Física, para assim, compreender o que pensam os graduandos acerca do processo de formação que estão vivenciando e conhecer os saberes e habilidades necessários à prática docente. Neste estudo, foram entrevistados 6 (seis) estudantes do 6º ao 8º período do curso de licenciatura em Física, do IFRN Campus Caicó. Para o processo de arguição do corpus empírico, adotou-se o procedimento qualitativo de análise de conteúdo. Os dados analisados indicaram a concepção dos alunos sobre a construção de sua identidade profissional, assim como os motivos que os levaram a cursar uma licenciatura em Física. Conclui-se com este trabalho, que os licenciandos em Física têm oportunidades maravilhosas para construírem sua identidade como humano e como profissional no IFRN Campus Caicó.pt_BR
dc.relation.referencesANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Trajetórias e desafios contemporâneos. In: IBIAPINA, M. I. L. de M.; CARVALHO, M. V. C. de. Educação, práticas socioeducativas e formação de professores. Teresina: EDUFPI, 2006. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. Bolivar, A. (2006). La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga: Aljibe. BRASIL. Ministério da Educação. Plano decenal de educação para todos. Brasília: MEC, 1993. Brasil. Ministério da Educação. LDBEN- Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. CAMPOS, Edson Nascimento (organização). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005. DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Trad. Andrea Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009. GARCIA, C.M. Para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999. Hargreaves, D. (1997). Road to the Learning Society. School Leaderchip and Management, 17(1), 9-21. IMBERNÓN, Francisco; PADILHA, Juliana dos Santos. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. IMBERNÓN, Francisco; PADILHA, Juliana dos Santos. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. LEONTIEV, Alexei N. Actividade e consciência e a Personalidade. 1978. LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1996. MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto Alegre: Porto, 1995. PEREIRA, Liliane Lemos Sepúlveda; MARTINS, Zilda Inácio de oliveira A identidade e a crise do profissional docente. In: BRZEZINSKI, Iria. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002. PIMENTA, Selma Garrido (org.) Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. PIMENTA, Selma Garrido (org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009. PIMENTA, Selma Garrido (org.). Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In.: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000. SOUZA, E. C. de. Histórias de vida, escritas de si e abordagem experiencial. In: SOUZA, E. C. de; MIGNOT, A. C. V. (Org.) Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, 2008. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004. TAVARES, Caroline. Opinião: Profissão professor- profissionalização e valorização da carreira docente. Todos pela educação, 2019. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/Opiniao-Profissao-Professor---profissionalizacao-e-valorizacao-da-carreira-docente. Acesso em: 12/12/2019. VIGOTSKI, l. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples